Whatsapp icon Whatsapp

Variante delta da covid-19

A delta é uma variante do vírus causador da covid-19. Foi detectada inicialmente na Índia e apresenta grande capacidade de transmissão.
A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia.
A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia.

Variante delta é o nome dado a uma das variantes do vírus SARS-CoV-2, o vírus causador da covid-19. Inicialmente descrita como variante indiana, ela foi identificada primeiramente na Índia. Para evitar estigmatização, preferiu-se nomear as variantes utilizando o alfabeto grego em vez do nome da região onde foram descritas inicialmente.

Atualmente a delta é encontrada em várias partes do mundo, sendo, em algumas regiões, a linhagem dominante. Essa variante se destaca por sua maior capacidade de infecção, sendo até 60% mais transmissível do que a variante alfa (B.1.1.7), descrita inicialmente no Reino Unido.

Leia também: Mucormicose — infecção rara que pode acometer pacientes com covid-19

Resumo sobre a variante delta

  • A variante delta foi identificada pela primeira vez na Índia.

  • Apresenta mutações que garantem uma maior capacidade de infecção.

  • Estima-se que a variante delta seja tão contagiosa quanto a catapora.

  • Ela é temida por poder desencadear um grande aumento de casos e, consequentemente, mais mortes.

  • Apesar de mais transmissível, não se sabe se é mais letal.

  • A vacinação confere proteção contra a variante delta.

  • Medidas como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar sempre as mãos ajudam a evitar a contaminação por essa variante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a variante delta?

A variante SARS-CoV-2 B.1.617.2, também conhecida como variante delta, é uma variante do vírus causador da covid-19. Foi inicialmente descrita na Índia, em outubro de 2020, porém, atualmente, está amplamente difundida, sendo considerada, em algumas regiões, a linhagem dominante. No Brasil, a variante também já foi identificada.

Essa variante destaca-se por possuir uma mutação na região do genoma responsável por produzir a chamada proteína Spike ou proteína S. Essa mutação faz com que essa proteína apresente uma maior capacidade de adesão às células humanas, o que aumenta a capacidade de infecção. Além disso, essas mutações são responsáveis por causar modificações nessas proteínas, dificultando a ação do nosso sistema imunológico.

Por que devemos nos preocupar com a variante delta?

Mão com luva azul segura tubo de amostra de sangue positivo para a variante delta.
Em muitas regiões, a delta tornou-se a variante dominante.

A variante delta apresenta alta capacidade de transmissão, a qual pode ser comparada à da catapora. Devido ao fato de ser altamente contagiosa, a maior preocupação em relação à variante está no fato de que ela pode provocar um grande aumento no número de casos de covid-19 e, com isso, novo colapso nos sistemas de saúde e várias mortes.

Outro ponto preocupante em relação à delta está no fato de que essa variante é capaz de escapar das nossas defesas adquiridas após uma infecção prévia, o que promove casos de reinfecção. Estudos sugerem, no entanto, que as defesas produzidas por meio das vacinas são capazes de conferir certa proteção.

Leia também: Imunidade — o que é e como ela é adquirida?

A variante delta é mais letal?

Até o momento, não se sabe ao certo se a variante delta é mais letal do que outras variantes do vírus causador da covid-19. No entanto, de acordo com o Centro de Controle de Doenças norte-americano (CDC), alguns dados sugerem que essa variante pode causar casos mais graves em pessoas não vacinadas quando comparada às outras variantes. É importante, no entanto, que tenhamos em mente que a variante é capaz de infectar um maior número de pessoas, o que causará mais mortes em termos absolutos. Por esse motivo, muitos pesquisadores preferem afirmar que a variante delta não é necessariamente mais mortal que outras linhagens do SARS-CoV-2.

As vacinas são eficazes contra a variante delta?

As vacinas disponíveis contra a covid-19 são eficazes e constituem uma importante forma de prevenção contra formas graves da doença. Assim como outras vacinas, as vacinas contra covid-19 não são 100% eficazes, o que significa que algumas pessoas poderão adquirir a doença. É importante salientar, no entanto, que as pessoas vacinadas apresentam risco reduzido de morrer ou desenvolver a forma grave da doença, mesmo quando infectadas pela variante delta.

Outro ponto importante em relação à vacinação diz respeito à necessidade de segunda dose (com exceção da Janssen, que é administrada em dose única). Estudos demonstram que a proteção contra a variante delta é menor quando se recebe apenas a primeira dose da vacina. Após a segunda dose, a proteção aumenta, portanto é fundamental completar o esquema de vacinação.

Leia também: Mitos e verdades sobre o uso de máscaras de proteção

Prevenção contra a variante delta

Podemos nos prevenir da variante delta adotando as medidas de prevenção já conhecidas contra a covid-19:

  • utilizar máscara de proteção;

  • evitar aglomerações;

  • manter a distância física entre as pessoas;

  • higienizar sempre as mãos;

  • vacinar-se.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
O nosso corpo conta com um eficaz sistema de defesa interno, comparável a um exército bem organizado e aparelhado
Características do sistema imunológico
Saiba mais sobre as células que compõem o sistema imunológico e a função de cada uma delas.
Coronavírus
Entenda o que são os coronavírus, conheça quais sintomas eles provocam e saiba mais sobre as síndromes respiratórias graves desencadeadas por eles.
Mucormicose
Clique aqui e entenda o que é a mucormicose ou “fungo preto”. Neste texto falaremos sobre sua manifestação clínica e relação com a covid-19.
Segunda onda de covid-19 no Brasil
Clique aqui e tire suas dúvidas a respeito da segunda onda de covid-19 no Brasil. Entenda o que é a segunda onda e como controlá-la.
Vacinas
Você sabe o que são vacinas? Clique aqui e descubra o que são esses produtos, como agem em nosso corpo e sua importância.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.