Whatsapp icon Whatsapp

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado

COVID-19, gripe e resfriado são doenças virais que apresentam alguns sintomas semelhantes, sendo todas responsáveis por desencadear sintomas respiratórios. O resfriado caracteriza-se por ser a doença mais branda entre as três. A gripe e a COVID-19 apresentam-se, com mais frequência, de maneira mais grave e levam a complicações que podem provocar a morte.

Apesar das semelhanças, vale salientar que a COVID-19, a gripe e o resfriado são três doenças virais que apresentam agentes causadores distintos. A COVID-19 é causada pelo SARS-CoV-2, a gripe é causada pelo Influenza, e o resfriado pode ser causado por diferentes vírus, sendo comum a infecção pelos rinovírus e coronavírus (diferente do causador da COVID-19). Esses agentes, no entanto, podem ser transmitidos da mesma forma.

Leia mais: Coronavírus, uma família de vírus responsável por causar infecções respiratórias

Como diferenciar a COVID-19, a gripe e o resfriado?

Diferenciar essas três doenças não é tarefa fácil, sendo fundamental a realização de exames para a confirmação de um diagnóstico. Entretanto, alguns sinais e sintomas podem ajudar-nos a entender se a situação pela qual passamos requer ou não uma maior atenção.

O primeiro sintoma que merece atenção é a febre, a qual é comum na COVID-19 e na gripe, mas é rara em casos de resfriado. Em um resfriado, geralmente, a febre, quando surge, é baixa. Na gripe, a febre dura, em média, três dias e, em geral, apresenta-se acima de 38 °C. Na COVID-19 a febre ocorre em mais de 80% dos casos.

A presença de coriza é muito observada em casos de resfriado.
A presença de coriza é muito observada em casos de resfriado.

No resfriado são comuns espirros, coriza ou nariz entupido, bem como a dor de garganta. De maneira geral, o resfriado afeta, principalmente, as vias aéreas superiores. Na COVID-19 e na gripe, os espirros são raros, a dor de garganta ocorre às vezes, e a coriza (ou nariz entupido) é rara na COVID-19 e ocorre, às vezes, na gripe.

A falta de ar é um sintoma que merece alerta, sendo observada na COVID-19, mas raramente na gripe e no resfriado. A falta de ar apresenta-se entre 19% e 35% dos pacientes com a COVID-19.

Leia também: Diferenças entre a gripe e o resfriado

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tabela seguinte foi criada pelo Ministério da Saúde e ajuda a compreendermos melhor a diferença entre essas três enfermidades. Vale dizer, no entanto, que é importante não utilizá-la como forma de realizar um diagnóstico de sua doença. Somente um profissional habilitado está apto a fazê-lo.

Como me proteger e impedir a propagação dessas doenças?

A COVID-19, a gripe e o resfriado podem ser transmitidos por meio das gotículas respiratórias eliminadas pelo doente ao tossir e espirrar. Além disso, podemos contaminar-nos também por meio de objetos contaminados por essas secreções. Desse modo, é possível prevenir-nos e garantir que essas doenças não se espalhem adotando algumas medidas simples de higiene. Confira algumas dicas valiosas:

  • Lavar as mãos com frequência utilizando água e sabão ou higienizá-las com álcool gel 70%.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem estarem higienizadas.
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo e talheres.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Higienizar objetos usados com frequência, como celulares e teclados de computador.
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com lenço, descartando-o imediatamente. Caso não haja lenço, utilizar a parte interior do cotovelo.
  • Evitar aglomerações em épocas de surtos.
  • Manter ambientes arejados.
  • Manter hábitos de vida saudáveis.
A lavagem das mãos ajuda a proteger contra COVID-19, gripe e resfriado.
A lavagem das mãos ajuda a proteger contra COVID-19, gripe e resfriado.

Existem vacinas para essas doenças?

Até o momento existe apenas a vacina contra a gripe. Resfriado e COVID-19 não possuem essa forma de imunização. Vale salientar que, em relação à COVID-19, estudos estão sendo feitos a fim de conseguir-se, o mais breve possível, a fabricação desse produto.

Sobre a vacina da gripe é importante destacar alguns pontos importantes. O primeiro dele diz respeito ao fato de que todos os anos devemos tomá-la. Isso é necessário, principalmente, pelo fato de o vírus da gripe sofrer muitas mutações, e, a cada ano, vírus diferentes podem circular no ambiente. Além disso, a imunidade da vacina mantém-se por 12 meses.

Outro ponto é que a vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde, para um público-alvo, que apresenta maiores chances de adquirirem a doença. Esse grupo inclui idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos, de 11 meses, e de 29 dias; gestantes; trabalhadores da área da saúde; professores; pessoas com doenças crônicas; povos indígenas, entre outros.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

COVID-19
Amplie seus conhecimentos sobre a COVID-19 aprendendo mais a respeito dos seus sintomas, formas de transmissão, tratamento e prevenção.
Gripe
Gripe, infecção ocasionada pelo vírus Influenza, como o vírus Influenza é disseminado, complicações decorrentes da gripe, sintomas da gripe, método de prevenção da gripe, diferença entre a gripe e o resfriado.
Gripe A
Saiba algumas características da tão comentada gripe A.
Gripe H1N1
Informe-se sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe H1N1!
Gripe aviária (gripe do frango)
Já ouviu falar a respeito da gripe aviária? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença que afeta aves, mas pode também acometer o ser humano.
Vacina contra a gripe
Que tal aprender mais sobre a vacina contra a gripe? Clique aqui, tire suas dúvidas e conheça alguns mitos e verdades sobre essa vacina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.