Malária

A malária, também conhecida como paludismo, é uma doença infecciosa aguda ou crônica ocasionada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. Quatro espécies do Plasmodium podem ocasionar a infecção: Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.

A malária é um problema de saúde pública em mais de 90 países, onde cerca de 40% da população mundial vive em áreas de risco, afetando 300 milhões de pessoas no mundo a cada ano.

No Brasil, principalmente na região amazônica, são registrados 500 mil casos de malária por ano, mas apenas 0,1 % dos doentes morrem devido à doença.

O contágio da malária é por meio da picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. Geralmente o contágio acontece em áreas rurais, semi-rurais e periferias de áreas urbanas. Esse mosquito tem maior atividade durante a noite, e se prolifera em águas paradas.

Raramente a malária pode ser transmitida a partir de transfusões de sangue, de transplantes de órgãos, da gestante para o filho e por compartilhamento de seringas. Todas as espécies do Plasmodium acometem células do fígado e glóbulos vermelhos, que são destruídos quando o protozoário as utiliza para se reproduzir.

O período de incubação, intervalo entre a picada do mosquito e o aparecimento dos sintomas, varia de 12 a 30 dias. Inicialmente, a malária manifesta sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, tremores e calafrios. Em seguida, os tremores e calafrios são mais intensos, acompanhados de febre de 40º ou mais.

Uma das formas de prevenção da malária é evitar a formação de criadouros de mosquitos, abrindo valas em lugares onde possa existir acúmulo de água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mosquito Anopheles: hospedeiro da malária
Mosquito Anopheles: hospedeiro da malária
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
O Toxoplasma gondii é um protozoário responsável por causar a toxoplasmose.
Toxoplasmose
Aprenda sobre a toxoplasmose — doença, em geral, assintomática que pode ser perigosa em gestantes e pessoas imunocomprometidas. Saiba sobre seus sintomas e prevenção.
Cisto do Balantidium coli
Balantidiose
Saiba o que é o Balantidium coli e como pode ser evitado.
O mosquito <em>Anopheles </em>é um exemplo de vetor
Diferença entre vetor e agente etiológico
Compreenda a diferença entre vetor e agente etiológico, dois termos importantes quando o assunto é transmissão de doenças.
A água está relacionada com o surgimento de várias doenças
Doenças relacionadas com a água
Entenda o que são as doenças relacionadas com a água e como elas são transmitidas!
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Febres hemorrágicas
Entenda mais sobre febres hemorrágicas clicando aqui. Saiba quais são suas causas, sintomas e tratamento, bem como as doenças que fazem parte desse grupo.
Febre hemorrágica brasileira
Saiba mais sobre a febre hemorrágica brasileira. Aprenda qual é seu agente causador e tratamento. Conheça também seus sintomas, gravidade e grau de letalidade.
Mosca que transmite a doença do sono
Doença do sono
Conheça a doença do sono, tipos, sintomas e prevenção