Whatsapp icon Whatsapp

Medula óssea

A medula óssea é um tecido gelatinosos encontrado no interior dos ossos, sendo essa estrutura responsável pela produção dos componentes figurados do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

A medula óssea pode ser classificada em medula óssea vermelha e em medula óssea amarela.  A primeira é abundante no indivíduo recém-nascido, entretanto, sua quantidade reduz-se consideravelmente na vida adulta, sendo substituída pela segunda.

O transplante de medula óssea é uma técnica importante no tratamento de algumas doenças que afetam as células sanguíneas, como alguns casos de leucemia.

Leia mais: Doação de medula óssea – o que é e como ocorre

O que é a medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso localizado no interior da cavidade dos ossos esponjosos e no canal medular da diáfise (parte cilíndrica do osso) dos ossos longos. A medula óssea é conhecida também como tutano.

  • Tipos de medula óssea

A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela.

A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras. Ao nascer, observa-se que toda a medula óssea tem a coloração vermelha devido à grande quantidade de hemácias, aos poucos, no entanto, percebe-se uma redução da produção de células sanguíneas e verifica-se que a medula vai sendo infiltrada por tecido adipso. A medula óssea amarela consitui-se basicamente de células adiposas. Estima-se que, nos adultos, metade da medula óssea é vermelha e a outra metade é amarela.

Qual a função da medula óssea?

A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas.
A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas.

A medula óssea atua na produção dos componentes figurados do sangue — hemácias, leucócitos e megacariócitos, células cujos fragmentos constituem as plaquetas. 

Todas as células sanguíneas derivam de um único tipo celular presente na medula óssea denominado célula-tronco pluripotente. Essas células desenvolvem-se em duas linhagens: linfoides e mieloides. As células linfoides são responsáveis pela formação dos linfócitos, enquanto as células mieloides originam eritrócitos, plaquetas, granulócitos e monócitos, sendo os dois últimos tipos de leucócitos. O processo em que células-tronco pluripotentes diferenciam-se em células sanguíneas é denominado hematopoese.

Leia mais: Células do sangue – características, problemas que as afetam e resumo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o transplante de medula óssea?

O transplante da medula óssea consiste na substituição da medula óssea doente por uma medula saudável e é uma forma de tratamento para doenças que afetam as células do sangue, como linfomas e leucemias. De acordo com o INCA, o transplante pode ser feito usando-se a medula do próprio paciente ou de um doador ou com base em células precursoras de medula óssea, as quais são obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Para realizar-se o transplante de medula óssea, inicialmente se deve realizar testes a fim de constatar-se a compatibilidade entre o doador e o receptor. Após isso, inicia-se os procedimentos. O doador será submetido à retirada da medula em um processo realizado no centro cirúrgico e sob anestesia. O procedimento consiste em realizar várias punções nos ossos posteriores da bacia e a aspiração da medula.

O paciente que receberá o transplante, por sua vez, é submetido a um tratamento que destrói completamente sua medula. Ele receberá então a medula sadia em um processo similar ao da transfusão de sangue. As células da medula óssea sadia entram na corrente sanguínea, alojam-se no local da medula óssea que foi destruída e restabelecem a produção normal de células sanguíneas.

O transplante de medula óssea é importante no tratamento de doenças que afetam as células sanguíneas.
O transplante de medula óssea é importante no tratamento de doenças que afetam as células sanguíneas.

Vale destacar que os riscos do procedimento para os pacientes que receberão a medula estão relacionados, principalmente, com infecções e os medicamentos quimioterápicos. Pode ocorrer também a rejeição da medula e a chamada doença enxerto contra hospedeiro, na qual as células da nova medula podem reconhecer alguns órgãos do corpo do indivíduo como sendo estranhos, reagindo contra o organismo do paciente.

No que diz respeito ao doador, ele pode apresentar sintomas como dores no local da doação, dor de cabeça e fraqueza. A medula doada recupera-se após algumas semanas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Doação de sangue
Você sabe quais são os critérios exigidos para a doação de sangue? Clique aqui e aprenda mais sobre esse importante ato que pode salvar várias vidas.
Hemácias
Amplie seus conhecimentos a respeito das hemácias, células do sangue relacionadas com o transporte de oxigênio e gás carbônico pelo nosso corpo.
Leucócitos: células que defendem nosso organismo
Clique aqui e saiba mais sobre os leucócitos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.
Ossos do membro inferior
Conheça os nomes dos ossos do membro inferior, tradicionalmente chamado de perna.
Ossos do membro superior
Saiba mais sobre como se organizam estes 31 ossos.
Plaquetas
Amplie seus conhecimentos a respeito das plaquetas, estruturas presentes no sangue que são formadas a partir de megacariócitos.
Transfusão de sangue
Transfusão de sangue: um procedimento médico associado a um ato solidário.
video icon
Escrito"Função Seno com Geogebra" sobre fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.