Whatsapp icon Whatsapp

Obesidade

Obesidade é uma doença crônica, a qual se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. É considerada fator de risco para uma série de outros problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer. Uma dieta desbalanceada e o sedentarismo estão relacionados com o desenvolvimento dessa doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o Brasil apresenta cerca de 18 milhões de pessoas obesas, e, somando-se o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, sendo esse valor o dobro do que foi observado há três décadas.

Leia também: 5 problemas de saúde que mais matam no mundo

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, sendo fator de risco para desenvolvimento de outros problemas, como hipertensão e diabetes tipo 2. A obesidade trata-se, portanto, de uma doença, mas também é um fator de risco para outras. Na maioria dos casos, ela ocorre pelo desbalanço energético, ou seja, uma pessoa consome mais energia do que ela gasta em seu dia a dia. Esse desbalanço promove o ganho de peso.

Causas da obesidade

A obesidade está relacionada, entre outros fatores, com o estilo de vida sedentário da sociedade moderna.
A obesidade está relacionada, entre outros fatores, com o estilo de vida sedentário da sociedade moderna.

A obesidade é uma doença crônica bastante complexa, desencadeada por uma série de fatores, sendo, portanto, multifatorial. Entre suas causas, estão os fatores genéticos, disfunções endócrinas e o estilo de vida, o qual inclui a alimentação desbalanceada e a falta de atividades físicas.

Esses últimos fatores estão relacionados diretamente com o modo de vida da sociedade moderna, o qual nos submete a uma rotina pesada, que faz com que muitas famílias optem por refeições rápidas, muitas vezes ricas em calorias e pobres em outros nutrientes. Além disso, nossa sociedade se tornou mais sedentária, sendo comum, por exemplo, as crianças passarem horas em frente a computadores, videogames e televisão, praticando pouca ou nenhuma atividade física.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obesidade e IMC

O IMC (índice de massa corporal) é um dos métodos conhecidos para determinar o peso ideal de um indivíduo, sendo o parâmetro mais utilizado para diagnosticar a obesidade em adultos. Sua ampla utilização está relacionada com o fato de que se trata de um cálculo simples, não é um método invasivo e possui baixo custo.

O IMC é obtido por meio da relação entre peso corporal (kg) e estatura (m) elevada ao quadrado. O índice é considerado normal quando o resultado está entre 18,5 kg/m2 e 24,9 kg/m2. São considerados obesos os indivíduos que possuem o IMC num valor igual ou superior a 30 kg/m2.

Veja, a seguir, os valores de referência para o IMC:

Valores de referência

IMC

Diagnóstico

menor que 18,5

baixo peso

entre 18,5 e 24,9

intervalo normal

entre 25 e 29,9

sobrepeso

entre 30 e 34,9

obesidade classe I

entre 35 e 39,9

obesidade classe II

maior que 40

obesidade classe III

 

Podemos dividir a obesidade em três graus, utilizando como critério o IMC:

  • Obesidade leve (classe 1 - IMC 30-34,9 kg/m2)
  • Obesidade moderada (classe 2 - IMC 35-39,9 kg/m2)
  • Obesidade grave ou mórbida (classe 3 - IMC ≥ 40 kg/m2)

Apesar de o IMC apresentar-se como uma das principais formas de determinar a obesidade, esse índice não deve ser analisado isoladamente. Uma pessoa com músculos desenvolvidos, por exemplo, pode apresentar um IMC muito alto, entretanto, isso não indica a obesidade e tampouco que essa pessoa tem problemas de saúde. Sendo assim, o médico, para a confirmação do diagnóstico, avaliará também outros fatores.

Você sabia que, no Brasil, celebra-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade? A Lei nº 11.721, de 23 de junho de 2008, instituiu a data e determinou que ela deve ser celebrada anualmente no dia 11 de outubro. O objetivo desse dia é conscientizar a população a respeito da prevenção dessa doença crônica, a qual pode, até mesmo, levar à morte.

Riscos da obesidade

A obesidade é fator de risco para o desenvolvimento de uma série de problemas graves. A pessoa obesa apresenta chances maiores de desenvolver, por exemplo, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, artrose, artrite, refluxo esofágico e câncer de intestino. Não podemos deixar de citar também os problemas psicológicos acarretados pela doença, sendo comuns o desenvolvimento de depressão e uma queda acentuada na autoestima.

Leia também: Setembro Amarelo e a prevenção do suicídio

Tratamento da obesidade

A prática de atividade física traz grande melhora na qualidade de vida, ajudando a prevenir e também a tratar a obesidade.
A prática de atividade física traz grande melhora na qualidade de vida, ajudando a prevenir e também a tratar a obesidade.

O tratamento da obesidade é individualizado e só pode ser estabelecido por um médico. Ele pode envolver medicamentos, cirurgia e adoção de hábitos de vida mais saudáveis, com uma melhoria na dieta e a prática de atividades físicas. Apesar dos benefícios da atividade física serem bastante conhecidos, antes de iniciar qualquer prática, o indivíduo deve consultar um médico para que este avalie qual a melhor atividade a ser praticada.

O mesmo vale para a alimentação. Dietas restritivas podem ser prejudiciais, portanto, é importante que um nutricionista seja consultado antes de iniciá-las. Além de o nutricionista indicar uma dieta que garantirá que o indivíduo receba todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo, esse profissional é capaz de criar uma rotina de alimentação mais fácil de ser aderida pelo paciente.

Leia mais: Riscos do excesso de sal nos alimentos

Prevenção da obesidade

A obesidade, apesar de ter diversas causas, pode ser prevenida com uma alimentação adequada e a realização de atividades físicas. No que diz respeito à alimentação, o indivíduo deve ter em mente a necessidade de ingerir vegetais, como frutas e legumes. Além disso, é importante reduzir o consumo de gorduras e açúcares. A prática de atividades físicas também deve ser adotada, sendo importante conversar com um médico para que ele avalie a melhor atividade a ser praticada.

É importante também que as pessoas adotem um hábito de vida mais ativo, como procurar percorrer pequenas distâncias a pé, em vez de utilizar o carro, e dar preferência às escadas no lugar do elevador. Medidas simples adotadas no dia a dia podem prevenir doenças e melhorar nossa a qualidade de vida. Comece hoje mesmo a mudar os seus hábitos.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

A alimentação é a forma como conseguimos os nutrientes necessários para nossa sobrevivência.
Alimentação
Entenda o que é alimentação e como ter uma alimentação saudável. Conheça ainda a alimentação vegetariana e vegana, além de ver alguns transtornos alimentares.
O estímulo a uma alimentação saudável deve se iniciar ainda na infância.
Alimentação saudável
Você sabe como ter uma alimentação saudável? Neste texto, traremos algumas dicas sobre alimentação saudável e citaremos alguns erros quando o assunto é alimentação.
Alzheimer
Você já ouviu falar sobre o Alzheimer? Clique aqui e entenda o que é essa doença, suas causas, sintomas, diagnóstico e tratamento.
Manifestação da artrite reumática.
Artrite
Artrite, o que é artrite, as artrites que mais se manifestam, a artrite reumatóide, a ossteoartrite, o tratamento para a artrite, tipos de artrite.
A artrose é uma doença que na maioria dos casos ocorre nas articulações dos joelhos
Artrose
Clique e confira o que é artrose e qual é o seu tratamento.
Filmes podem ser uma ótima forma de estudar Biologia e também outras disciplinas
Cinco filmes para estudar Biologia
Confira cinco filmes para estudar Biologia e torne seus estudos mais produtivos!
A Cirurgia da Obesidade é feita somente em casos de obesidade mórbida.
Cirurgia da Obesidade
Cirurgia da Obesidade, obesidade mórbida, quando é necessária a cirurgia da obesidade, como é feita a cirurgia da obesidade, riscos da cirurgia da obesidade, Gastroplastia redutora para perda de peso.
O diabetes mellitus é uma doença relacionada com o aumento dos níveis de glicose no sangue.
Diabetes mellitus
Aprenda um pouco sobre o diabetes mellitus, uma doença que pode ser bastante grave e gerar complicações se não tiver o acompanhamento adequado.
O diabetes tipo 2 é a mais comum entre os portadores de diabetes
Diabetes tipo 2
Saiba mais sobre as causas, os sintomas e o tratamento da diabetes tipo 2.
Dietas e exercícios ajudam na perda de peso
Dietas
Entenda por que as dietas podem ser perigosas caso sejam realizadas sem acompanhamento profissional adequado.
Pitiríase versicolor, também chamada de pano branco ou micose de praia.
Doenças fúngicas
Informações sobre infecções que tendem a ser resistentes e, no caso de pessoas imunocomprometidas, bastante sérias.
A ingestão de substâncias geladas pode desencadear crises de enxaqueca
Dor de cabeça do sorvete
Saiba o motivo da dor de cabeça que sentimos quando ingerimos sorvetes ou líquidos gelados.
Hipertensão (pressão alta)
Você sabe o que é hipertensão? Clique aqui e compreenda melhor esse problema de saúde que pode levar até mesmo à morte.
Os derivados do leite são os principais fornecedores de cálcio
Importância do cálcio
Entenda a importância do cálcio para o organismo humano! Acesse!
A caxumba é uma infecção viral que apresenta inflamação das glândulas salivares
Infecção, infestação e inflamação
Saiba no que consiste e as diferenças entre infecção, infestação e inflamação.
A hemodiálise é necessária em casos mais avançados de insuficiência renal
Insuficiência renal crônica
Perda irreversível e progressiva da função renal.
Lúpus
Você já ouviu falar a respeito do lúpus? Clique aqui, entenda o que é essa doença. Conheça seus principais sintomas e como é feito o tratamento.
Algumas pesquisas sugerem que um metabolismo lento pode influenciar na obesidade
Metabolismo
Entenda o que é metabolismo e compreenda a diferença entre anabolismo e catabolismo.
Obesidade infantil
Você sabia que a obesidade infantil pode ter consequências graves? Clique aqui e entenda o que é esse problema que tem afetado várias crianças no mundo.
O consumo exagerado de açúcar pode desencadear problemas graves de saúde
Riscos do consumo exagerado de açúcar
Conheça os riscos do consumo exagerado de açúcar e entenda por que é fundamental possuir uma dieta equilibrada.
O uso de suspensório escrotal, ao realizar atividades
Varicocele
A varicocele é um quadro caracterizado pela dilatação excessiva das veias que fazem parte do cordão testicular e que drenam o sangue dessa região. A varicocele é tratável.
video icon
Geografia
Talibã e a retomada do poder no Afeganistão
Assista à videoaula e conheça o grupo radical fundamentalista Talibã. Entenda seu processo de formação e ascensão ao poder no Afeganistão durante a década de 1990, bem como o processo de queda do grupo e a retomada ao poder em 2021.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.