Whatsapp icon Whatsapp

Otosclerose

A otosclerose é uma doença hereditária causada pela má formação do estribo, estrutura que transmite a vibração do som até o ouvido interno.
Partes da orelha externa, orelha média e orelha interna
Partes da orelha externa, orelha média e orelha interna

A otosclerose é uma doença hereditária que atinge apenas os seres humanos. Ela é causada pela má formação do estribo, porém pode atingir a cóclea. O estribo é um dos ossículos da orelha média responsável por transmitir as vibrações do som para a orelha interna. A cóclea faz parte da orelha interna e é um dos órgãos responsáveis pela audição. Na maior parte dos casos, apenas 1 ouvido é afetado e a pessoa pode conviver com essa doença sem saber que a tem. Geralmente ela se manifesta após 20 ou 30 anos, podendo, em alguns casos, manifestar-se somente aos 50 anos.

É uma doença que atinge mais mulheres do que homens, e pode agravar-se durante a gravidez e a menopausa. A doença é gradativa e vai piorando com o passar dos anos. Quando a pessoa atinge 50 anos já corre o risco de surdez total.

Há dois tipos de otosclerose, a otosclerose do estribo e a otosclerose da cóclea. Na otosclerose do estribo, a má formação do osso impede que a vibração do som seja transmitida até o ouvido interno. Esse tipo de otosclerose pode ser corrigido com cirurgia, e no local do estribo coloca-se uma prótese de plástico ou metal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na otosclerose da cóclea, a má formação do estribo pode atingir também a cóclea. No interior da cóclea há um líquido e células sensoriais responsáveis por levar as vibrações do som até o nervo auditivo. No nervo auditivo transformam-se em impulsos e chegam até o SNC (sistema nervoso central). Nesse tipo de otosclerose, as células ciliadas da cóclea são afetadas, e não conseguem transmitir as vibrações sonoras até o nervo auditivo, causando a surdez. Esse tipo de otosclerose não pode ser resolvido com cirurgia.

É possível, com alguns medicamentos, fazer a doença parar de progredir ou progredir mais lentamente, dependendo do caso.

Publicado por Paula Louredo Moraes

Artigos Relacionados

Bronquite
Bronquite, o que é bronquite, os brônquios, fatores que provocam a bronquite, bronquite aguda, bronquite crônica, tratamento para a bronquite, os sinais da bronquite.
Conjuntivite
A conjuntivite é uma doença que provoca vermelhidão nos olhos. Saiba mais sobre as formas de transmissão, causas, sintomas e tratamento dessa inflamação.
video icon
Escrito"Matemática do Zero| Probabilidade" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero| Probabilidade
Nessa aula veremos o que probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Para isso, inicaremos a aula falando o que é espaço amostral e evento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.