Whatsapp icon Whatsapp

Paralisia de Bell

A paralisia de Bell é normalmente temporária e causa a paralisia dos músculos da face, alterando muitas vezes a fala e a audição dos pacientes.
A paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial
A paralisia de Bell é uma paralisia do nervo facial

A paralisia de Bell, também chamada de paralisia facial periférica do nervo facial do tipo idiopático, é uma paralisia do nervo facial (sétimo nervo craniano) de forma súbita e sem nenhuma causa determinada. Essa paralisia, que é a forma mais comum de paralisia facial, pode acometer completa ou parcialmente os músculos da face, sendo, normalmente, temporária.

Descrita em 1821 por Sir Charles Bell, a doença causa uma dormência na face ou sensação de peso, que dificulta a fala e alimentação do paciente. Na maioria das vezes, essa paralisia afeta a produção de saliva e lágrimas, a mastigação, o paladar, a deglutição e a audição. Dificuldade para o fechamento das pálpebras e da boca também é uma complicação bastante observada. Todos esses sintomas podem culminar em grande estresse e até mesmo depressão.

A paralisia de Bell atinge todos os sexos, sendo mais comumente observada em mulheres, principalmente grávidas. É comum em pessoas na faixa etária dos 40 anos e raramente acomete crianças menores de 10 anos. Pressão alta, diabetes, gravidez e infecção pelo vírus herpes simples vêm sendo apontados como fatores de risco para a patologia.

Essa doença é de ordem idiopática, ou seja, não se sabe ao certo o que causa a perda da movimentação dos músculos da face. Entretanto, pesquisadores tentam relacionar o problema com doenças autoimunes, traumas, infecções — como a infecção pelo vírus herpes simples —, alguns tipos de câncer e problemas metabólicos e congênitos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização do diagnóstico da paralisia de Bell, o médico observa o aspecto clínico do paciente. Em grande parte dos casos, a paralisia cura-se de forma espontânea em algumas semanas, porém, algumas vezes, é necessária intervenção médica. Para o tratamento da doença, faz-se necessário acompanhamento com uma equipe multiprofissional, que conta com apoio de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. Para melhorar o quadro do paciente, podem ser utilizadas vitaminas do complexo B, toxina botulínica, lubrificantes oculares, tratamento com laser, acupuntura, fisioterapia, antivirais e corticosteroides. Alguns profissionais indicam também a intervenção cirúrgica, porém esta oferece riscos ao paciente, tais como surdez e lesões no nervo da face. Por não se conhecer bem as causas, o tratamento não é consenso entre os médicos.

Lembre-se de que, apesar de ser um problema que geralmente apresenta cura espontânea, é fundamental procurar um médico em caso de paralisia facial. O diagnóstico e tratamento precoce são fundamentais para evitar complicações.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Fisiologia do Sistema Nervoso
A recepção e emissão de impulsos elétricos e o funcionamento do sistema nervoso.
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
video icon
Professora ao lado do texto"Infligir ou infringir?".
Português
Infligir ou infringir?
Infligir ou infringir? As duas palavras existem na língua portuguesa, mas possuem significados distintos entre si: são chamadas, por isso, de parônimas. Assista a esta videoaula para aprender a diferenciá-las.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?