Whatsapp icon Whatsapp

Síndrome de Ramsay Hunt

Síndrome de Ramsay Hunt é provocada pela reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo que causa a catapora.
Ilustração de vírus varicela-zoster
A reativação do vírus varicela-zóster pode levar ao desenvolvimento da síndrome de Ramsay Hunt.

Síndrome de Ramsay Hunt é uma síndrome que provoca paralisia facial e ocorre como consequência da reativação do vírus varicela-zóster, responsável também pela catapora. A síndrome foi descrita em 1907 e é considerada rara. Desenvolve-se em momentos em que a imunidade de um indivíduo que já teve catapora abaixa, e o vírus é reativado.

O paciente com a síndrome, além de apresentar paralisa facial, pode desenvolver dores ou zumbidos no ouvido, perda da audição e movimentos involuntários e repetitivos dos olhos. O tratamento da síndrome envolve o uso de medicamentos antivirais, além daqueles para tratar sintomas, como analgésicos e lubrificantes oculares.

Leia mais: O que são doenças, síndromes e transtornos?

Resumo sobre síndrome de Ramsay Hunt

  • É uma síndrome que se desenvolve em pessoas que, no passado, tiveram catapora. Ela ocorre como consequência da reativação do vírus varicela-zóster.

  • Provoca paralisia facial e lesões que aparecem no trajeto do VII e/ou VIII nervos cranianos.

  • Seu diagnóstico é feito por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente.

  • Em casos atípicos, recomenda-se a realização de exames complementares.

  • Seu tratamento deve iniciar assim que os sintomas aparecem e envolve o uso de antivirais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é a síndrome de Ramsay Hunt?

A síndrome de Ramsay Hunt se caracteriza pela associação entre paralisia facial periférica e surgimento de lesões que aparecem no trajeto dos VII e/ou VIII nervos cranianos. Foi descrita, em 1907, por James Ramsey Hunt e é provocada pela reativação do vírus varicela-zóster, o mesmo da catapora. Trata-se da segunda causa de paralisa facial não traumática, e apresenta uma evolução mais severa do que a apresentada na paralisa facial de Bell.

  • Qual a relação entre a síndrome de Ramsay Hunt e a catapora?

A catapora, também chamada de varicela, é uma doença provocada pelo vírus varicela-zóstere tem grande prevalência na infância. É uma doença benigna, com o surgimento de lesões na pele acompanhadas de coceira.

Após contrair o vírus e desenvolver a catapora, o indivíduo torna-se imune à doença. Entretanto, o vírus não é eliminado do organismo e permanece em latência no corpo. Em algumas situações, no entanto, pode haver uma queda na imunidade do indivíduo, facilitando a reativação do vírus. Em situações em que a reativação ocorre nos pares cranianos, mais especificamente no gânglio geniculado, temos a ocorrência da síndrome de Ramsay Hunt.

Sintomas da síndrome de Ramsay Hunt

Os principais sintomas da síndrome de Ramsay Hunt são:

  • paralisia facial periférica, geralmente, unilateral;

  • lesões no pavilhão auricular;

  • dor no ouvido;

  • zumbido;

  • vertigem;

  • náuseas;

  • vômitos;

  • perda da audição;

  • movimentos involuntários e repetitivos dos olhos.

Diagnóstico da síndrome de Ramsay Hunt

Para diagnosticar a síndrome de Ramsay Hunt, o médico se baseará nos achados clínicos, ou seja, o diagnóstico será feito com base na análise cuidadosa dos sintomas. Vale salientar, no entanto, que, em alguns casos, como aqueles atípicos e severos, recomenda-se testes virológicos e/ou sorológicos para que a identificação do vírus varicela-zóster seja feita.

Leia mais: Síndrome de Guillain-Barré — não tem causa conhecida, mas pode estar relacionada a processos infecciosos

Tratamento da síndrome de Ramsay Hunt

O tratamento da síndrome de Ramsay Hunt é um assunto controverso, com estratégias diferentes a depender do profissional. Há um consenso, no entanto, de que antivirais devem ser administrados rapidamente para que ocorra uma melhor recuperação do paciente. A combinação desses antivirais com corticosteroides é questionada, mas muito utilizada. Além disso, como forma de tratar o problema, pode se recomendar a fisioterapia, além do uso de analgésicos e lubrificantes oculares.

Crédito da imagem

[1] Shutterstock /Jack Fordyce 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Catapora
Aprenda um pouco mais sobre a catapora, uma doença altamente contagiosa que acomete principalmente crianças.
Herpes-zóster
Você sabe o que é herpes-zóster? Clique aqui e descubra como se desenvolve essa doença e quais são seus sintomas, suas complicações e suas formas de tratamento.
Nervos
Entenda o que são os nervos e conheça a estrutura e as principais funções desses componentes do sistema nervoso periférico.
Nervos cranianos
Conheça os 12 pares de nervos cranianos e aprenda um pouco mais sobre o sistema nervoso humano. Neste texto, falaremos um pouco a respeito de cada um dos nervos cranianos existentes e de seu papel no nosso organismo. Além disso, falaremos também sobre o que são nervos.
Vírus
Clique aqui e conheça as principais características dos vírus. Entenda sua estrutura e como ocorre sua replicação. Veja algumas doenças causadas por vírus.
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?