Whatsapp icon Whatsapp

Herpes-zóster

As lesões do herpes-zóster ocorrem somente em um dos lados do corpo
As lesões do herpes-zóster ocorrem somente em um dos lados do corpo
A catapora é uma doença viral causada pelo herpes-vírus varicela-zóster. Assim como no herpes simples, após a regressão dos sintomas, o vírus não é expulso do organismo, permanecendo ali, de forma latente.

A reativação do vírus da catapora, geralmente por motivos relacionados à baixa imunidade, como em pessoas mais velhas, situações de estresse, manifestações de outras doenças, etc.; resultam no herpes-zóster, também chamado de cobreiro. Nesse quadro há o surgimento de vesículas que se localizam somente em um lado do corpo. Isso se explica pelo fato de o vírus estar associado a um nervo, o que também esclarece o porquê do paciente sentir tanta dor no local acometido. Cerca de 20% das pessoas que já tiveram catapora, irão manifestar este novo quadro.

Geralmente, um ou dois dias antes do surgimento de tais feridas, o indivíduo sente formigamento e dor no local, algumas vezes acompanhados de febre, mal-estar e dor de cabeça. Depois, a região fica avermelhada e surgem as bolhas. Tórax, pescoço, face e a região localizada da cintura para baixo, são as mais frequentemente atingidas.

As lesões tendem a regredir espontaneamente, em cerca de sete dias. Entretanto, caso o paciente deseje prevenir a possibilidade de sentir dores bastante agudas, o ideal é que procure, desde então, auxílio médico – principalmente se as lesões se manifestarem na face. Isso porque, nesse último caso, o vírus pode acompanhar nervos que se relacionam com a visão, podendo causar problemas neste sentido. Como as lesões são típicas, apenas a observação das mesmas permite que o médico faça o diagnóstico.

O vírus do herpes-zóster não é disseminado pelo ar, tal como ocorre na catapora. Porém, está presente nas secreções das feridas e, por isso, pessoas que não tiveram catapora, ou não receberam a vacina, não devem tocá-las. A não manipulação dessas lesões também é importante pelo fato de que tal ato pode provocar infecções por bactérias, o que pode agravar o quadro.

Em alguns casos, mesmo após a regressão dos sintomas, a pessoa sente dor local, em virtude da inflamação do nervo: é a nevralgia pós-herpética. Em tais situações, é necessária a prescrição de fármacos para aliviar esse quadro.

Quanto às recidivas, estas são bastante raras, ocorrendo em aproximadamente 5% dos pacientes. Quando ocorrem, acometem a mesma região.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

A catapora, também chamada de varicela, caracteriza-se pela presença de erupções na pele
Catapora
Aprenda um pouco mais sobre a catapora, uma doença altamente contagiosa que acomete principalmente crianças.
Caxumba
Caxumba, processo infeccioso, caracterizado pela inflamação das glândulas salivares, a infecção é ocasionada pelo vírus da caxumba, doença de transmissão respiratória, os sintomas da caxumba, diagnóstico da caxumba, tratamento da caxumba.
O uso de máscaras é imprescindível em casos específicos.
Gripe A
Saiba algumas características da tão comentada gripe A.
O herpes labial leva ao surgimento de lesões na região da boca. O beijo pode transmitir a doença.
Herpes
Neste texto você compreenderá melhor o que é herpes. Aprenda sobre suas causas, seus sintomas, seu tratamento e sua prevenção.
Ilustração de vírus varicela-zoster
Síndrome de Ramsay Hunt
Clique aqui e entenda o que é a síndrome de Ramsay Hunt. Aprenda quais os seus sintomas, como pode ser tratada e qual a sua relação com a catapora.
Observe as lesões causadas pela varíola
Varíola
Saiba mais sobre a varíola, uma doença atualmente erradicada em todo o planeta.
video icon
Atualidades
Frio no Brasil?
Esfriou por aí também? Nesta semana as previsões prometem temperaturas abaixo de 10°C em muitas partes do Brasil — hora de tirar do armário aquela blusa de frio guardada, preparar uma bebida quente e assistir a este vídeo para entender por que esfriou assim.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.