Whatsapp icon Whatsapp

A História da Eletricidade

A História da eletricidade teve seu início no século VI, quando o filósofo Tales de Mileto descobriu uma resina que, quando atritada com a pele e a lã, atraía outros objetos.
Palácio da Eletricidade e seu interior
Palácio da Eletricidade e seu interior

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre se mostrou argumentativo sobre diversos assuntos, entre eles a eletricidade, que hoje é responsável por tantas facilidades no mundo moderno. Mas nem sempre foi assim...

A História da eletricidade tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron em grego), esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas.

Tal observação iniciou o estudo de uma nova ciência derivada dessa atração.

Os estudos de Thales foram continuados por diversas personalidades, como o médico da rainha da Inglaterra Willian Gilbert, que, em 1600, denominou o evento de atração dos corpos de eletricidade.

Também foi ele quem descobriu que outros objetos, ao serem atritados com o âmbar, também se eletrizam, e por isso chamou tais objetos de elétricos.

Em 1730, o físico inglês Stephen Gray identificou que, além da eletrização por atrito, também era possível eletrizar corpos por contato (encostando um corpo eletrizado num corpo neutro). Através de tais observações, ele chegou ao conceito de existência de materiais que conduzem a eletricidade com maior e menor eficácia, e os denominou como condutores e isolantes elétricos. Com isso, Gray viu a possibilidade de canalizar a eletricidade e levá-la de um corpo a outro.

O químico francês Charles Dufay também contribuiu enormemente para a aprimoração dos estudos da eletricidade, quando, em 1733, propôs a existência de dois tipos de eletricidade, a vítrea e a resinosa, que fomentaram a hipótese de existência de fluidos elétricos.

Essa teoria foi, mais tarde, por volta de 1750, continuada pelo conhecido físico e político Benjamin Franklin, que propôs uma teoria na qual tais fluidos seriam na verdade um único fluido. Baseado nessa teoria, pela primeira vez se conhecia os termos positivo e negativo na eletricidade.

As contribuições para o então entendimento sobre a natureza da eletricidade tem se aprofundado desde o século XIX, quando a ideia do átomo como elemento constituinte da matéria foi aceita e, com ela, a convicção de que a eletricidade é uma propriedade de partículas elementares que compõem o átomo (elétrons, prótons e nêutrons).

Por volta de 1960, foi proposta a existência de seis pares de partículas elementares dotadas de carga elétrica – os quarks, que compõem outras particularidades como os prótons que, então, deixam de ser elementares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Talita Alves dos Anjos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Benjamin Franklin
Acesse e conheça a história de vida de Benjamin Franklin. Entenda como ele ficou rico e qual foram as suas principais contribuições para a ciência e política.
A eletricidade está presente em praticamente tudo o que fazemos
Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade
Clique para saber quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade, um dos assuntos mais recorrentes em provas de vestibular.
Os condutores possuem facilidade para transportar cargas elétricas, e os isolantes oferecem dificuldade para o transporte das cargas
Condutores e isolantes
Saiba mais sobre os condutores e isolantes, materiais que, a partir da quantidade de elétrons livres, possuem facilidade ou dificuldade para conduzir eletricidade.
O atrito entre dois corpos de materiais diferentes pode gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons
Eletrização por atrito
Clique aqui e saiba mais sobre o processo de eletrização por atrito e entenda como se faz a interpretação da série triboelétrica.
A Eletricidade é o ramo da Física que estuda os fenômenos elétricos
Equações da Eletricidade
Clique e conheça as principais equações da Eletricidade, ramo da Física que se dedica ao estudo de fenômenos de natureza elétrica.
Lei de Coulomb
Você conhece a lei de Coulomb? Acesse e descubra o que diz essa lei, conheça a fórmula usada para calculá-la e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Material dielétrico colocado entre as placas de um capacitor.
O que é um dielétrico?
O vidro e a borracha são exemplos de materiais dielétricos. Confira!
Para-raios
Você sabe o que são para-raios, para que servem, quais os seus tipos e quando eles devem ser usados? Acesse o artigo e confira essas e outras informações.
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.