Whatsapp icon Whatsapp

Charles Coulomb

Charles Coulomb ficou conhecido por determinar a Lei da Força Elétrica entre cargas, mostrando que ela era semelhante à Lei da Gravitação Universal de Newton.
Coulomb ficou famoso por ter determinado a equação da Força Elétrica
Coulomb ficou famoso por ter determinado a equação da Força Elétrica

Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736. Durante certo tempo, dedicou-se à atividade militar, trabalhando como engenheiro nas Índias Ocidentais. Nesse período, seu passatempo era a resolução e compressão de problemas relacionados com a Mecânica.

As pesquisas de Coulomb em relação à Eletricidade e ao Magnetismo foram motivadas por um concurso feito pela Academia de Ciências da França para a fabricação de agulhas imantadas. Em 1781, após suas relevantes contribuições para a Eletricidade e o Eletromagnetismo e em virtude da grande quantidade de trabalhos publicados, Coulomb tornou-se membro da Academia de Ciências francesa.

Contribuições para Física

Coulomb idealizou uma balança de torção para avaliar a força magnética entre barras imantadas. A balança criada por ele é semelhante à utilizada por Cavendish para medir a atração gravitacional.

Representação da balança de torção de Coulomb
Representação da balança de torção de Coulomb

A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A chamada lei de Coulomb mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas é semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a lei estabelecida por Coulomb, a força de atração e repulsão entre cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.

Na equação:

FE = força de interação elétrica entre dois portadores de carga (N – newton);

Q1 e Q2 = cargas elétricas (C – coulomb);

d = distância entre as cargas elétricas (m);

K = permissividade elétrica do vácuo (k = 9,0 x 109 N.m2.C – 2).

Já no fim de sua vida, Coulomb retomou os trabalhos sobre magnetismo e conseguiu definir conceitos relacionados com a imantação. Charles Augustin de Coulomb morreu em Paris, no dia 23 de agosto de 1806, aos 70 anos de idade.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Lei de Coulomb
Você conhece a lei de Coulomb? Acesse e descubra o que diz essa lei, conheça a fórmula usada para calculá-la e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Trabalho da força elétrica em campos elétricos uniformes
Calculando o trabalho realizado pela força elétrica sobre uma carga imersa em um campo elétrico uniforme.
video icon
"Matemática do Zero | Classificação de triângulos" escrito sobre fundo azul
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Classificação de triângulos
Nessa aula veremos que um triângulo pode ser classificado quanto às medidas dos lados (isósceles, equilátero e escaleno) e quanto às medidas dos ângulos (acutângulo, retângulo e obtusângulo).