Charles Coulomb
Charles Augustin de Coulomb foi um físico e inventor que nasceu em Angoulême, França, em junho de 1736. Durante certo tempo, dedicou-se à atividade militar, trabalhando como engenheiro nas Índias Ocidentais. Nesse período, seu passatempo era a resolução e compressão de problemas relacionados com a Mecânica.
As pesquisas de Coulomb em relação à Eletricidade e ao Magnetismo foram motivadas por um concurso feito pela Academia de Ciências da França para a fabricação de agulhas imantadas. Em 1781, após suas relevantes contribuições para a Eletricidade e o Eletromagnetismo e em virtude da grande quantidade de trabalhos publicados, Coulomb tornou-se membro da Academia de Ciências francesa.
Contribuições para Física
Coulomb idealizou uma balança de torção para avaliar a força magnética entre barras imantadas. A balança criada por ele é semelhante à utilizada por Cavendish para medir a atração gravitacional.
Representação da balança de torção de Coulomb
A principal contribuição de Coulomb foi sobre a lei que determina a força de interação elétrica entre materiais portadores de cargas. A chamada lei de Coulomb mostra que a relação de atração e repulsão das cargas elétricas é semelhante à lei da gravitação universal proposta por Isaac Newton.
Segundo a lei estabelecida por Coulomb, a força de atração e repulsão entre cargas elétricas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa.
Na equação:
FE = força de interação elétrica entre dois portadores de carga (N – newton);
Q1 e Q2 = cargas elétricas (C – coulomb);
d = distância entre as cargas elétricas (m);
K = permissividade elétrica do vácuo (k = 9,0 x 109 N.m2.C – 2).
Já no fim de sua vida, Coulomb retomou os trabalhos sobre magnetismo e conseguiu definir conceitos relacionados com a imantação. Charles Augustin de Coulomb morreu em Paris, no dia 23 de agosto de 1806, aos 70 anos de idade.