Whatsapp icon Whatsapp

Chute x Impulso

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. Os atletas atuantes neste esporte são objetivados por fazer gol. A condução da bola de futebol acontece, em grande parte do jogo, através do contato entre os pés dos jogadores e a bola, contato este denominado como chute.
O chute dado pelos jogadores é interpretado fisicamente (em termos de variação de quantidade de movimento) pela relação estabelecida entre a força que ele aplica com a bola e o tempo em que essa força (tempo de contato entre o pé do jogador e a bola) atua sobre a mesma; essa relação é denominada como impulso.


Impulso de uma força constante

O impulso aplicado em uma bola provocará variação em sua quantidade de movimento, dando a ela maior ou menor velocidade.


Quantidade de movimento de um corpo que possui massa constante

Em uma cobrança de falta (bola em repouso), considere que um jogador chute a bola aplicando-lhe uma força de intensidade 1,2.10²N em 0,1s, sendo a massa da bola equivalente a 400g, a velocidade que a bola irá adquirir equivale à 108km/h; veja os cálculos a seguir.
F = 1,2.10²N
Δt = 0,1s
m = 400g = 0,4Kg
Vo = 0
V = ?
I = ΔQ
F.Δt = m.V – m.Vo
1,2.10².0,1 = 0,4.V – 0
V = 12/0,4
V = 30m/s
V = 30.3,6 = 108Km/h
Inicialmente tínhamos a bola em repouso, e após o chute a bola chega a uma velocidade equivalente à 108 Km/h (30m/s). Em razão do impulso dado à bola pelo pé do atleta, a quantidade de movimento da bola foi alterada. Logo vemos que o chute nada mais é que Impulso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Roberto Carlos, atleta da seleção brasileira, mestre em provocar grande
variação na quantidade de movimento da bola em cobranças de falta.



Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Breve história da lei da inércia
Veja aqui quem foram os cientistas que contribuíram para a formulação da primeira lei de Newton ou Lei da inércia.
Operações fundamentais com algarismos significativos
Veja aqui a maneira correta de efetuar operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com algarismos significativos.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.