Como são gravados os CDs e DVDs?
O CD, sigla em inglês para compact disc (disco compacto), foi inventado em 1960 pelo estadunidense James Russel. Trata-se de um disco feito de material plástico no qual informações podem ser gravadas e lidas a partir da incidência de um tipo específico de laser.
Os CDs chegaram ao mercado em 1982, porém só ganharam espaço entre as mídias já existentes e tornaram-se a principal forma de divulgação de trabalhos artísticos musicais a partir dos anos 1990.
Como ocorre a gravação?
CDs e DVDs são gravados da mesma maneira, e a diferença entre eles está no espaço disponível para armazenagem. Os discos possuem por toda sua extensão, e em formato de espiral, sulcos, que são pequenas depressões ou ranhuras. Quando o laser das leitoras incide sobre as ranhuras, haverá diferença de reflexão entre as partes lisas do disco e os sulcos, assim, o leitor pode diferenciar os bits e fazer a decodificação dos dados.
Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs
A diferença de um CD para um DVD está no fato de os sulcos que formam os DVDs serem menores e mais próximos, o que permite maior armazenamento de dados. As ranhuras em um disco podem dar até 20 mil voltas e possuir uma extensão de até 5 km!
Blu-ray
A tecnologia Blu-ray tem ainda mais vantagens sobre os DVDs quanto à capacidade de armazenamento. Os leitores de DVD e CD utilizam lasers vermelhos, com comprimento de onda que varia de 500 mm a 650 mm. Os leitores Blu-ray utilizam laser azul, que possui um comprimento de onda na ordem de 405 mm, por isso, os sulcos que compõem um disco dessa tecnologia são menores e mais próximos uns dos outros, assim, a capacidade de armazenamento de dados é superior a dos DVDs e pode chegar até 50 GB.