Como são gravados os CDs e DVDs?

DVDs e CDs são gravados a partir de sulcos, ranhuras feitas ao longo do disco que permitem a reflexão do laser incidido por um leitor óptico.
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs

O CD, sigla em inglês para compact disc (disco compacto), foi inventado em 1960 pelo estadunidense James Russel. Trata-se de um disco feito de material plástico no qual informações podem ser gravadas e lidas a partir da incidência de um tipo específico de laser.

Os CDs chegaram ao mercado em 1982, porém só ganharam espaço entre as mídias já existentes e tornaram-se a principal forma de divulgação de trabalhos artísticos musicais a partir dos anos 1990.

Como ocorre a gravação?

CDs e DVDs são gravados da mesma maneira, e a diferença entre eles está no espaço disponível para armazenagem. Os discos possuem por toda sua extensão, e em formato de espiral, sulcos, que são pequenas depressões ou ranhuras. Quando o laser das leitoras incide sobre as ranhuras, haverá diferença de reflexão entre as partes lisas do disco e os sulcos, assim, o leitor pode diferenciar os bits e fazer a decodificação dos dados.

Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs
Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A diferença de um CD para um DVD está no fato de os sulcos que formam os DVDs serem menores e mais próximos, o que permite maior armazenamento de dados. As ranhuras em um disco podem dar até 20 mil voltas e possuir uma extensão de até 5 km!

Blu-ray

A tecnologia Blu-ray tem ainda mais vantagens sobre os DVDs quanto à capacidade de armazenamento. Os leitores de DVD e CD utilizam lasers vermelhos, com comprimento de onda que varia de 500 mm a 650 mm. Os leitores Blu-ray utilizam laser azul, que possui um comprimento de onda na ordem de 405 mm, por isso, os sulcos que compõem um disco dessa tecnologia são menores e mais próximos uns dos outros, assim, a capacidade de armazenamento de dados é superior a dos DVDs e pode chegar até 50 GB.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

As ondas eletromagnéticas possuem os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si
Características das ondas eletromagnéticas
O que é uma onda eletromagnética? Veja mais sobre sua definição e suas principais características aqui!
Faixa visível ao olho humano
Espectro eletromagnético
Acesse e descubra o que é espectro eletromagnético. Confira aplicações cotidianas dos tipos de ondas eletromagnéticas, e aprenda mais com definições e fórmulas.
Raio Laser
O Raio Laser
Raio laser, o que é o raio laser, quais as características do raio laser, onde o raio laser é aplicado, radiação eletromagnética, monocromática, amplificação da luz.
Ondas Eletromagnéticas
Saiba mais sobre as ondas eletromagnéticas! Conheça suas características, tipos (como as micro-ondas) e fórmulas. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.
As ondas eletromagnéticas são usadas na telecomunicação para emitir os sinais de TV e rádio
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?