Whatsapp icon Whatsapp

Como são gravados os CDs e DVDs?

DVDs e CDs são gravados a partir de sulcos, ranhuras feitas ao longo do disco que permitem a reflexão do laser incidido por um leitor óptico.
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs
As distâncias e tamanhos das ranhuras fazem a diferença entre CDs e DVDs

O CD, sigla em inglês para compact disc (disco compacto), foi inventado em 1960 pelo estadunidense James Russel. Trata-se de um disco feito de material plástico no qual informações podem ser gravadas e lidas a partir da incidência de um tipo específico de laser.

Os CDs chegaram ao mercado em 1982, porém só ganharam espaço entre as mídias já existentes e tornaram-se a principal forma de divulgação de trabalhos artísticos musicais a partir dos anos 1990.

Como ocorre a gravação?

CDs e DVDs são gravados da mesma maneira, e a diferença entre eles está no espaço disponível para armazenagem. Os discos possuem por toda sua extensão, e em formato de espiral, sulcos, que são pequenas depressões ou ranhuras. Quando o laser das leitoras incide sobre as ranhuras, haverá diferença de reflexão entre as partes lisas do disco e os sulcos, assim, o leitor pode diferenciar os bits e fazer a decodificação dos dados.

Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs
Aparelho que faz a leitura de CDs e DVDs

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A diferença de um CD para um DVD está no fato de os sulcos que formam os DVDs serem menores e mais próximos, o que permite maior armazenamento de dados. As ranhuras em um disco podem dar até 20 mil voltas e possuir uma extensão de até 5 km!

Blu-ray

A tecnologia Blu-ray tem ainda mais vantagens sobre os DVDs quanto à capacidade de armazenamento. Os leitores de DVD e CD utilizam lasers vermelhos, com comprimento de onda que varia de 500 mm a 650 mm. Os leitores Blu-ray utilizam laser azul, que possui um comprimento de onda na ordem de 405 mm, por isso, os sulcos que compõem um disco dessa tecnologia são menores e mais próximos uns dos outros, assim, a capacidade de armazenamento de dados é superior a dos DVDs e pode chegar até 50 GB.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

As ondas eletromagnéticas possuem os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si
Características das ondas eletromagnéticas
O que é uma onda eletromagnética? Veja mais sobre sua definição e suas principais características aqui!
Faixa visível ao olho humano
Espectro eletromagnético
Acesse e descubra o que é espectro eletromagnético. Confira aplicações cotidianas dos tipos de ondas eletromagnéticas, e aprenda mais com definições e fórmulas.
Raio Laser
O Raio Laser
Raio laser, o que é o raio laser, quais as características do raio laser, onde o raio laser é aplicado, radiação eletromagnética, monocromática, amplificação da luz.
Ondas Eletromagnéticas
Saiba mais sobre as ondas eletromagnéticas! Conheça suas características, tipos (como as micro-ondas) e fórmulas. Confira exercícios resolvidos sobre o tema.
As ondas eletromagnéticas são usadas na telecomunicação para emitir os sinais de TV e rádio
Ondas eletromagnéticas
Clique aqui e entenda o que são as ondas eletromagnéticas, aplicadas no cotidiano em celulares e na transmissão via satélite.
video icon
Filosofia
O que é pragmatismo?
Você já ouviu falar em pragmatismo? Você pode fazer uma associação (até certo ponto) entre pragmatismo e praticidade, no entanto, o pragmatismo, enquanto corrente filosófica, é muito mais do que isso. Assista ao nosso vídeo para entender o que é pragmatismo na filosofia e qual a importância dessa corrente para o pensamento contemporâneo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.