Whatsapp icon Whatsapp

Capacitores

Capacitores são dispositivos eletrônicos usados para o armazenamento de cargas elétricas, sendo os capacitores de placas paralelas o tipo mais simples. Nesse tipo capacitor, utilizam-se materiais dielétricos, ligados a diferentes potenciais elétricos, capazes de aumentar a quantidade de cargas armazenadas entre as armaduras do capacitor.

Veja também: Grafeno – o material do futuro

O que são capacitores?

Capacitores, também conhecidos como acumuladores, têm como principal função o acúmulo de cargas elétricas. Eles podem ser encontrados em quase todos os circuitos elétricos e são dispositivos bastante simples, que consistem de um meio dielétrico que separa duas placas condutoras conectadas a potenciais elétricos distintos.

Mesmo em diferentes formatos, os capacitores sempre têm placas e um “recheio” dielétrico.
Mesmo em diferentes formatos, os capacitores sempre têm placas e um “recheio” dielétrico.

Capacitância

A capacitância é uma grandeza física escalar que mede a quantidade de cargas que pode ser armazenada em um capacitor para uma determinada diferença de potencial elétrico. Quanto mais cargas um capacitor puder armazenar, maior será a sua capacitância.

A unidade de medida de capacitância é o farad (F), ou, coulomb por volt (C/V), nas unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI).

C – capacitância (F)

Q – carga elétrica (C)

U – potencial elétrico (V)

A capacitância também é determinada pelo formato do capacitor, uma vez que fatores como a área das placas do capacitor e a distância entre elas determinam a intensidade dessa grandeza. Observe como é a fórmula usada para calcular a capacitância de um capacitor de placas paralelas no vácuo:

ε0 – permissividade elétrica do vácuo (8,85.10-12 F/m)

A – área das placas paralelas

d – distância entre as placas

No caso mostrado, não há qualquer meio inserido entre as placas do capacitor. Caso algum material dielétrico seja inserido entre essas placas, a capacitância desse dispositivo mudará, já que cada meio apresenta uma característica dielétrica própria, conhecida como rigidez dielétrica.

Veja também: Riscos existentes ao carregar a bateria do seu celular

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Rigidez dielétrica

A rigidez dielétrica é uma propriedade dos materiais que mede o limite de tensão a que determinado meio dielétrico precisa ser submetido para que se torne um meio condutor. Na tabela a seguir, mostramos os valores de rigidez dielétrica para alguns meios materiais conhecidos.

Material

Rigidez dielétrica (V/m)

Ar

3.106

Papel

16.106

Teflon

60.106

Borracha

12.106

Porcelana

12.106

Madeira

~10.106

Óleo (transformador)

20 – 30.106

Campo elétrico

É possível calcular o campo elétrico entre as placas do capacitor, para tanto, basta que conheçamos a distância entre as placas e a diferença de potencial entre elas. Observe:

E – campo elétrico (V/m ou N/C)

Polarização de cargas

Quando um grande campo elétrico é estabelecido através dos materiais dielétricos, eles polarizam-se, isto é, passam a apresentar uma pequena separação de cargas em suas moléculas. As cargas de sinal negativo deslocam-se em sentido à placa positiva do capacitor e isso dá origem a um campo elétrico de polarização no interior do dielétrico, contrário ao campo elétrico externo.

Quando sujeitos a um intenso campo elétrico, os meios dielétricos ficam polarizados.
Quando sujeitos a um intenso campo elétrico, os meios dielétricos ficam polarizados.

O funcionamento dá-se, basicamente, da seguinte forma: quanto maior for a rigidez dielétrica entre as placas, maior é a quantidade de cargas elétricas que podem ser polarizadas, com isso, mais cargas podem ser armazenadas entre as armaduras do capacitor.  

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Associação de capacitores
Acesse nosso artigo e conheça os diferentes tipos de associação de capacitores. Aprenda ainda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Material condutor carregado
Capacidade Eletrostática
Estudo da capacidade eletrostática nos condutores de eletricidade.
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Capacitor Plano
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Capacitor esférico ligado a uma bateria
Capacitor esférico
Descrição geral de um capacitor esférico usado em laboratório
O desfibrilador é, essencialmente, um capacitor, cujos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente
Capacitância de um capacitor
Os capacitores podem armazenar energia elétrica por intermédio da separação de cargas. A constante de proporcionalidade é chamada de capacitância. Veja mais sobre capacitância de um capacitor.
O código de cores permite fazer a leitura da resistência de um resistor
Código de cores dos resistores
Você já ouviu falar sobre o código de cores dos resistores? Aprenda a fazer a leitura da resistência desses dispositivos por meio desse processo.
Os dielétricos são colocados em volta de fios de alta tensão para que se evite a ruptura dielétrica do ar ao seu redor.
Dielétricos
Você sabe o que são dielétricos e quais são as suas principais aplicações? Acesse este texto e aprenda mais sobre esses importantes materiais isolantes.
Energia armazenada nos capacitores
Você sabe como calcular a energia armazenada nos capacitores? Acesse e aprenda a calculá-la, conheça as principais fórmulas e confira ainda exercícios resolvidos.
Força eletromotriz e Força contraeletromotriz
Você sabe o que são a força eletromotriz e a força contraeletromotriz? Entenda o que significam, aprenda a calculá-las e confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Apesar de ter a altura de um átomo, a camada de grafeno é visível a olho nu em virtude de efeitos relativísticos que surgem em sua estrutura.
Grafeno
Já ouviu falar do grafeno? Clique aqui e confira as incríveis características desse material que o tornam tão especial. Algumas de suas propriedades físicas fazem dele o material do futuro, com potencial para ser usado na construção de superbaterias, painéis solares eficientes, telas dobráveis, entre outros.
Processos de Eletrização
Clique aqui e conheça as características de cada um dos processos de eletrização!
Os raios são formados quando o campo elétrico no ar excede o valor de três milhões de volts por metro.
Rigidez dielétrica
Aprenda sobre o que é rigidez dielétrica, entenda como ela ocorre e conheça o módulo da rigidez dielétrica de diferentes meios.
video icon
Sociologia
O que são ações afirmativas?
Veja nesta aula onde, como e por que surgiram as ações afirmativas. Aprenda também qual a importância das ações afirmativas no Brasil e no tempo presente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.