Whatsapp icon Whatsapp

Foco de um espelho esférico

Os espelhos esféricos convexos são muito utilizados para vigilância e segurança, estando presente em lojas, supermercados etc
Os espelhos esféricos convexos são muito utilizados para vigilância e segurança, estando presente em lojas, supermercados etc

Nos estudos iniciais sobre espelhos esféricos vemos que calota esférica é uma parte de uma superfície esférica limitada por um plano. Vemos também que um espelho esférico é toda superfície refletora em forma de calota esférica, muito bem polida, capaz de refletir regularmente a luz, interna ou externamente. Caso esse polimento seja da parte interna da calota, obteremos o que chamamos de espelho esférico côncavo; caso seja polida a parte externa, obteremos um espelho esférico convexo.

Podemos observar esse tipo de espelho em diferentes lugares, como, por exemplo, em mercearias, dentro dos ônibus do transporte público etc. Esse tipo de espelho apresenta os seguintes elementos: centro de curvatura, raio de curvatura, vértice, eixo principal, eixo secundário e ângulo de abertura.

Caso façamos com que um raio luminoso incida paralelo ao eixo principal de um espelho esférico côncavo, veremos que esse raio (ou raios) refletido convergirá para um único ponto, chamado de foco principal. Vejamos a figura abaixo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Os raios refletidos convergem para um único ponto

Se realizarmos a mesma experiência junto ao espelho esférico convexo, perceberemos que os raios refletidos são divergentes, ou seja, tomam direções diferentes, porém notamos que os seus prolongamentos passam por um mesmo ponto F. Damos o nome de foco principal a esse ponto F do espelho convexo de Gauss. Podemos verificar tal fenômeno na figura abaixo.


Os raios refletidos pelo espelho convexo são divergentes

De acordo com as figuras acima, podemos notar que no espelho côncavo o foco é real, ou seja, há cruzamento efetivo de raios diante do espelho, enquanto que no espelho convexo o foco é virtual pelo fato de ser obtido através do prolongamento dos raios atrás do espelho.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Máquina fotográfica
Veja aqui o que é uma máquina fotográfica e conheça o seu princípio básico de funcionamento.
Sistemas ópticos
Veja aqui o que são considerados sistemas ópticos, e conheça a definição de ponto imagem e ponto objeto.
Translação de espelhos
Deslocamento de um espelho plano em relação a um objeto fixo.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!