Whatsapp icon Whatsapp

Máquina fotográfica

Câmera fotográfica semiprofissional
Câmera fotográfica semiprofissional

Assim como a lupa, a luneta, os projetores de imagem e o microscópio, a máquina fotográfica também é considerada um instrumento óptico. Sendo assim, podemos caracterizar um instrumento óptico como sendo toda combinação conveniente de dispositivos ópticos, como espelhos, prismas e lentes. Os instrumentos ópticos têm por finalidade aplicar, captar, fornecer imagens etc.

Existem dois tipos de instrumentos ópticos: os de projeção e os de observação. Os instrumentos ópticos de projeção são os equipamentos que têm por finalidade conjugar imagens finais reais. Já os instrumentos ópticos de observação são os que conjugam imagens finais virtuais, que são observadas diretamente pelo observador.

A máquina fotográfica também é um instrumento óptico que se encaixa no termo instrumentos de projeção. Portanto, a máquina fotográfica é um instrumento de projeção que tem por finalidade captar e gravar a imagem real em um filme sensível à luz que incide sobre ele. Neste artigo nos preocuparemos mais com a parte de funcionamento da máquina fotográfica.

Podemos simplificar uma máquina fotográfica como sendo basicamente uma câmara escura de orifício, porém, no lugar do orifício, é colocada uma lente convergente, ou seja, uma lente que converge para um único ponto os raios de luz que por ela atravessam. Na face oposta à da lente está fixado o filme fotográfico sensível à luz. Vejamos então o esquema da figura abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema geral de uma máquina fotográfica

A lente que é colocada no lugar do orifício é denominada lente objetiva da máquina e possui um mecanismo que faz com que essa lente se aproxime ou afaste do filme, a fim de que a imagem do objeto seja nítida nele. Ao processo de aproximação ou afastamento da lente damos o nome de focalização. Quando se dispara a máquina, o diafragma se abre por uma fração de segundo, permitindo a entrada da luz e a sensibilidade do filme.

Na máquina fotográfica é importante saber focalizar o objeto, a fim de se ter uma imagem nítida no filme. Caso não se focalize corretamente o objeto observado, a imagem sairá totalmente sem foco. Essa focalização é feita da seguinte forma: se o objeto estiver afastado da lente, ela deve estar bem próxima do filme e vice-versa.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Espelhos Esféricos
Clique aqui e confira um resumo sobre espelhos esféricos! Descubra diferenças entre espelhos côncavos e convexos, e conheça os elementos geométricos desses espelhos.
Prismas de reflexão total
O prisma de reflexão total é aquele no qual ocorre o fenômeno da reflexão total em uma ou mais faces. Veja aqui como ocorre essa reflexão em seu interior.
Reflexão da luz
Você sabe o que é a reflexão da luz? Aprenda o que é, a diferença entre reflexão regular e reflexão difusa, além de conferir exemplos e exercícios resolvidos.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.