2. Física
  3. Mecânica
  4. História da Gravitação

História da Gravitação

Ao estudarmos a gravitação universal vimos que o Sol é a estrela central do nosso sistema planetário. Sabemos também que todos os planetas se movem ao seu redor, seguindo a seguinte ordem crescente de afastamento: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. A figura acima nos mostra essa ordem.

Chamamos o movimento que cada planeta descreve em torno do Sol de movimento orbital de translação; enquanto o movimento que o planeta faz em seu próprio eixo é chamado de movimento de rotação.

As leis da física que estão por trás dos movimentos dos planetas resultam de milhares de anos de observação do universo. Essas observações se iniciaram desde a época dos egípcios, caldeus, fenícios, e outros povos da Antiguidade. Essas observações tinham por finalidade tentar entender os movimentos – não somente o movimento dos planetas, mas de todo corpo no espaço. O interesse a respeito desse movimento sempre estava ligado às atividades humanas, como a agricultura e a navegação. As primeiras explicações a respeito dos corpos celestes envolviam intervenções de deuses, ou seja, apresentavam como fundamentos conceitos religiosos, místicos e míticos.

Historicamente sabe-se que os primeiros estudos científicos dos astros foram realizados pelos filósofos gregos. Foram eles que, sem se apoiar na religião, tentaram explicar os movimentos dos planetas, ou melhor, de todo o sistema planetário.

O modelo astronômico proposto na Antiguidade foi o modelo geocêntrico. Esse modelo teve como defensor Cláudio Ptolomeu. Esse modelo considerava a Terra como sendo o centro do Universo, ou seja, todos os astros do universo giravam em torno da Terra. Nesse modelo, também chamado de modelo ptolomaico, Cláudio Ptolomeu dizia que o Sol e a Lua descreviam órbitas circulares em torno da Terra. Já os demais planetas, segundo esse modelo, descreviam, cada um, uma órbita circular em torno de um centro, que, por sua vez, descrevia outra órbita circular em volta da Terra.

O modelo ptolomaico, ou seja, o modelo sugerido por Cláudio Ptolomeu foi aceito por muitos anos sem sofrer qualquer refutação. Porém, no século XVI novas hipóteses sobre o movimento do universo começaram a surgir. Um novo modelo foi então proposto por Nicolau Copérnico. Em seu modelo, Nicolau Copérnico propôs que o Sol era o centro do universo e os demais planetas, até então descobertos, giravam em órbitas circulares em torno do Sol. Seu modelo ficou conhecido como modelo heliocêntrico.

Outro cientista que defendia vigorosamente o modelo heliocêntrico foi Galileu Galilei. Através da utilização de instrumentos ópticos nas observações astronômicas, Galileu conseguiu fortes evidências que provavam ser correto o modelo copernicano. Uma das provas mais plausíveis da época foi a descoberta das luas de Júpiter. Se havia corpos que giravam em torno de um planeta, a Terra não poderia ser o centro do Universo.

Mas coube ao jovem astronômico Johannes Kepler determinar, de forma definitiva, como os planetas se movem em torno do Sol. Kepler foi discípulo e assistente do astrônomo Tycho Brahe. Kepler herdou os registros das precisas observações deixadas por seu mestre. A partir de tais registros, e após um trabalhoso e longo estudo, Kepler pôde enunciar as três leis que descrevem o movimento do sistema planetário. Essas leis são chamadas de Leis de Kepler.

Sistema solar proposto por Nicolau Copérnico
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

(Udesc) Analise as proposições a seguir sobre as principais características dos modelos de sistemas astronômicos.

I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam em torno da Lua.

II. Ptolomeu supunha que a Terra encontrava-se no centro do Universo e os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra.

III. Copérnico defendia a ideia de que o Sol estava em repouso no centro do sistema e que os planetas (inclusive a Terra) giravam em torno dele em órbitas circulares.

IV. Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa II é verdadeira.

c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

(Unir-RO) Em 1609, Galileu Galilei, pela primeira vez na história, apontou um telescópio para o céu. Em comemoração aos quatrocentos anos desse feito, o ano de 2009 foi considerado pela ONU o Ano Internacional da Astronomia. Entre suas importantes observações astronômicas, Galileu descobriu que o planeta Júpiter tem satélites. Qual a importância histórica dessa descoberta?

a) Existem corpos celestes que não orbitam a Terra, o que implica que a Terra poderia não ser o centro do Universo.

b) Comprovou a veracidade da Lei da Gravitação Universal de Isaac Newton.

c) Permitiu a Johannes Kepler formular suas leis da mecânica celeste.

d) Existem corpos esféricos maiores que o Planeta Terra, o que implica que a Terra não é o único corpo sólido do Universo.

e) Mostrou que as Leis de Newton são válidas também para a interação gravitacional.

Erro conceitual muito freqüente: Força Centrífuga
Descubra se realmente existe a força centrífuga.
A pequena mancha negra na parte superior do Sol é Vênus passando na frente do disco solar
Trânsito de Vênus e Mercúrio
Saiba mais sobre o trânsito de Vênus e Mercúrio, fenômeno raro que ocorre quando esses planetas passam na frente do Sol!
Kepler enunciou três leis que determinaram o movimento dos planetas ao redor do Sol
Terceira lei de Kepler
Clique aqui e conheça a terceira lei de Kepler, denominada de lei dos períodos e que relaciona o tempo de translação com o raio médio da órbita dos planetas.
As leis de Kepler explicam os movimentos de translação dos planetas ao redor do Sol
Leis de Kepler
Conheça as leis de Kepler, postulados que determinam o “balé” dos planetas ao redor do Sol.
Ejeções de partículas carregadas
Ciclo Solar
As atividades solares são proeminências que ocorrem em ciclos de 11 anos
Cilindro contendo líquido homogêneo
Teorema de Stevin
O Teorema de Stevin estabelece a pressão absoluta num ponto de um líquido homogêneo.
A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal
Consequências da lei de Stevin
Veja aqui a definição da lei de Stevin e veja também algumas consequências dessa lei aplicada nos vasos comunicantes.