Whatsapp icon Whatsapp

Levitação magnética e Efeito Meissner

O comboio de trens Maglev se baseia nos princípios da levitação magnética
O comboio de trens Maglev se baseia nos princípios da levitação magnética

Podemos dizer que o comportamento de um material supercondutor é, de certa forma, bastante complexo, podendo ser explicado por meio da Mecânica Quântica. No entanto, existem alguns fatos relativamente simples e interessantes sobre ele que serão mencionados aqui.

Levitação magnética

Como a resistência de um supercondutor é nula, o campo elétrico no seu interior também deve ser nulo; do contrário, a falta de resistência permitirá que as correntes sejam infinitas. Sendo assim, o campo magnético no interior de um supercondutor não pode variar, precisa ser constante, já que, conforme sabemos pela Lei de Faraday, qualquer alteração no campo magnético produz um campo elétrico.

Suponhamos então que um supercondutor seja colocado em uma região na qual inicialmente o campo magnético seja nulo. Depois, aproximamos desse condutor um ímã. Como o campo magnético dentro do supercondutor é inicialmente nulo e não pode mudar, ele deve continuar nulo.

De acordo com a Lei de Faraday, a aproximação do ímã induz correntes no supercondutor, as quais induzem um campo magnético que cancela o campo do ímã, isto é, que gera um campo oposto ao do ímã, produzindo uma repulsão. Como se trata de material supercondutor, a corrente persiste e o ímã levita indefinidamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Efeito Meissner

Já observamos que o campo magnético no interior de um supercondutor é constante. Podemos detalhar mais essa informação, relatando que os físicos W. H. Meissner e Robert Ochsenfeld mostraram que o campo magnético do supercondutor não se limita a ser apenas constante, ele é nulo. Assim, se um material supercondutor, inicialmente a uma temperatura superior a Tc, ou seja, em um estado em que ele não pode ser considerado supercondutor, é submetido a um campo magnético e em seguida é resfriado a uma temperatura inferior a Tc, ele expele todo o campo magnético do seu interior.

Esse efeito, chamado efeito Meissner, explica um segundo tipo de levitação. Suponhamos que um ímã seja colocado sobre um material supercondutor acima da temperatura Tc, ou seja, ainda em uma situação em que não é um supercondutor. Quando a temperatura fica inferior a Tc, o material torna-se supercondutor e gera correntes que expelem o campo magnético, isto é, o ímã se levanta, passando a levitar acima do supercondutor.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

James Clerk Maxwell
As Equações de Maxwell
As equações de Maxwell apresentadas teoricamente.
As ondas eletromagnéticas possuem os campos elétrico e magnético perpendiculares entre si
Características das ondas eletromagnéticas
O que é uma onda eletromagnética? Veja mais sobre sua definição e suas principais características aqui!
Fio colocado em um campo magnético: uma força de característica magnética atua sobre ele.
Força magnética em um condutor retilíneo
Um fio condutor fica sujeito à ação de uma força magnética quando é colocado em um campo magnético.
Campos magnéticos podem fazer sapos flutuarem
Levitando sapos: o experimento de Andre Geim
Você já ouviu falar do experimento de levitação de um pequeno sapo por meio da aplicação de um intenso campo magnético externo? Por meio da levitação magnética de um pequeno anfíbio, Andre Geim conseguiu mostrar que materiais diamagnéticos podem apresentar equilíbrio magnético estável.
Materiais Ferromagnéticos
Saiba como é possível produzir campos magnéticos com maiores intensidades.
video icon
Português
Pré-Enem | Intertextualidade
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Intertextualidade" com a professora Maria Beatriz!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!