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Lombadas eletrônicas

As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros.
As lombadas eletrônicas geralmente estão espalhadas nas vias de maior movimento e com grande fluxo de pedestres
As lombadas eletrônicas geralmente estão espalhadas nas vias de maior movimento e com grande fluxo de pedestres

As infrações de trânsito cometidas por excesso de velocidade talvez sejam as mais comuns e de maior ocorrência. A fim de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, controladores eletrônicos de velocidade, ou as popularmente conhecidas lombadas eletrônicas, são instaladas nas vias de maior movimento, que geralmente possuem grande fluxo de pedestres, hospitais, escolas etc.

O funcionamento desses equipamentos é baseado no princípio físico do cálculo da velocidade média. Sob a via, e devidamente espaçados, são instalados dois sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem do veículo, esses sensores são conectados a uma central que, por sua vez, determina o valor da velocidade. Quando o veículo aciona o primeiro sensor dá-se início à contagem do tempo, que é interrompida a partir da passagem do veículo pelo segundo sensor. Da razão entre o tempo medido e o espaço entre os sensores é determinada a velocidade do veículo. Se essa velocidade for superior a um valor máximo estabelecido, o sistema faz uma imagem do carro e gera uma multa.

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A tentativa de uma desaceleração brusca quando se está próximo da lombada eletrônica pode causar colisões entre veículos, uma vez que o veículo que vem logo atrás poderá não ter espaço suficiente para frenagem. O correto é sempre obedecer aos limites de velocidade.

Exemplo: Suponha que a distância entre os sensores instalados em uma rua seja de 1,5m e que o tempo da passagem de um veículo determinado pelo sistema tenha sido de 0,075s. Qual será a velocidade desse veículo determinada pela lombada eletrônica?

Da definição de velocidade temos: V = Δs
                                                           Δt

V =  1,5m   = 20 m/s → V = 20 m/s x 3,6 = 72 Km/h
      0,075s

A velocidade do veículo indicada pela lombada eletrônica seria de 72 Km/h.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

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