Lombadas eletrônicas

As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros.
As lombadas eletrônicas geralmente estão espalhadas nas vias de maior movimento e com grande fluxo de pedestres
As lombadas eletrônicas geralmente estão espalhadas nas vias de maior movimento e com grande fluxo de pedestres

As infrações de trânsito cometidas por excesso de velocidade talvez sejam as mais comuns e de maior ocorrência. A fim de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, controladores eletrônicos de velocidade, ou as popularmente conhecidas lombadas eletrônicas, são instaladas nas vias de maior movimento, que geralmente possuem grande fluxo de pedestres, hospitais, escolas etc.

O funcionamento desses equipamentos é baseado no princípio físico do cálculo da velocidade média. Sob a via, e devidamente espaçados, são instalados dois sensores que têm seu acionamento feito a partir da passagem do veículo, esses sensores são conectados a uma central que, por sua vez, determina o valor da velocidade. Quando o veículo aciona o primeiro sensor dá-se início à contagem do tempo, que é interrompida a partir da passagem do veículo pelo segundo sensor. Da razão entre o tempo medido e o espaço entre os sensores é determinada a velocidade do veículo. Se essa velocidade for superior a um valor máximo estabelecido, o sistema faz uma imagem do carro e gera uma multa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tentativa de uma desaceleração brusca quando se está próximo da lombada eletrônica pode causar colisões entre veículos, uma vez que o veículo que vem logo atrás poderá não ter espaço suficiente para frenagem. O correto é sempre obedecer aos limites de velocidade.

Exemplo: Suponha que a distância entre os sensores instalados em uma rua seja de 1,5m e que o tempo da passagem de um veículo determinado pelo sistema tenha sido de 0,075s. Qual será a velocidade desse veículo determinada pela lombada eletrônica?

Da definição de velocidade temos: V = Δs
                                                           Δt

V =  1,5m   = 20 m/s → V = 20 m/s x 3,6 = 72 Km/h
      0,075s

A velocidade do veículo indicada pela lombada eletrônica seria de 72 Km/h.

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

Artigos Relacionados

A aceleração é a grandeza que determina a variação da velocidade em função do tempo
Conceito de aceleração
Clique aqui para conhecer mais sobre o conceito de aceleração, grandeza vetorial que determina a taxa de variação da velocidade.
O<i>Hand Spinner</i> pode auxiliar crianças autistas no desenvolvimento da capacidade motora
Física do Hand Spinner
Você sabe qual é a Física envolvida no uso do Hand Spinner? Clique aqui e conheça o brinquedo que promete aliviar os sintomas do stress.
Velocidade escalar média
Você sabe o que é velocidade escalar média? Aprenda a fórmula da velocidade escalar média e descubra como calculá-la. Saiba mais com exercícios resolvidos.
video icon
Geografia
Placas tectônicas no Enem: como esse tema é cobrado?
Assista à videoaula e entenda como as placas tectônicas movimentam-se e quais são suas consequências. Veja algumas questões que caíram no Enem com esse tema.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?