Whatsapp icon Whatsapp

Ondas Eletromagnéticas Ionizantes

Segundo as hipóteses de James Clarck Maxwell: 1 – Um campo magnético variável é equivalente, nos seus efeitos, a um campo elétrico; 2 - Um campo elétrico variável é equivalente, nos seus efeitos, a um campo magnético. Essas hipóteses são os princípios do eletromagnetismo.

As ondas eletromagnéticas surgem em consequência de um campo elétrico variável que induzirá um campo magnético, e um campo magnético variável que induzirá um campo elétrico.


Esquema gráfico de uma onda eletromagnética

O vetor campo elétrico é perpendicular ao vetor campo magnético e ambos são perpendiculares à direção em que se propagam.
No espectro eletromagnético constam as diferentes ondas eletromagnéticas que são ordenadas de acordo com a frequência – comprimento de onda – energia que elas possuem.


Ondas eletromagnéticas ordenadas decrescentemente com relação à quantidade de energia que elas possuem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todas as ondas eletromagnéticas transportam energia, à medida que o comprimento da onda eletromagnética é diminuído, a frequência aumenta e a energia que ela transporta também aumenta. No espectro eletromagnético, as ondas de rádio possuem menor quantidade de energia, e os raios gama possuem maior quantidade.

As ondas eletromagnéticas que possuem energia suficiente para remover elétrons do átomo ou quebrar ligações químicas são ionizantes, e as que possuem essa característica são: a faixa final da ultravioleta, os raios x e os raios gama

Ionização de um átomo em razão da colisão de uma onda eletromagnética com um elétron.

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida

Artigos Relacionados

Contração do Comprimento
A teoria da relatividade e a contração do comprimento
Elétrons como ondas
Conheça aqui mais sobre de Broglie, físico francês que propôs que o dualismo (elétrons como ondas) que valia para a radiação também deveria valer para as partículas.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.