Whatsapp icon Whatsapp

Grandezas Físicas

Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.

Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras. Grandeza escalar é aquela que precisa somente de um valor numérico e uma unidade para determinar uma grandeza física, um exemplo é a nossa massa corporal. Grandezas como massa, comprimento e tempo são exemplos de grandeza escalar. Já as grandezas vetoriais necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido. Aceleração, velocidade e força são exemplos de grandezas vetoriais.

Grandeza física é diferente de unidade física. Por exemplo: o Porche 911 pode alcançar uma velocidade de 300 km/h. Nesse exemplo em questão, a velocidade é a grandeza física e km/h (quilômetros por hora) é a unidade física.

As grandezas vetoriais possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado  vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja:

Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza;
Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.

Abaixo temos a representação de uma grandeza vetorial qualquer e as suas características, veja:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Para representar um vetor pegamos uma letra qualquer e sobre ela colocamos uma seta, assim como mostra a figura abaixo:

Existem duas maneiras de representação do módulo de um vetor. Uma delas consiste em ter apenas a letra que representa o vetor, sem a seta em cima dele. A outra forma consiste na letra que representa o vetor, juntamente com a seta sobre ele, e entre os sinais matemáticos que representam o módulo.

Publicado por Talita Alves dos Anjos

Artigos Relacionados

Diferença entre direção e sentido
Direção e sentido
Direção, sentido, módulo, física, grandezas escalares, grandezas vetoriais, seguimento de reta, trajetória retilínea, trajetória curvilínea, mecânica, orientação do móvel.
Física, o estudo da natureza
Física
Clique aqui e conheça quais são os objetivos dos estudos da Física!
Balança responsável por identificar peso em KG
Grandezas Físicas e Unidades
A padronização de estudos referentes a fenômenos físicos
Ao medir um comprimento usando uma fita métrica estamos determinando quantas vezes esse comprimento é maior do que uma unidade escolhida
Padrão de comprimento
Veja aqui como e onde foi estabelecido um padrão para as medidas de comprimento.
Principais Conceitos da Física
Física, mecânica, área de estudo da física, ondas, calor e termodinâmica, movimentos ondulatórios, óptica geométrica, eletricidade, magnetismo, conceitos e princípios de física.
Unidades de medidas
Sistema Internacional de Medidas, Metro, quilograma, Segundo, Ampàre, Kelvin, Mol, Radiano, Unidades que são variadas das unidades fundamentais, Prefixos Fundamentais do SI.
video icon
Filosofia
Jacques-Bénigne Bossuet
Jacques Bossuet foi um teólogo e clérigo francês que reforçou a teoria do direito divino. Podemos dizer que as teorias de Bossuet influenciaram fortemente o chamado Rei Sol, o rei Luís XIV, da França. Clique aqui e confira a nossa aula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas