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Tempo de reação

O tempo de reação é o intervalo de tempo gasto entre a geração de um estímulo e uma ação motora.
Quanto menor for o tempo de reação de um corredor após ouvir o disparo inicial, melhor será seu desempenho na corrida
Quanto menor for o tempo de reação de um corredor após ouvir o disparo inicial, melhor será seu desempenho na corrida

O tempo de reação é o intervalo de tempo existente entre a geração de um estímulo visual, audível, etc., e a ação motora. Esse tempo gira em torno de valores que correspondem a milésimos de segundos e depende de fatores como o estado emocional, o sexo (os homens são mais rápidos), idade, condicionamento físico e nível cognitivo. Atletas de alto rendimento, após muito treinamento, conseguem uma diminuição de 15%, em média, de seu tempo de reação. Essa diminuição é importante para atletas de corrida, por exemplo, que, possuindo um tempo de reação menor que o normal, conseguem sair na frente após ouvirem o tiro da largada.

O tempo gasto para reagir a um estímulo influencia diversas situações cotidianas, como o trânsito. Ao ver um obstáculo à frente ou ao perceber qualquer outro estímulo, antes que o freio seja acionado, o cérebro do motorista precisa processar a informação e gerar a contração muscular que acionará os freios. O tempo gasto para isso ocorrer corresponde ao tempo de reação. Enquanto esse processo ocorre, o carro continua seu deslocamento.

A tabela abaixo traz uma estimativa da distância percorrida por um veículo durante o tempo de reação de um motorista, além de mostrar a distância percorrida com os freios acionados e a distância total. Repare que, quanto maior for a velocidade do veículo, maior será a distância percorrida durante o tempo de reação.

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Por meio da equação da energia cinética, energia do movimento, é possível determinar o quanto de energia o veículo deve perder para que consiga parar. Perceba na tabela acima que, quando o valor da velocidade dobra, o número correspondente à distância total percorrida quadruplica. Isso ocorre porque a energia cinética depende do quadrado da velocidade. Quanto maior for a energia envolvida, maior deverá ser a atuação dos freios, o que aumenta significativamente a distância percorrida total necessária para a frenagem.

Abaixo estão calculadas as energias cinéticas para as velocidades de 20 m/s (72 km/h) e 30 m/s (108 km/h), assumindo uma massa de 900 kg para um veículo. Observe a diferença entre os valores:

Ec = m.v2
          2

Ec = 900.(20)2
            2

Ec = 450.400 = 180.000 JOULES

Ec = m.v2
          2

Ec = 900.(30)2
            2

Ec = 450.900 = 405.000 JOULES

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior

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