Whatsapp icon Whatsapp

Teorema do trabalho e energia cinética

O teorema do trabalho e energia cinética é muito importante para a área da mecânica. De acordo com esse teorema, o trabalho que é realizado sobre um corpo é numericamente igual à variação da energia cinética desse corpo. Além de ser de simples entendimento, o teorema do trabalho e energia cinética pode facilitar a resolução de um grande número de exercícios.

A fim de compreendermos melhor o significado por trás do teorema do trabalho e energia cinética, é importante revermos alguns conceitos importantes como os de energia cinética e potencial.

Veja também: Conservação da energia mecânica – quais são as condições que validam esse princípio?

O que é energia cinética?

Energia cinética é uma grandeza física escalar, medida em joules, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, que está relacionada aos corpos em movimento. Todo corpo que tem massa e velocidade tem energia cinética. A fórmula usada para calcular a energia cinética é mostrada a seguir, confira:

EC – energia cinética (J)

m – massa (kg)

v – velocidade (m/s)

O que é energia potencial?

Energia potencial é uma forma de energia relacionada à posição ocupada por um corpo, além disso, toda energia potencial pode ser armazenada no corpo. Existem diversas naturezas de energia potencial, entretanto, no estudo da mecânica, concentramo-nos no estudo da energia potencial gravitacional e da energia potencial elástica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Energia potencial gravitacional

Todo corpo que tem massa e encontra-se a uma certa altura com relação ao chão está dotado de energia potencial gravitacional, uma vez que foi necessário consumir uma certa quantidade de energia para elevá-lo a tal altura.

Em outras palavras, a energia potencial gravitacional corresponde ao trabalho necessário para elevar um corpo de massa m a uma altura h, em uma região onde a aceleração gravitacional vale g. Confira a fórmula usada para calcular a energia potencial gravitacional:

m – massa (kg)

g – gravidade (m/s²)

h – altura (m)

  • Energia potencial elástica

Energia potencial elástica é a energia associada à deformação de corpos elásticos, como molas e elásticos. Quando um objeto elástico é alongado ou comprimido, ele tende a voltar ao seu formato original. O trabalho realizado pela força elástica corresponde à energia potencial elástica. Essa energia depende da deformação do corpo, mas também de sua constante elástica k. Observe a fórmula que é usada para calcular a energia potencial elástica:

k – constante elástica (N/m)

x – deformação do corpo (m)

Trabalho de uma força

O trabalho realizado sobre o carro equivale à sua variação de energia cinética.
O trabalho realizado sobre o carro equivale à sua variação de energia cinética.

O trabalho de uma força é o termo que designa a transferência de energia a um corpo por meio da aplicação de uma força. O trabalho de uma força constante é calculado pelo produto entre a força e a distância percorrida pelo corpo:

τ – trabalho (J)

F – força (N)

d – distância (m)

cosθ – cosseno do ângulo entre a força f e a distância d

Caso a força exercida sobre o corpo não seja constante, o trabalho exercido sobre ele pode ser obtido a partir do gráfico que relaciona a força com a distância percorrida. Nesse caso, o trabalho corresponde à área do gráfico.

Fórmula do trabalho e energia cinética

A fórmula utilizada para o teorema do trabalho e energia cinética está representada na figura a seguir, observe:

ΔEC – variação da energia cinética

Ecf e Eci – energia cinética final e inicial

vf e vi – velocidade final e inicial (m/s)

Veja também: Aceleração – grandeza que relaciona a mudança de velocidade em relação ao tempo

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Considere um objeto que partiu do repouso e tem sua velocidade crescente, deslocando-se sem atrito e sob a ação de uma única força. Suponha que sua energia cinética, após um tempo t desde sua partida, seja E e, no instante 2t, seja 4E. Sobre o trabalho realizado pela força atuando no objeto, é correto afirmar que:

A) vale 3E durante o intervalo entre t e 2t.

B) é nulo, tendo em vista que há apenas variação de energia cinética.

C) vale 5E durante o intervalo entre t e 2t.

D) não é possível ser determinado, por não haver informação sobre o valor da força nem sobre o deslocamento.

Gabarito: Letra A

Resolução

De acordo com o teorema do trabalho e energia cinética, o trabalho exercido sobre um corpo é igual à sua variação de energia cinética, portanto, entre os intervalos de tempo t e 2t, como a energia cinética do corpo variou de E para 4E, o trabalho exercido sobre ele vai ser 3E, dessa forma, a alternativa correta é a letra A.

Questão 2 – O primeiro satélite geoestacionário brasileiro foi lançado ao espaço em 2017 e será utilizado para comunicações estratégicas do governo e na ampliação da oferta de comunicação de banda larga. O foguete que levou o satélite ao espaço foi lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. A massa do satélite é constante desde o lançamento até a entrada em órbita e vale m = 6,0.103 kg. O módulo de sua velocidade orbital é igual a vor = 3,0.103 m/s.

Desprezando a velocidade inicial do satélite, em razão do movimento de rotação da Terra, o trabalho da força resultante sobre o satélite para levá-lo até a sua órbita é igual a:

A) 2 MJ

B) 18 MJ

C) 27 GJ

D) 54 GJ

Gabarito: Letra D

Resolução

O trabalho exercido sobre o satélite é igual à sua variação de energia cinética, portanto:

Com base no cálculo feito, a alternativa correta é a letra D.

Publicado por Rafael Helerbrock

Artigos Relacionados

Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Colisão unidimensional entre o corpo A e o corpo B
Colisões unidimensionais
Estudo da dinâmica das colisões unidimensionais.
Conservação da energia mecânica
Descubra o que é conservação da energia mecânica. Aprenda as fórmulas usadas para calcular a energia mecânica, confira também exemplos e exercícios resolvidos.
Energia cinética
Acesse o texto para conhecer a definição de energia cinética. Aprenda a aplicação da dessa grandeza física. Teste seus conhecimentos com os exercícios resolvidos.
O elástico do bungee jumping serve para converter a energia cinética em energia potencial elástica.
Energia potencial elástica
Você sabe o que é energia potencial elástica? Confira o conceito, a fórmula, a dedução e exemplos de exercícios resolvidos sobre essa forma de energia.
Gás ideal
Você sabe o que é um gás ideal? Conheça as suas características, descubra o que é a lei geral dos gases e confira ainda exercícios resolvidos sobre o tema.
Transformação da energia eólica em energia elétrica
Potência de uma força
A potência de uma força representa a rapidez com que a energia é transformada em outras formas de energia.
Quantidade de movimento
Acesse e descubra o que é, qual a fórmula e como calcular uma importante grandeza física da Dinâmica: a quantidade de movimento.
Quanto menor for o tempo de reação de um corredor após ouvir o disparo inicial, melhor será seu desempenho na corrida
Tempo de reação
Seja rápido! Clique aqui para entender o que é tempo de reação!
O trabalho é a energia gasta na execução de uma tarefa e é obtida pelo produto da força pelo deslocamento
Trabalho da força constante
Clique aqui para conhecer a grandeza trabalho, energia gasta em uma atividade que é determinada pelo produto da força pelo deslocamento sofrido.
Velocidade escalar média
Você sabe o que é velocidade escalar média? Aprenda a fórmula da velocidade escalar média e descubra como calculá-la. Saiba mais com exercícios resolvidos.
video icon
Física
Associação de resistores em paralelo
Na associação de resistores em paralelo, os resistores são separados por nós, ocorrendo a divisão da corrente elétrica. Nesse tipo de associação, todos os resistores estão ligados ao mesmo potencial elétrico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."