Whatsapp icon Whatsapp

Volatilidade

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso.

A vaporização é o processo no qual ocorre a passagem de uma substância que se encontra no estado líquido para o estado gasoso.

Substâncias líquidas podem ser vaporizadas por ebulição, que tem como condições pressão e temperatura para sua ocorrência, e evaporação, que não depende diretamente da temperatura nem da pressão.
A evaporação ocorre em razão da diferença de energia cinética entre as moléculas de uma mesma substância. Geralmente as moléculas superficiais ganham mais velocidade que as mais internas; o ganho de energia cinética é sinônimo de velocidade.

As moléculas mais velozes vão escapando lentamente da substância, fazendo com que a mesma evapore.

A volatilidade está ligada à facilidade que a substância tem de passar do estado líquido para o gasoso, logo as substâncias que evaporam mais facilmente são substâncias mais voláteis.

Um bom exemplo é o álcool. Se deixarmos aberto o tanque de um carro que contenha álcool, o mesmo será esvaziado pouco a pouco em razão da facilidade que o mesmo tem de evaporar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Os barris de envelhecimento poderão ser flambados por dentro (com um maçarico de mão) para
evitar o excesso de evaporação do álcool da cachaça – Tonéis e Cia.
 

Publicado por Talita Alves dos Anjos

Artigos Relacionados

Dilatação térmica de sólidos
Conheça a dilatação térmica dos sólidos e seu funcionamento. Aprenda sobre o coeficiente de dilatação térmica de sólidos e confira exercícios sobre o tema!
Lei de Dalton
A lei de Dalton para o estudo dos gases perfeitos.
Transformação isotérmica
As características de um gás em uma transformação isotérmica.
Volatilidade de combustíveis
Porcentagem do combustível a uma dada temperatura.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.