Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. A economia da Austrália

A economia da Austrália

Apesar de ser considerado um país jovem, a economia da Austrália é bastante promissora. Esse país integra o bloco econômico da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico).

Apesar de ser um país considerado jovem, a Austrália está entre as maiores economias do mundo. O setor industrial australiano intensificou-se somente a partir do final da Segunda Guerra Mundial, no entanto, o desenvolvimento industrial não aconteceu em todo território nacional. O parque industrial se concentrou, especialmente, aos arredores de Sidney e de Melbourne. Para o ingresso efetivo no processo de industrialização das capitais dos estados de Nova Gales do Sul e Vitória, vários fatores foram determinantes, dentre eles: a) riqueza de recursos minerais em seu subsolo, os quais são as bases para a indústria, uma vez que se transformam em matéria-prima. Além de minérios fósseis, elementos usados para a geração de energia: força que movimenta as máquinas das indústrias. Ambos foram importantes para a origem da indústria siderúrgica no país.b) elevada produção agropecuária, que favoreceu o surgimento de indústrias relacionadas aos agronegócios, como as agroindústrias. c) Inserção de capitais estrangeiras no país, tendo em vista que muitos apostavam na Austrália como uma boa alternativa de investimentos, especialmente, as transnacionais.

O setor agrário da Austrália desempenha um importante papel para a economia do país. Uma das atividades agropecuárias de maior destaque neste país está ligada a criação de ovinos e, por essa razão, o país é o maior produtor de lã do mundo. A agricultura australiana é bastante modernizada, concentrada especialmente no sudeste do país. Os principais produtos agrícolas da Austrália são cereais, cana-de-açúcar e frutas.

O país em questão integra um importante bloco econômico, a Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico). Os países que mais mantêm relações comerciais com o continente australiano são: Japão, Coréia do Sul e Estados Unidos. Após a inserção da Austrália na Apec, o mesmo passou a investir capitais em países que integram os chamados Tigres Asiáticos, entre outras nacionalidades asiáticas com potencial econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Um dos símbolos da Austrália.
Um dos símbolos da Austrália.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Bandeira da Federação dos Estados da Micronésia
Federação dos Estados da Micronésia
Aspectos de um país formado por cerca de 600 ilhas no Oceano Pacífico.
A corrupção contribui para o agravamento da pobreza
A Corrupção na Nigéria
A Corrupção na Nigéria, Como desenvolve a Corrupção na Nigéria, Como a Corrupção na Nigéria contribui para o crescimento da pobreza, O contraste da riqueza do petróleo e a extrema pobreza na Nigéria.