Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Afinal, a Terra é redonda mesmo?

Afinal, a Terra é redonda mesmo?

A Terra é redonda mesmo? Na verdade, isso dependerá do rigor em que se analisa a ideia de esfera e da escala de observação.

Desde tempos antigos, já se sabia que a Terra era redonda, embora algumas sociedades tenham resistido a essa ideia por muito tempo. Mas ainda nos dias de hoje persiste a dúvida: o nosso planeta configura-se como uma esfera totalmente perfeita, ou seja, com um raio igual em todos os seus pontos?

Primeiramente, é importante que consideremos que a ideia de uma esfera matematicamente perfeita dificilmente será encontrada na natureza e em todo o universo. Essa concepção é, basicamente, uma construção intelectual humana e dificilmente se manifesta de maneira exata de forma natural.

Nesse sentido, o modelo mais exato para expressar a forma da Terra é o geoide, ou seja, um formato quase esférico, mas com diversas deformações, diferenças de gravidade em vários de seus pontos e acúmulo de massa de maneira irregular ao longo de seu volume total. Além disso, as diferenças de altitude e profundidade não permitem também que o planeta seja exatamente redondo.

No entanto, tudo dependerá da escala em que a análise será feita. Se imaginarmos a Terra vista de fora e em uma posição muito aproximada, veremos as diferenças entre as suas altitudes e depressões e poderemos perceber, até mesmo, que o nível das águas dos oceanos varia muito de uma região à outra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por outro lado, se considerarmos o planeta visto de longe, essas deformações tornam-se praticamente nulas. Afinal, o ponto mais alto da Terra em relação ao nível do mar é o Everest, que possui pouco mais de 8 km de altitude, ao passo que o ponto mais profundo, a Fossa das Marianas no Oceano Pacífico, possui cerca de 11 km de profundidade. Esses quase 20 km de diferença não são nada perante o diâmetro que o planeta possui – 12 742 km.

Outra característica importante do formato da Terra é o seu leve achatamento nos polos. Isso acontece pela alta velocidade em que o movimento orbital de translação apresenta-se, a mais de 1600 km/h.

Mas por que a Terra apresenta esse formato quase esférico?

A Terra e a maioria dos demais planetas e luas apresentam essa forma um pouco arredondada por causa da aceleração da gravidade. Assim, para manter certo equilíbrio entre as diferentes áreas, os corpos celestes tendem a apresentar esse formato mais esférico, pois, afinal, tudo é atraído para o centro do planeta.

Imagem de satélite divulgada pela NASA com o perfil aparente da Terra
Imagem de satélite divulgada pela NASA com o perfil aparente da Terra
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
A forma do Planeta Terra é geoide
A forma da Terra
As características do único planeta que abriga água no estado líquido.
Aceleração da gravidade
Descubra o que é a aceleração da gravidade, conheça as fórmulas usadas para calculá-la, e confira exercícios resolvidos sobre aceleração gravitacional.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
As montanhas são formadas a partir de energias contidas no interior da Terra.
Os mistérios do planeta Terra
Os mistérios do planeta Terra, A localização da Terra no sistema solar, A presença de água no planeta Terra, Como são obtidas as informações acerca do interior do planeta Terra.
Terra, único planeta que possui vida.
Planeta Terra
Conheça algumas curiosidades sobre nosso planeta. Entenda como são formadas as estruturas interna e externa da Terra. Identifique os movimentos terrestres.