Whatsapp icon Whatsapp

África do Sul e a Aids

Mulher portadora do vírus HIV em fase terminal, África do Sul.
Mulher portadora do vírus HIV em fase terminal, África do Sul.

Após uma série de problemas de ordem racial na África do Sul, proveniente do apartheid, existe hoje uma real ameaça ao seu crescente desenvolvimento econômico, social e produtivo. O que pode comprometer tal desenvolvimento é o alto índice de pessoas com AIDS (doença causada pelo vírus HIV que afeta as defesas do corpo), que muitos já encaram como uma epidemia.

De acordo com a UNAIDS, somente no ano de 1999 pelo menos 3,8 milhões de pessoas contraíram a doença. O país africano que mais sofre com a AIDS é a África do Sul, onde provavelmente cerca de quatro milhões de pessoas estão contaminadas.

Segundo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), pelo menos 40% dos jovens com menos de quinze anos nativos da África do Sul não atingirá a idade de 60 anos, devido ao surto da doença, diariamente são diagnosticados cerca de 1.400 novos infectados.

Na Cidade do Cabo, no ano de 2006, a doença matou todos os dias 960 pessoas, em pesquisas realizadas pela Sociedade Sul-Africana de Estatística e pelo Conselho Médico de Pesquisa, realizada a cada dois anos, foi constatado que, dos 48 milhões de habitantes, 5,4 milhões foram contaminados no segundo semestre do ano de 2006.

Os altos índices de infectados ocasionou a diminuição na esperança de vida da população, que era de 63 para 51 anos, as previsões não são otimistas em relação à diminuição de casos, pois conforme o relatório apresentado a grande ocorrência da AIDS não tende a decrescer e deverá prolongar até a próxima década. Outra constatação divulgada no relatório do Conselho Médico de Pesquisa é que apenas 230 mil pessoas contaminadas têm acesso ao tratamento da doença, o restante não recebe nenhum tipo de procedimento médico.

Esse processo poderá causar a diminuição drástica no número de habitantes do país, isso compromete a quantidade da mão-de-obra disponível, diminui a população economicamente ativa, sem contar os altos gastos com o tratamento da doença que possui um elevado preço.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data importante para a conscientização sobre a doença que é comemorada em dezembro desde 1988.
A indústria automobilística é um exemplo claro de transnacionais.
A influência das transnacionais na América Latina
A influência das transnacionais na América Latina, O que a industrialização tardia produziu nos países subdesenvolvidos, Quando ocorreu o processo de industrialização efetiva nos países da América Latina, Os incentivos concedidos pelos países subdesenvolvidos às transnacionais.
Realidade de muitas crianças africanas.
As principais causas da fome na África
As raízes de um flagelo que atinge milhões de pessoas no continente.
Moscou, a cidade mais populosa da Europa, com cerca de 12 milhões de habitantes.
Aspectos da população da Europa
Informações gerais sobre o povo do velho continente.
A América Anglo-Saxônica é rica em formações lacustres.
Hidrografia da América do Norte
As particularidades dos rios e lagos dos países anglo-saxônicos.
Visão noturna do Ártico.
Ártico
Ártico, Onde está localizado o Ártico, Qual é a área total ocupada pelo Ártico, Os países que detêm territórios no Ártico, As temperaturas do Ártico, A vegetação do Ártico.
video icon
História
Maria Quitéria (1792-1853)
Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Maria Quitéria (1792-1853). Confira também, no nosso canal, outras informações sobre grandes mulheres da história.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."