Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana do Brasil
  4. Agricultura no Brasil atual

Agricultura no Brasil atual

Atualmente, a agricultura no Brasil é marcada pelo processo de mecanização e expansão das atividades em direção à região Norte.

A atividade do setor agrícola é uma das mais importantes da economia brasileira, pois, embora componha pouco mais de 5% do PIB brasileiro na atualidade, é responsável por quase R$100 bilhões em volume de exportações em conjunto com a pecuária, segundo dados da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa). A produção agrícola no Brasil, portanto, é uma das principais responsáveis pelos valores da balança comercial do país.

Ao longo da história, o setor da agricultura no Brasil passou por diversos ciclos e transformações, indo desde a economia canavieira, pautada principalmente na produção de cana-de-açúcar durante o período colonial, até as recentes transformações e expansão do café e da soja. Atualmente, essas transformações ainda ocorrem, sobretudo garantindo um ritmo de sequência às transformações técnicas ocorridas a partir do século XX, como a mecanização da produção e a modernização das atividades.

A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Nesse novo panorama, o avanço das indústrias, o crescimento do setor terciário e a aceleração do processo de urbanização colocaram o campo economicamente subordinado à cidade, tornando-o dependente das técnicas e produções industriais (máquinas, equipamentos, defensivos agrícolas etc.).

Podemos dizer que a principal marca da agricultura no Brasil atual – e também, por extensão, a pecuária – é a formação dos complexos agrícolas, notadamente desenvolvidos nas regiões que englobam os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, destacam-se a produção de soja, a carne para exportação e também a cana-de-açúcar, em razão do aumento da necessidade nacional e internacional por etanol.

Na região Sul do país, a produção agrícola é caracterizada pela ocupação histórica de grupos imigrantes europeus, pela expansão da soja voltada para a exportação nos últimos decênios e pela intensiva modernização agrícola. Essa configuração é preponderante no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do norte do Rio Grande do sul. Além da soja, cultivam-se também, em larga escala, o milho, a cana-de-açúcar e o algodão. Na pecuária, a maior parte da produção é a de carne de porco e de aves.

Na região Sudeste, assim como na região sul, a mecanização e produção com base em procedimentos intensivos de alta tecnologia são predominantes. Embora seja essa a região em que a agricultura encontra-se mais completamente subordinada à indústria, destacam-se os altos índices de produtividade e uso do solo. Por outro lado, com a maior presença de maquinários, a geração de empregos é limitada e, quando muito, gerada nas agroindústrias. As principais culturas cultivadas são o café, a cana-de-açúcar e a fruticultura, com ênfase para os laranjais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *
Produção cafeeira em Alfenas, Minas Gerais *

Na região Nordeste, por sua vez, encontra-se uma relativa pluralidade. Na Zona da Mata, mais úmida, predomina o cultivo das plantations, presente desde tempos coloniais, com destaque novamente para a cana, voltada atualmente para a produção de álcool e também de açúcar. Nas áreas semiáridas, ressalta-se a presença da agricultura familiar e também de algumas zonas com uma produção mais mecanizada. O principal cultivo é o de frutas, como o melão, a uva, a manga e o abacaxi. Além disso, a agricultura de subsistência também possui um importante papel.

Já a região Centro-Oeste é a área em que mais se expande o cultivo pela produção mecanizada, que se expande em direção à Amazônia e vem pressionando a expansão da fronteira agrícola para o norte do país. A Revolução Verde, no século passado, foi a principal responsável pela ocupação dos solos do Cerrado nessa região, pois permitiu o cultivo de diversas culturas em seus solos de elevada acidez. O principal produto é a soja, também voltada para o mercado externo.

Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **
Produção mecanizada de soja no Mato Grosso **

Por fim, a região Norte é caracterizada por receber, atualmente, as principais frentes de expansão, vindas do Nordeste e do Centro-Oeste. A região do “matopiba” (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), por exemplo, é a área onde a pressão pela expansão das atividades agrárias ocorre mais intensamente, o que torna a região Norte como o futuro centro de crescimento do agronegócio brasileiro. As atividades mais praticadas nessa região ainda são de caráter extensivo e de baixa tecnologia, com ênfase na pecuária primitiva, na soja em expansão e em outros produtos, que passam a competir com o extrativismo vegetal existente.

Pecuária extensiva na área de expansão agrícola da região Norte ***
Pecuária extensiva na área de expansão agrícola da região Norte ***

________________________________

* Créditos da imagem: T photography / Shutterstock
** Créditos da imagem: AFNR / Shutterstock
*** Créditos da imagem: Frontpage / Shutterstock

A mecanização é um dos traços atuais da agricultura no Brasil
A mecanização é um dos traços atuais da agricultura no Brasil
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A agricultura pode dividir-se em diferentes tipos de produção, que se adequam às características do ambiente.
Tipos de agricultura
Entenda melhor os tipos de agricultura, que equivalem às diferentes formas de produção agrícola, realizadas de acordo com as condições do ambiente em que serão desenvolvidas. Confira uma explicação detalhada sobre os principais tipos de agricultura, bem como suas características e produção.
O sistema de plantation empreendeu diversos problemas de ordem econômica e social no Brasil.
Plantation
O modelo de exploração das terras que marcou historicamente a economia brasileira.
A importância da atividade agropecuária para a economia e a sociedade.
Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Mecanização na agricultura
A Revolução Verde
A inserção tecnológica nas atividades agrícolas.
O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
Agricultura familiar
Saiba como está estruturada a agricultura familiar no Brasil e entenda sua importância para a segurança alimentar do país.
A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
Agricultura
As principais características da agricultura: conceito, histórico, transformações, tipos e importância para a sociedade.