Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Agricultura familiar

Agricultura familiar

Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais*; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.

No ano de 2006, o IBGE realizou o Censo Agropecuário Brasileiro. Nele, verificou-se a força e a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país.

Aproximadamente 84,4% dos estabelecimentos agropecuários do país são da agricultura familiar. Em termos absolutos, são 4,36 milhões de estabelecimentos agropecuários. Entretanto, a área ocupada pela agricultura familiar era de apenas 80,25 milhões de hectares, o que corresponde a 24,3% da área total ocupada por estabelecimentos rurais.

Isso revela uma concentração fundiária e uma distribuição desigual de terras no Brasil. Se realizarmos uma média do tamanho das propriedades familiares e não familiares, teríamos, respectivamente, 18,37 e 309,18 de hectares. Ou seja, é um abismo muito grande entre minifúndio e latifúndio.

Outro dado interessante é que dos 80,25 milhões de hectares de área da agricultura familiar, 45,0% destinavam-se às pastagens; 28,0% eram compostos de matas, florestas ou sistemas agroflorestais; e 22% de lavouras. Segundo o IBGE, a agricultura familiar era responsável por grande parte da produção de alimentos no país, conforme a tabela abaixo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006
Fonte: IBGE, Censo Agropecuário 2006

Apesar da importância da agricultura familiar para o país, as políticas públicas adotadas ainda privilegiam os latifundiários. Como exemplo, cita-se o plano de safra 2011/2012, em que R$ 107 bilhões foram destinados à agricultura empresarial enquanto que apenas R$ 16 bilhões foram destinados aos produtores familiares. Apesar disso, a agricultura familiar gera, em média, 38% da receita dos estabelecimentos agropecuários do país e emprega aproximadamente 74% dos trabalhadores agropecuários do país.

O principal programa de incentivo à agricultura familiar é o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos ao pequeno produtor rural, com baixas taxas de juros.

*O módulo fiscal é uma unidade territorial agrária, fixada por cada município brasileiro baseados na Lei Federal nº 6.746/79. O tamanho do módulo fiscal, para cada município, é determinado levando-se em consideração: o tipo de exploração predominante no município e a renda obtida com ela; outras explorações importantes (seja pela renda ou área ocupada) existentes no município; e o conceito de "propriedade familiar", definido pela Lei nº 6.746/79. O módulo fiscal varia de 5 a 100 hectares, conforme o município.

O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
O agricultor familiar ainda é carente de políticas públicas eficazes
Publicado por: Regis Rodrigues de Almeida
Assuntos relacionados
A poluição hídrica afeta a disponibilidade de água e outros recursos naturais
Poluição hídrica
As principais causas e também as consequências da poluição hídrica, um problema cada vez maior e que proporciona graves impactos socioambientais.
A agricultura é uma das principais formas de construção e transformação do espaço geográfico
Agricultura
As principais características da agricultura: conceito, histórico, transformações, tipos e importância para a sociedade.
Mangueiras de gotejamento em uma lavoura de milho
Economia de água na agricultura
As atividades agrícolas são as que mais consomem e desperdiçam recursos hídricos. Conheça algumas formas de praticar a economia de água na agricultura!
A mecanização é um dos traços atuais da agricultura no Brasil
Agricultura no Brasil atual
Entenda a atual configuração socioespacial da agricultura no Brasil e os principais aspectos produtivos do setor agrícola no país.
Lavoura de cana-de-açúcar, um dos principais produtos agropecuários brasileiros
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
A agricultura pode dividir-se em diferentes tipos de produção, que se adequam às características do ambiente.
Tipos de agricultura
Entenda melhor os tipos de agricultura, que equivalem às diferentes formas de produção agrícola, realizadas de acordo com as condições do ambiente em que serão desenvolvidas. Confira uma explicação detalhada sobre os principais tipos de agricultura, bem como suas características e produção.
Uma das premissas do pensamento neomalthusiano é a difusão de produtos contraceptivos
Teoria Neomalthusiana
Conheça as principais ideias da Teoria Neomalthusiana e suas aplicações no controle do crescimento populacional.
Logotipo do Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank)
Banco Mundial (World Bank), O que é o Banco Mundial (World Bank), Quando foi criado o Banco Mundial (World Bank), Quais são as finalidades do Banco Mundial (World Bank), Quem são os principais acionistas do Banco Mundial (World Bank).
O capitalismo é um sistema político-econômico praticado em grande parte do mundo.
Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
A idéia de que a Europa é o centro da cultura mundial.
Eurocentrismo
Eurocentrismo, O que é Eurocentrismo, Qual é a finalidade do Eurocentrismo, Exemplos de Eurocentrismo, Eurocentrismo e as outras culturas, O Eurocentrismo e a divisão entre oriente e ocidente.
Os portos é o principal centro de exportação e importação.
Balança Comercial
Balança Comercial, O que é uma Balança Comercial, Balança Comercial positiva, Balança Comercial negativa, A Balança Comercial do passado, A importância de uma Balança Comercial positiva.
Mapa da América Central.
Aspectos naturais da América Central
Aspectos naturais da América Central, Aspectos do clima da América Central, Aspectos da vegetação da América Central, Aspectos do relevo da América Central.
Canal de Suez.
Canal de Suez
Canal de travessia marítima que liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Os Aborígenes foram os primeiros povos habitantes do território australiano
Aborígenes Australianos
A triste história de perseguição aos povos nativos da Austrália.
As relações econômicas no planeta
Geografia Econômica
A análise das atividades econômicas.
Favela paulista: uma expressão do subdesenvolvimento no espaço geográfico
O que é subdesenvolvimento?
O subdesenvolvimento, seus conceitos, suas causas e características.