Whatsapp icon Whatsapp

Agricultura familiar

A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola baseada na pequena propriedade e no trabalho familiar. Ela é um dos principais sistemas de produção alimentar do mundo.
Grupo de pessoas cultivando amaranto em um contexto de agricultura familiar.
A agricultura familiar é um dos principais modelos de produção agrícola presentes no mundo.

A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola praticada em pequenas propriedades com o uso de mão de obra formada por um pequeno grupo de trabalhadores, geralmente de uma mesma família. Esse modelo de produção agrícola tem como características a produção em pequena escala, a diversidade de alimentos produzidos e o baixo investimento de capital, além da venda do excedente produzido localmente para feiras e mercados. Esse modelo é um dos principais produtores de alimentos no Brasil e está fortemente vinculado às formas de produção agrícola consideradas sustentáveis.

Leia também: Quais são os tipos de agricultura?

Resumo sobre agricultura familiar

  • A agricultura familiar é a principal responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro, com uma grande diversidade de gêneros alimentícios.

  • São características desse modelo a pequena propriedade de terra, a utilização de mão de obra familiar e a produção destinada ao mercado interno.

  • O Brasil possui diversos produtores familiares que são responsáveis pelo abastecimento alimentar de grande parte do país.

  • O agronegócio é um modelo antagônico à agricultura familiar em razão de características como a utilização intensiva de insumos em grandes propriedades.

  • A produção agrícola familiar é responsável por uma importante parcela de geração de emprego e renda no campo.

  • A agricultura familiar é um dos tipos de agricultura praticados no mundo que se aproxima amplamente de práticas extensivas de agropecuária.

  • O modelo de produção familiar é muito próximo de sistemas sustentáveis de agricultura como a agrofloresta e a agroecologia.

O que é agricultura familiar?

A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola baseada na produção em pequena escala para abastecimento do mercado interno por meio do uso de mão de obra familiar. Ela é realizada especialmente em pequenas propriedades, com baixo investimento de capital e utilização de trabalhadores locais. Esse modo de produção agrícola é um dos principais responsáveis pelo abastecimento de alimento às populações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais características da agricultura familiar

A agricultura familiar possui diversas particularidades que definem esse tipo de produção agrícola. São características da agricultura familiar:

  • utilização de mão de obra familiar;

  • predominância de pequenas propriedades;

  • venda do excedente de produção;

  • diversificação da produção alimentar;

  • produção em pequena escala;

  • baixo impacto ambiental;

  • uso de técnicas tradicionais de cultivo.

Funcionamento da agricultura familiar

O funcionamento da agricultura familiar ocorre especialmente em pequenas propriedades, por meio da utilização de mão de obra familiar. Em geral, são utilizadas técnicas arcaicas de cultivo, que produzem menos impactos ambientais no meio, além de contribuírem para a preservação da paisagem local.

A agricultura familiar está baseada na produção diversificada de alimentos, sendo comum a produção de diferentes gêneros agrícolas em uma mesma propriedade, geralmente em pequena escala. A produção agrícola da agricultura familiar é aproveitada pelas famílias envolvidas no processo e vendida para terceiros, com a realização de feiras e outras formas de comércio.

O retorno financeiro da agricultura familiar é utilizado para a sobrevivência dos agricultores e, ainda, para a realização de pequenos investimentos nas propriedades, como compras de mudas e insumos.

Por que a agricultura familiar é importante?

Família em um ambiente de realização de agricultura familiar.
A agricultura familiar é um dos modelos de produção agrícola.

A agricultura familiar é a principal produtora de alguns alimentos no cenário nacional, como hortaliças, legumes e frutas. A produção agrícola familiar é responsável por uma importante parcela de geração de emprego e renda no campo, com destaque para o abastecimento interno de alimentos diversificados, além dos produtos que são aproveitados para o consumo das famílias envolvidas na sua produção.

Esse tipo de agricultura gera poucos impactos no meio ambiente, com uso reduzido de agroquímicos e equipamentos diversos. O processo de agricultura familiar também possui grande importância histórica e cultural, visto que guarda técnicas de cultivo tradicionais, muitas delas em vias de extinção devido à expansão do agronegócio.

Agricultura familiar no Brasil

A agricultura familiar no Brasil é uma importante geradora de emprego e renda. Ela está presente em todo o território nacional, desde propriedades de descendentes de imigrantes no Sul até pequenas fazendas de povos tradicionais do Nordeste do país, sendo responsável pela maior parte da produção de frutas, verduras e legumes que abastecem o mercado interno brasileiro.

A agricultura familiar no Brasil é muito intensa em pequenos municípios do interior e nas zonas periféricas das grandes cidades, sendo uma importante geradora de renda para essas populações, que comumente vendem o seu excedente produtivo em feiras e mercados locais.

Porém, apesar da sua grande importância econômica, social e até mesmo ambiental, o Brasil ainda carece de políticas públicas de fomento às iniciativas de agricultura familiar, como o estabelecimento de linhas crédito, a formação de cooperativas de produtores, o fornecimento de máquinas e insumos diversos, entre outras ações.

Veja também: Agricultura no Brasil atual

Agricultura familiar e agronegócio

A agricultura familiar e o agronegócio são sistemas de produção agrícola que possuem grandes diferenças.

  • Agricultura familiar: está baseada na pequena propriedade de terra, na produção em pequena escala, na utilização de mão de obra familiar e na adoção de técnicas tradicionais de cultivo.

  • Agronegócio: está ancorado especialmente na produção agrícola em larga escala, geralmente em grandes propriedades voltadas para a produção monocultora, com intenso uso de máquinas, equipamentos, insumos e químicos agrícolas. O agronegócio também é um importante setor da economia brasileira e está voltado especialmente para a produção de gêneros alimentícios exportados pelo país, como soja, milho e carne.

Agricultura familiar e sustentabilidade

 Pessoas trabalhando em uma horta em um contexto de agricultura familiar, na cidade de Marília, no estado de São Paulo.
A agricultura familiar possui similaridades com formas agrícolas sustentáveis. [1]

A agricultura familiar está fortemente vinculada à sustentabilidade, visto que esse modelo agrícola utiliza, de forma significativa, técnicas tradicionais de cultivo que geram menos impactos no meio ambiente.

Esse tipo de agricultura possui menor potencial de transformação da paisagem, em razão da adoção diminuta de máquinas e equipamentos, e gera menos impactos ambientais devido ao pequeno uso de agroquímicos e outros defensivos agrícolas.

Esse modelo também contribui para a conservação do solo, a preservação da vegetação e a conservação das fontes de água. A agricultura familiar é fortemente adotada nos chamados modelos sustentáveis de produção agrícola, como a agricultura orgânica, a agrofloresta e a agroecologia.

Outros modelos agrícolas semelhantes à agricultura familiar

A agricultura familiar é um dos tipos de modelo de produção agrícola. Tradicionalmente, esse modo de produção possui características próximas de outros modelos, como a agricultura extensiva e agricultura de subsistência, e é distante da realidade de modelos mais modernos, como a agricultura intensiva, também chamada de agricultura moderna ou comercial.

Por sua vez, diversos outros modelos agrícolas são bem próximos da agricultura familiar, sendo inclusive apontados como variações dessa forma produtiva. A agricultura orgânica, por exemplo, está fortemente vinculada à agricultura familiar, já que ambas possuem características comuns.

Já mais recentemente, em especial devido à crescente preocupação ambiental, novos modelos de produção agrícola foram desenvolvidos, com características comuns à agricultura familiar, como, por exemplo, agroecologia, agrofloresta e agriculturas biológica, regenerativa, biodinâmica e sintrópica.

Exercícios resolvidos sobre agricultura familiar

Questão 1

(Famerp)

De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do país e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo — 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecológicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.

O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde

A) à agricultura familiar, que se apresenta restrita em área, mão de obra e capital investidos.

B) à agricultura orgânica, que se baseia no uso sustentável da terra e dos insumos utilizados.

C) à agricultura patronal, que se baseia na contratação de mão de obra qualificada para seus cultivos.

D) ao agronegócio, que se baseia no uso de tecnologia nas diferentes etapas do processo produtivo.

E) ao sistema agroflorestal, que se pauta no extrativismo de matérias-primas com alto valor comercial.

Resolução:

Alternativa A

A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola que se baseia na pequena propriedade, na mão de obra familiar, na produção em pequena escala e no pequeno investimento de capital.

Questão 2

(PUC) O pequeno lavrador, segundo lei federal de 2006, é aquele que, residindo na zona rural, detenha a posse de gleba rural não superior a 50 (cinquenta) hectares, explorando-a mediante o trabalho pessoal e de sua família, admitida a ajuda eventual de terceiros. Sobre o pequeno lavrador brasileiro, é correto afirmar que

A) tem sido estimulado a migrar para as áreas urbanas, pois as atividades rurais que pratica são consideradas pouco lucrativas.

B) usufrui de créditos bancários que lhe garantem alto índice de produtividade e, automaticamente, aumento dos lucros.

C) tradicionalmente utiliza técnicas que têm como objetivo preservar a sustentabilidade socioeconômica e ambiental da sua propriedade.

D) entre suas principais atividades estão aquelas voltadas à produção de bens destinados à exportação, concorrendo com o agronegócio.

E) de modo geral desenvolve a agricultura familiar que produz a maior parte dos bens destinados ao mercado consumidor brasileiro.

Resolução:

Alternativa E

A agricultura familiar é a grande responsável pela produção e abastecimento de alimentos no mercado doméstico do Brasil. Ela é realizada em pequenas propriedades por meio do uso de mão de obra familiar.

Crédito de imagem

[1] Alf Ribeiro / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agronegócios
Agronegócios, O que é Agronegócio, O que desenvolve o Agronegócio, Quais atividades fazem parte do Agronegócio, A participação econômica do Agronegócios, Onde atua os Agronegócios.
Agropecuária
Clique aqui, saiba quais são as características da agropecuária e conheça os tipos, os impactos e as aplicações da agropecuária no Brasil e no mundo.
Agropecuária no Brasil: principais produtos
Conheça os principais produtos cultivados pela agropecuária no Brasil, as suas áreas produtoras e o papel de suas mercadorias na economia nacional.
Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
Balança Comercial
Balança Comercial, O que é uma Balança Comercial, Balança Comercial positiva, Balança Comercial negativa, A Balança Comercial do passado, A importância de uma Balança Comercial positiva.
Canal de Suez
Conheça a história do Canal de Suez e entenda a sua importância política e econômica. Veja também por que ele é o principal canal marítimo artificial do mundo.
Espaço rural
Clique aqui, saiba quais são as principais características do espaço rural e entenda como se deu a evolução do espaço rural ao longo do tempo.
Geografia Econômica
Saiba quais são os principais conceitos estudados em Geografia Econômica. Veja a importância desse campo de estudo da Geografia e suas subáreas.
O que é subdesenvolvimento?
O subdesenvolvimento, seus conceitos, suas causas e características.
Revolução Verde
Saiba mais sobre o processo de modernização da agricultura mundial conhecido como Revolução Verde. Entenda suas vantagens, desvantagens e principais consequências.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!