Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. As principais Placas Tectônicas

As principais Placas Tectônicas

As placas tectônicas diferenciam-se no tamanho e forma e estão em constante movimentação. Elas podem apresentar movimentos divergentes ou convergentes.

A camada externa e sólida da Terra é formada por gigantescos blocos, denominados placas tectônicas ou placas litosféricas. Essas placas diferenciam-se no tamanho e forma, entretanto, um aspecto em comum entre elas é que estão em constante movimentação, podendo apresentar movimentos divergentes (quando se afastam) ou convergentes (quando há colisão entre diferentes placas). Esses diferentes movimentos são responsáveis por uma série de fenômenos na Terra: terremotos, vulcões, distanciamento entre continentes, etc.

Conheça as principais placas tectônicas e suas características:

Placa do Pacífico – É a maior placa oceânica, presente na maior parte do oceano Pacífico e apresentando uma extensão de 70 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Norte-Americana, responsável pela falha de San Andreas.

Placa de Nazca – Placa oceânica localizada no oceano Pacífico a oeste da América do Sul, com extensão de 10 milhões de quilômetros quadrados. Forma uma zona de convergência com a placa Sul-Americana, responsável por terremotos nos países localizados a oeste da América do Sul, como por exemplo, o Chile.

Placa Sul-Americana – Com extensão de 32 milhões de quilômetros quadrados, a placa Sul-Americana está localizada na América do Sul. O Brasil localiza-se no meio dessa placa. Forma uma zona de Convergência com a placa de Nazca e uma zona de divergência com a placa da África (os dois continentes afastam-se 3 centímetros por anos).

Placa Norte-Americana – Com 70 milhões de quilômetros quadrados, esse “bloco” abrange a América do Norte, América Central e a Groelândia, além de uma parte do Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Forma uma zona de convergência com a placa do Pacífico.

Placa Africana – Encontra-se presente no continente africano, oeste da Ásia, oceano Atlântico e Oceano Índico, com extensão de 65 milhões de quilômetros quadrados. O encontro dessa placa com a Euroasiática deu origem ao Mar Mediterrâneo e ao Vale do Rift.

Placa Antártica – Com 25 milhões de quilômetros quadrados, a placa da Antártica abrange toda a Antártida e os oceanos em suas porções sul.

Placa Indo-Australiana – Apresenta 45 milhões de quilômetros quadrados, sendo formada pelas placas Australiana e Indiana. Engloba a Austrália, Nova Zelândia, Oceano Índico e parte do Oceano Pacífico. Várias ilhas são formadas na região em virtude do encontro com a placa das Filipinas.

Placa Euroasiática Ocidental – Nela, estão localizados o continente europeu e o oeste da Ásia. Sua extensão é de 60 milhões de quilômetros quadrados.

Placa Euroásiatica Oriental – Com área total de 40 milhões de quilômetros quadrados, esse bloco abriga o continente asiático. Forma uma zona de convergência com as placas das Filipinas e do Pacífico. Essa é considerada a zona mais sísmica do planeta, sendo uma das regiões com maior ocorrência de vulcões e terremotos.

Placa das Filipinas – Localizada no Oceano Pacífico a leste das Filipinas, essa placa possui 7 milhões de quilômetros quadrados. Nela, está presente quase a metade dos vulcões ativos da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As diferentes Placas Tectônicas
As diferentes Placas Tectônicas
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
A estrutura interna da Terra é segmentada em várias camadas
Camadas da Terra
Conheça as camadas da Terra e saiba como funciona a estrutura interna do nosso planeta.
Distribuição dos vulcões no mundo. A grande maioria dos vulcões concentra-se na região de encontro de placas tectônicas
Vulcões
Saiba mais sobre os vulcões, curiosas estruturas geológicas que normalmente se concentram em regiões de encontro entre placas tectônicas.
Distribuição das placas tectônicas da Terra
Placas Tectônicas
Você sabe o que são placas tectônicas e por que elas movimentam-se? Clique e fique por dentro do assunto!
De acordo com a teoria da Deriva Continental, no passado havia só um continente:  Pangeia
Deriva Continental
Entenda a teoria da Deriva Continental e compreenda como um único continente fragmentou-se e deu origem a todos os espaços terrestres atuais.
Imagem da ação do tsunami na Tailândia, em 2004, ocasionado pelo Círculo do Fogo do Pacífico
Círculo de Fogo do Pacífico
O Círculo de Fogo do Pacífico e a manifestação desse evento geológico com as zonas de instabilidade sísmica da Terra.
Efeitos de um abalo sísmico de forte intensidade no Nepal
Zonas sísmicas da Terra
Conheça as principais zonas sísmicas da Terra, isto é, as regiões do planeta onde é mais frequente a ocorrência de terremotos.
Na atualidade, há vários vulcões ativos. Um deles é o Vulcão Tungurahua, no Equador
Tipos de erupção vulcânica
Clique aqui e saiba mais sobre os diferentes tipos de erupção vulcânica, classificação que se baseia na quantidade e intensidade da lava expelida.
Os vulcões são formações geológicas que variam em tamanho e nível de atividade
10 curiosidades sobre Vulcões
Clique aqui e veja dez curiosidades sobre vulcões, estruturas geológicas surpreendentes!
Fóssil de uma espécie de crocodilo datado com mais de 160 milhões de anos
Fósseis
Entenda o que são os fósseis, conheça os seus principais tipos e confira exemplos, descobrindo como se formam esses importantes registros geológicos.
Dano provocado por terremoto em São Francisco, Estados Unidos.
A intensidade dos terremotos e suas conseqüências
A intensidade dos terremotos e suas conseqüências, Como os terremotos são medidos, A variação de escala dos tremores e seus respectivos prejuízos, A quantidade de tremores no mundo.
Exemplo de rocha sedimentar
Rochas Sedimentares
As características das rochas sedimentares e as etapas do seu processo de formação.