Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Aspectos econômicos da Nigéria

Aspectos econômicos da Nigéria

A economia da Nigéria, apesar da atual ordem de crescimento, ainda sofre com a instabilidade política e com a excessiva dependência da exportação de petróleo.

A Nigéria é um país que se localiza na região ocidental da África e constitui-se como a segunda maior “potência” do continente. Sua economia, nos últimos anos, vem registrando índices sucessivos de crescimento, tendo quadruplicado a sua posição ao longo da última década.

Além de ser a segunda maior economia, é também o segundo país mais industrializado da África, ficando atrás somente dos sul-africanos. Apesar dos contínuos crescimentos, a Nigéria está longe de apresentar uma economia sólida ou emergente. Isso porque a sua produção está diretamente dependente da exportação de petróleo, a principal matéria-prima do país. Tal fator propicia a concentração de renda e a chamada “fuga de capitais”, uma vez que o processo de extração e refino do petróleo é predominantemente realizado por empresas estrangeiras.

O país sofre os efeitos econômicos e industriais provenientes do período de colonização inglesa, que perdurou por cerca de 100 anos. Somam-se a esse fator os elevados índices de corrupção e os elevados níveis de endividamento do país, um dos maiores em toda a África.

A renda per capita da Nigéria é uma das piores em todo mundo: cerca de 560 dólares. A expectativa de vida é baixa, girando em torno de 55 anos, sendo que a maior parte da população ainda vive na zona rural. O principal problema, no que tange ao aspecto espacial, é a inexistência de condições de infraestrutura para industrialização e desenvolvimento do país, uma vez que os direcionamentos dos investimentos públicos concentram-se na produção de petróleo, o que beneficia mais as empresas que realizam a extração desse recurso do que a população em si.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em virtude da baixa diversificação dos investimentos públicos, das elevadas injustiças sociais e dos altos níveis de desigualdade – isso sem contar a pluralidade de nações ocupando um mesmo território e buscando a independência –, a Nigéria possui uma instabilidade política acentuada. Atualmente, há um grupo terrorista atuando no país, o Boko Haram, que realiza, com frequência, atentados nas mais diversas regiões.

Com base nessas informações, o que podemos notar é que a Nigéria representa o quadro geral econômico e político da África: dependência financeira para com países e empresas estrangeiras, mercado pautado na produção de matérias-primas, ordenamento territorial que enquadra diferentes nações em um mesmo território e um quadro de instabilidade política, todos esses fatores diretamente herdados do quadro colonial que se instalou nos séculos XIX e XX sobre o continente.

Naira, moeda da Nigéria
Naira, moeda da Nigéria
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Brasil, um país com potencial turístico
Turismo
Turismo, O que é Turismo, Como surgiu o Turismo no mundo, Como se desenvolve o Turismo, Qual é a principal finalidade do Turismo, A indústria do Turismo, O Turismo no mundo, Turismo e renda.
O capitalismo é um sistema político-econômico praticado em grande parte do mundo.
Algumas características do capitalismo
Confira aqui o conceito e as principais características do capitalismo.
Continentes terrestres
Continentes
Aspectos geográficos dos continentes.
A industrialização favoreceu o avanço do imperialismo.
Industrialização e Imperialismo
Industrialização e Imperialismo, O que é Industrialização e Imperialismo, Como desenvolveu a Industrialização e Imperialismo, Como atua a Industrialização e Imperialismo no mundo atual.
A oposição ao terrorismo
Pacifismo
Pacifismo, o que é pacifismo, como o pacifismo surgiu, aliados ao pacifismo, a dificuldade do pacifismo em ser executado.
A rosa-dos-ventos utilizada para orientação.
Orientação e localização
Orientação e localização, Como se orientar na superfície terrestre, Orientação pelos astros, Orientação por instrumentos, Orientação e localização pelos paralelos e latitudes, Orientação e localização pelos meridianos e longitudes, Orientação e localização pelas coordenadas geográficas.
Em um único aparelho de celular é possível enviar vários tipos de informações, como transações bancárias, fotos, imagens, mensagens, dentre outras.
Os fluxos de informações
As principais tecnologias existentes no mundo contemporâneo.
Os desafios demográficos envolvem superar as desigualdades e a intolerância entre as diferentes etnias
Desafios Demográficos do Século XXI
No início do século XXI, entre novos e velhos problemas, os desafios demográficos são colocados para a humanidade. Leia e entenda!