Whatsapp icon Whatsapp

Atlas geográfico

O Atlas Geográfico é uma importante ferramenta de conhecimento e localização. É um conjunto de mapas de um determinado lugar ou região.
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos

Um atlas geográfico é definido como um conjunto mapas. Podem ser mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Em geral, os mapas que estão nos atlas apresentam características físicas (como relevo, vegetação, hidrografia, clima), a divisão político-administrativa e, em alguns casos, apresentam dados como a distribuição da população, atividades econômicas e indicadores sociais de um determinado país ou região.

O atlas possui diversas finalidades. É utilizado como fonte para pesquisa, material didático, guia de viagem e fonte de referência para inúmeras atividades. Ele pode ser encontrado na forma de livro e, cada vez mais, em formato digital.

História do Atlas

Acredita-se que o nome Atlas tenha origem na lenda grega em que a figura mitológica Atlas foi castigada pelos deuses, que o obrigaram a segurar a Terra e os céus em seus ombros. O Atlas geográfico não chega a “segurar” céus e a Terra, mas, muitas vezes, contém a representação da Terra em diversos formatos e temas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cláudio Ptolomeu – geógrafo greco-romano – é considerado o autor do primeiro atlas. Sua obra, Geographia, era uma grande coleção dividida em três partes e com oito volumes. Foi referência para diversas outras obras.

Na atualidade, o atlas contém mapas muito mais precisos. Isso ocorre em virtude do avanço da tecnologia na captura de imagens, geoprocessamento e confecção de mapas. As imagens fornecidas pelos satélites e os softwares para edição e correção fizeram com que ocorresse um salto qualitativo na cartografia e, consequentemente, nos mapas.

Com a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), como o GPS, e ferramentas on-line de localização, os mapas impressos têm sido relegados a segundo plano. Entretanto, para fins específicos, como pesquisa e consulta escolar, os mapas impressos ainda são essenciais.

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

A cartografia é uma ciência repleta de conceitos técnicos e noções basilares que permitem o seu entendimento
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Mapa antigo do Brasil
Mapa e as novas tecnologias
Mapa e as novas tecnologias, Qual é a finalidade dos Mapas e das novas tecnologias, Quando surgiram os primeiros mapas, Quais são os tipos de mapas, Cartografia moderna.
Ferramentas que compõem um SIG
Sistema de Informações Geográficas - SIG
Entenda o que é o Sistema de Informações Geográficas e as suas principais funções.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.