Whatsapp icon Whatsapp

Atlas geográfico

O Atlas Geográfico é uma importante ferramenta de conhecimento e localização. É um conjunto de mapas de um determinado lugar ou região.
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos
Um atlas geográfico é uma coleção de mapas. Esses mapas podem ser físicos, políticos ou econômicos

Um atlas geográfico é definido como um conjunto mapas. Podem ser mapas da Terra, de um ou mais países, de uma região e até mesmo de um município ou cidade. Em geral, os mapas que estão nos atlas apresentam características físicas (como relevo, vegetação, hidrografia, clima), a divisão político-administrativa e, em alguns casos, apresentam dados como a distribuição da população, atividades econômicas e indicadores sociais de um determinado país ou região.

O atlas possui diversas finalidades. É utilizado como fonte para pesquisa, material didático, guia de viagem e fonte de referência para inúmeras atividades. Ele pode ser encontrado na forma de livro e, cada vez mais, em formato digital.

História do Atlas

Acredita-se que o nome Atlas tenha origem na lenda grega em que a figura mitológica Atlas foi castigada pelos deuses, que o obrigaram a segurar a Terra e os céus em seus ombros. O Atlas geográfico não chega a “segurar” céus e a Terra, mas, muitas vezes, contém a representação da Terra em diversos formatos e temas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cláudio Ptolomeu – geógrafo greco-romano – é considerado o autor do primeiro atlas. Sua obra, Geographia, era uma grande coleção dividida em três partes e com oito volumes. Foi referência para diversas outras obras.

Na atualidade, o atlas contém mapas muito mais precisos. Isso ocorre em virtude do avanço da tecnologia na captura de imagens, geoprocessamento e confecção de mapas. As imagens fornecidas pelos satélites e os softwares para edição e correção fizeram com que ocorresse um salto qualitativo na cartografia e, consequentemente, nos mapas.

Com a utilização dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), como o GPS, e ferramentas on-line de localização, os mapas impressos têm sido relegados a segundo plano. Entretanto, para fins específicos, como pesquisa e consulta escolar, os mapas impressos ainda são essenciais.

Publicado por Amarolina Ribeiro

Artigos Relacionados

A cartografia é uma ciência repleta de conceitos técnicos e noções basilares que permitem o seu entendimento
Conceitos básicos de Cartografia
Conheça alguns conceitos básicos da Cartografia, como escala, legenda, hipsometria, coordenadas e outros.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Mapa antigo do Brasil
Mapa e as novas tecnologias
Mapa e as novas tecnologias, Qual é a finalidade dos Mapas e das novas tecnologias, Quando surgiram os primeiros mapas, Quais são os tipos de mapas, Cartografia moderna.
Ferramentas que compõem um SIG
Sistema de Informações Geográficas - SIG
Entenda o que é o Sistema de Informações Geográficas e as suas principais funções.
video icon
Sociologia
Sociologia no Enem: mundo do trabalho e sociedade
O trabalho é a forma como o homem modifica a natureza para satisfazer as suas necessidades. Veja como o Enem costuma cobrar o tema do trabalho e as principais características da Sociologia do Trabalho.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!