O que são mapas?

Mapas são produtos cartográficos que consistem na representação gráfica da superfície terrestre ou de um determinado recorte dela sobre um plano reduzido. Todos os mapas, sejam eles temáticos, topográficos ou estilizados, apresentam elementos em comum que são título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica, o que facilita sua leitura e interpretação. Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a confecção dos mapas se tornou ainda mais rápida e eficaz nos dias atuais, aumentando o seu acesso e praticidade.
Os mapas têm como principais funções auxiliar na orientação e na localização sobre a superfície terrestre, facilitar os deslocamentos, assim como ampliar o conhecimento acerca de uma área por meio da identificação de seus principais aspectos físicos e fenômenos socioeconômicos. Eles são importantes, ainda, para a gestão de territórios.
Leia também: Mapa-múndi — detalhes sobre países, continentes, mares e oceanos do mundo
Resumo sobre mapas
-
Os mapas são a representação gráfica da superfície terrestre ou de recortes dela em um plano reduzido.
-
As funções do mapa são: auxiliar na localização e nos deslocamentos, identificar aspectos da paisagem e fenômenos socioeconômicos, servir como ferramenta para a gestão de territórios e para a ampliação do conhecimento.
-
Os mapas são classificados em temáticos, topográficos ou estilizados.
-
Os elementos do mapa são fundamentais para a sua leitura e interpretação. São eles: título, legenda, projeção cartográfica, escala e orientação.
-
Os mapas atuais são confeccionados com o auxílio dos softwares e hardwares que integram os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
Videoaula sobre mapas

Qual a função do mapa?
A principal e, talvez, a mais importante função do mapa é a de representar trechos da superfície terrestre em uma área plana reduzida, o que serve a inúmeros propósitos. Levando isso em consideração, temos como funções de um mapa:
- Orientação e localização: o mapa serve para que um indivíduo saiba em que ponto da superfície terrestre ele se encontra, ao mesmo tempo que é utilizado para identificar a localização de outros pontos que estão em uma área específica representada no mapa.
- Navegação: em conjunto com a orientação e a localização, o mapa tem como função guiar os deslocamentos de um ponto a outro na superfície terrestre. Nesse sentido, ele serve como a base para o cálculo de tempo e distância da realização de um trajeto e para traçar rotas.
- Identificação e comunicação: um mapa possui informações muito importantes acerca das localidades que ele representa. Portanto, é uma ferramenta valiosa de comunicação e de identificação de áreas conhecidas pelo seu leitor ou que estão sendo descobertas no momento. Por meio de um mapa conhecemos as ruas de uma cidade, o relevo de uma área, os diferentes climas de um país, a distribuição da população de um território, etc.
- Gestão de territórios: a cartografia fornece uma série de ferramentas para gestores territoriais de todos os níveis, sendo a principal dessas ferramentas o mapa. Ele permite o conhecimento detalhado do território gerido e de seus limites, juntamente com a sua subdivisão, a espacialização de diferentes fenômenos socioeconômicos e processos naturais, a distribuição populacional, a localização de edifícios, a dimensão dos espaços urbano e rural, a extensão e posição de redes de infraestrutura e demais aspectos que são cruciais para a elaboração de políticas públicas e a gestão de áreas.
- Geração e propagação de conhecimento: seja nos estudos da Geografia propriamente dita ou de outras áreas do conhecimento, o mapa é uma ferramenta acadêmica que tem como função auxiliar nos estudos acadêmicos e ampliar a compreensão do espaço geográfico, de seus aspectos naturais e dos fenômenos que nele se reproduzem.
Veja também: O que são paralelos e meridianos?
Tipos de mapas
Os mapas são classificados, de acordo com as informações que são nele expressas, em:
→ Mapas temáticos
São aquelas representações cartográficas que apresentam uma temática principal, isto é, um fenômeno ou um aspecto espacial específico. Por poder representar uma infinidade de temas, a categoria dos mapas temáticos é dividida em subcategorias. São elas:

- Mapas físicos: representam os aspectos geomorfológicos, climáticos, edáficos, hidrográficos e de vegetação de um recorte espacial. Todos os aspectos físicos da paisagem, individualmente ou em conjunto, podem ser expressos em um mapa físico.
- Mapas políticos: representam os aspectos políticos de um território, como a delimitação de suas fronteiras, sua divisão político-administrativa (cidades, estados, regiões políticas) e a posição de sua capital.
- Mapas econômicos: representam fenômenos econômicos de um recorte espacial, o que abrange a distribuição espacial das atividades econômicas dos três setores, Produto Interno Bruto (PIB) territorial e per capita, distribuição da População Economicamente Ativa (PEA), índice de desemprego, comércio doméstico e internacional e outros.
- Mapas demográficos: representam informações espaciais da população da área representada, como a sua distribuição e a maneira como os diferentes indicadores demográficos se comportam naquele determinado recorte.
- Mapas históricos: representam os aspectos do território e fenômenos socioeconômicos que se reproduziram no espaço em um momento histórico diferente do atual. Os mapas históricos podem trazer qualquer uma das informações anteriormente expressas.
→ Mapas topográficos
Diferente dos mapas temáticos, os mapas topográficos expressam somente um aspecto da área representada, que é a sua altitude. Eles são confeccionados a partir de curvas de nível que indicam as diferentes cotas altimétricas do terreno, sabendo que cada curva de nível liga pontos que estão situados na mesma altitude. Quanto mais próxima uma curva está da outra, significa que ali temos um relevo bastante íngreme. Ao contrário, quando elas se encontram bem espaçadas, vemos representado um terreno de baixa declividade.

→ Mapas estilizados
São mapas que também apresentam um determinado tema principal. No entanto, as informações são representadas de maneira que as dimensões de cada uma das formas expressa a sua grandeza. Por exemplo: em um mapa-múndi populacional produzido com a técnica da anamorfose geográfica, que resulta em mapas estilizados, países mais populosos aparecem muito maiores do que países pouco populosos. Apesar de haver a distorção espacial com relação à superfície real, o objetivo principal do mapa estilizado é evidenciar os dados e as informações a respeito do recorte espacial representado.

Características dos mapas
A ampla diversidade paisagística do planeta Terra e a complexidade de fenômenos que são criados e reproduzidos no espaço geográfico dá origem a diferentes tipos de mapas, como vimos anteriormente. Embora existam mapas que sirvam a diversos propósitos, todos eles apresentam características em comum:
- Representam um determinado recorte espacial da superfície terrestre, seja esse recorte uma rua em uma cidade qualquer, um país, um continente ou mesmo a totalidade do planeta.
- Foram confeccionados com base em uma escala cartográfica, razão matemática que expressa as proporções entre a superfície real e a superfície reduzida. A escala é fundamental para a acurácia dos produtos cartográficos.
- Além da escala cartográfica, todos os mapas são feitos a partir de uma projeção cartográfica, a qual obedece diferentes critérios e sistemas de coordenadas geográficas.
- Possuem um determinado tema principal, ainda que estejamos tratando dos mapas topográficos. Nesse caso, eles abordam a variação altimétrica de uma área.
- Todos os mapas apresentam elementos obrigatórios que são fundamentais para a realização de sua leitura e interpretação.
Elementos do mapa
Os elementos do mapa são os itens obrigatórios nesse tipo de representação cartográfica que permitem a sua leitura e interpretação, haja vista que o mapa serve como uma ferramenta prática para a comunicação, o conhecimento e a gestão territorial. É, portanto, através desses elementos que se faz possível a sua compreensão e a análise do espaço representado de maneira acertada. Os elementos do mapa são:
- título, que expressa o tema do mapa;
- legenda, que apresenta o significado dos símbolos presentes no mapa;
- escala cartográfica, que é a razão matemática utilizada para a representação da superfície em um espaço reduzido;
- orientação, que indica a posição do ponto cardeal Norte e auxilia na orientação no espaço;
- projeção cartográfica utilizada para a confecção do mapa, ajudando a identificar possíveis distorções. Saiba mais clicando aqui.
Como são feitos os mapas?
O desenvolvimento tecnológico observado nos meios de comunicação durante o último século tornou a confecção de mapas um processo mais eficaz e preciso. Anteriormente feitos à mão por profissionais especializados, como os cartógrafos, os mapas são hoje produzidos através de softwares mediante o uso de imagens de satélite e informações georreferenciadas levantadas armazenadas em bancos de dados.

Esse sistema que permite a confecção de mapas por um usuário através de uma interface integra o que chamamos de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que constitui a base da cartografia moderna.
Qual a importância dos mapas?
A importância dos mapas reside nas suas inúmeras funções. Esse tipo de produto cartográfico é utilizado desde a Antiguidade para a exploração do espaço geográfico em termos de conhecimento e de navegação, sendo essas as funções primordiais de um mapa. Por fornecer informações detalhadas acerca de uma área, os mapas são importantes academicamente para estudos aprofundados do meio em que vivemos, mas servem, ao mesmo tempo, como ferramentas práticas de comunicação, de gestão e de planejamento territorial.
Leia também: Como funciona um GPS?
Exercícios resolvidos sobre mapas
Questão 1
(Fuvest) “Em um mapa produzido com a técnica da anamorfose geográfica, cada país é redesenhado de forma que seu polígono tenha uma deformação proporcional a um tema de interesse. Com essa técnica, é possível visualizá-lo de uma forma mais direta e clara”.
Disponível em https://educa.ibge.gov.br/. Adaptado.
Observe o mapa com dados de 2015:
Os dados representados no mapa são condizentes com:
a) Número de nascimentos vivos.
b) Produto Interno Bruto.
c) Total de população urbana.
d) Produção de petróleo.
e) Refugiados conforme o país de origem.
Resolução: Alternativa E. Considerando os conhecimentos a respeito dos conflitos ativos no Oriente Médio e Leste da África, muitos dos quais se desenrolam há décadas, e avaliando que essas são as regiões em maior evidência no mapa acima, conclui-se que os dados representam os refugiados por país de origem.
Questão 2
(FMJ) Nesse mapa a altura das feições da paisagem é comparada em relação ao nível do mar. Então, expressa-se a altitude, ou seja, a distância vertical acima ou abaixo do nível do mar, como elevação. Um mapa desses mostra a distribuição da elevação em uma área e, geralmente, apresenta essa distribuição com uma simbologia específica.
(Frank Press et al. Para entender a Terra, 2006. Adaptado.)
O mapa e a simbologia a que o excerto se refere são:
a) o mapa topográfico e as curvas de nível.
b) o mapa hipsométrico e as coordenadas geográficas.
c) o mapa físico e os pontos cotados.
d) o mapa temático e o terraceamento.
e) o mapa altimétrico e o sensoriamento remoto.
Resolução: Alternativa A. O excerto faz referência aos mapas topográficos, cuja simbologia principal são as curvas de nível que representam as diferentes cotas altimétricas.
Fontes
DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: EDUSC, 2006.
FITZ, Paulo Roberto. Cartografia básica. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 143p.
IBGE. Atlas Geográfico Escolar. IBGE, [2024]. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/atlas.html.
Ferramentas Brasil Escola





Artigos Relacionados
Últimas notícias
Outras matérias


