Whatsapp icon Whatsapp

Bússola

Bússola é uma ferramenta cartográfica e um importante instrumento de orientação criado pelos chineses para facilitar a localização e a movimentação pelo espaço terrestre.
A bússola é um instrumento que facilita a orientação pelo espaço geográfico.
A bússola é um instrumento que facilita a orientação pelo espaço geográfico.

A bússola é um instrumento de orientação, criado pelos chineses e aperfeiçoado por povos diversos, que permite a localização de qualquer direção no espaço geográfico. Ela possibilita a realização de deslocamentos diversos por meio da identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. O seu funcionamento está baseado no campo magnético terrestre, uma vez que a bússola conta com uma seta imantada, que aponta para a direção norte do planeta. A história da bússola é muito antiga e reflete a importância desse instrumento no desenvolvimento da humanidade.

Leia mais: Conceitos básicos de cartografia

Resumo sobre bússola

  • A bússola é um instrumento de orientação que conta com a presença de uma agulha imantada e um desenho de uma rosa dos ventos.

  • Ela auxilia a orientação pelo espaço geográfico por meio da identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

  • É uma ferramenta importante, uma vez que serve para realizar diferentes deslocamentos pelo espaço, auxiliando no desenvolvimento das atividades humanas.

  • Seu funcionamento é resultante do campo magnético terrestre, que, por meio da sua magnetização, atrai a seta imantada presente nesse instrumento.

  • Sua história passa pela sua importância em diversos acontecimentos da humanidade, como o período das Grandes Navegações.

  • Atualmente, ela vem caindo em desuso devido ao desenvolvimento de novas tecnologias de localização.

Quais as características da bússola?

Representação gráfica da rosa dos ventos
O desenho da rosa dos ventos na bússola é importante para orientar os deslocamentos espaciais.

A bússola é um instrumento de localização muito antigo, utilizado para orientar os deslocamentos pelo espaço terrestre por meio da identificação dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Para tanto, ela contém uma agulha imantada, que aponta sempre para o norte magnético, permitindo assim a localização dos demais pontos de orientação. Em complemento, ela possui ainda uma rosa dos ventos desenhada na sua base, indicando corretamente as diversas direções e facilitando a leitura dos pontos de referência de localização espacial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para que serve a bússola?

A bússola serve prioritariamente para indicar as diferentes localizações no espaço terrestre. Portanto, ela funciona como um recurso de orientação que permite a feitura de diversos deslocamentos espaciais com segurança. Por meio da bússola, torna-se possível traçar rotas, localizar pontos no espaço, orientar deslocamentos, entre outros.

Atualmente, por meio da utilização de recursos tecnológicos mais modernos, a bússola vem tendo o seu uso diminuído. Mesmo assim, ela ainda é um instrumento de orientação de destaque que complementa as informações de recursos mais modernos. Ela é um importante instrumento de localização para utilização em áreas inóspitas, onde a disponibilidade de recursos mais modernos é dificultada.

Leia mais: Elementos que compõem um mapa

Funcionamento da bússola

A bússola funciona conforme a indicação do polo magnético do planeta Terra, uma vez que a agulha imantada presente nesse instrumento é atraída pela magnetização terrestre, indicando corretamente a direção norte. Essa agulha, suspensa pelo centro de gravidade, movimenta-se com base nos deslocamentos realizados pelo indivíduo, indicando corretamente as direções terrestres por meio da atração do campo magnético do planeta.

Sendo assim, por meio da movimentação da bússola, o leitor consegue identificar o norte magnético do planeta e, por consequência, as demais direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Para tal, a bússola conta com uma rosa dos ventos desenhada na sua base que é uma representação primordial para a correta leitura das suas indicações espaciais. Portanto, o funcionamento da bússola é bastante simples, facilitando a rápida leitura e o entendimento das direções no espaço geográfico.

Mão segurando bússola apontada para o horizonte
O funcionamento da bússola permite a orientação no espaço geográfico.

História da bússola

A história da bússola está atrelada à necessidade dos seres humanos em deslocar-se pelo espaço. Esse instrumento de localização foi criado pelos chineses e modificado por diversos povos. O uso em larga escala da bússola foi empreendido no período das Grandes Navegações, em especial pelos europeus, que se baseavam nesse instrumento para realizar viagens marítimas a fim de novas possessões coloniais.

Posteriormente, as bússolas foram aperfeiçoadas com o incremento de novas tecnologias de localização e orientação. Na atualidade, a bússola conta com vários aparatos tecnológicos e outros instrumentos de apoio, mas, mesmo assim, vem sendo comumente substituída por ferramentas de localização mais modernas.

  • Videoaula sobre as expansões marítimas (Grandes Navegações)

Publicado por Mateus Campos
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.