Whatsapp icon Whatsapp

Climogramas

Os climogramas representam a dinâmica climática de uma dada região ao longo do ano. Trata-se de um importante tipo de gráfico para a compreensão da dinâmica atmosférica.
Os climogramas ajudam-nos a entender a dinâmica climática ao longo do ano
Os climogramas ajudam-nos a entender a dinâmica climática ao longo do ano

Os climogramas são gráficos utilizados para representar as variações climáticas de uma determinada região ao longo do ano. Além de serem úteis para entendermos as variações de elementos atmosféricos no decorrer do (tais como chuvas e temperaturas), eles servem para comparar as dinâmicas climáticas de diferentes localidades.

No entanto, é preciso conhecer bem um climograma para compreender corretamente tudo aquilo que ele nos ensina, pois trata-se de uma forma de gráfico e, como tal, transmite-nos algum tipo de informação.

Observe o climograma hipotético a seguir:

Exemplo de um climograma. Observe toda a sua composição
Exemplo de um climograma. Observe toda a sua composição

Do lado esquerdo, estão os valores indicados para as médias de precipitação, ou seja, a quantidade mensal de chuvas que equivale às medições indicadas pelas respectivas barras, sendo uma barra para cada mês. Assim, no mês de Janeiro, por exemplo, sabemos que a média de pluviosidade foi de 70 mm, mas em julho foi de apenas 30 mm.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Do lado direito do climograma estão os valores para as temperaturas indicados pela curva que aparece no meio do gráfico, também variando de mês a mês. No caso acima, os meses de junho, julho e agosto foram os mais quentes, com temperaturas que variaram entre 25ºC e 30ºC. Já o mês de abril foi o mais frio, com pouco menos de 10ºC.

Geralmente, na hora da produção dos climogramas, estabelece-se uma proporção entre os valores numéricos das temperaturas e da precipitação. Geralmente, o número de milímetros da chuva costuma ser apresentado em uma relação de dobro das temperaturas, tal como no caso acima, em que os valores da coluna da esquerda são duas vezes maiores do que os valores da coluna da direita.

Como podemos notar, apesar de necessitar de um pouco de atenção, interpretar climogramas é uma tarefa fácil e, com ela, podemos conseguir informações importantes sobre as mais diferentes regiões do mundo.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Altitude, latitude e clima
Conheça a relação entre altitude, latitude e clima, além de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e o comportamento da atmosfera.
Classificação dos climas do Brasil
Confira a classificação dos climas do Brasil e amplie os seus conhecimentos sobre a natureza atmosférica do território nacional!
Clima
Clique aqui e saiba o que é clima. Descubra quais são seus principais tipos. Entenda a diferença entre tempo e clima.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.