Climograma
Climograma é um tipo de gráfico que representa o comportamento dos elementos climáticos de uma determinada área em um intervalo de tempo de doze meses, isto é, um ano. Os climogramas trazem dados a respeito do volume de chuvas (pluviosidade) e das temperaturas, permitindo a análise de padrões climáticos e eventuais anomalias que aconteceram na região estudada. Por meio dos climogramas, é possível, ainda, conhecer as variações locais de cada tipo de clima, bem como estabelecer comparativos entre localidades distintas e usar suas informações como base para a gestão territorial.
Leia também: Afinal, o que é o clima?
Resumo sobre climograma
-
O climograma é um gráfico que representa as informações de pluviosidade e de temperatura de uma determinada área em um intervalo de tempo de um ano.
-
O volume de chuvas é representado por barras, enquanto as temperaturas são representadas por uma linha.
-
Um climograma tem dois eixos y, cada qual indicando a gradação da precipitação, expressa em milímetros (mm), e da temperatura, expressa em graus Celsius (ºC).
-
É possível encontrar climogramas construídos a partir de outros sistemas métricos, os quais usam a polegada em vez dos milímetros. A unidade de temperatura também muda, sendo usado o Fahrenheit (ºF).
-
O Brasil tem seis diferentes climas, e, por isso, existem seis tipos de climograma para o país.
-
Os climogramas são importantes para a análise periódica do clima e para o comparativo entre diferentes áreas. Além disso, possuem aplicação prática na gestão territorial.
O que é climograma?
Climograma é um gráfico que representa o comportamento dos elementos climáticos de uma determinada área em um intervalo de tempo de um ano. Os elementos do clima indicados em um climograma são dois:
-
a temperatura;
-
a pluviosidade.
A distribuição dos dados em um climograma é feita mês a mês, mostrando o volume total de chuvas e a temperatura média registrada em cada um dos doze meses do ano. Portanto, um climograma mostra a variação pluviométrica e térmica que acontece em uma área específica.
Para que serve o climograma?
O climograma é uma ferramenta que permite acompanhar a maneira como os elementos do clima comportam-se no período de um ano, o que viabiliza a identificação de anomalias climáticas ou a detecção de padrões de temperatura ou de pluviosidade que auxiliam na compreensão de como o clima daquela área comporta-se. Esse tipo de gráfico serve, ainda, para o estabelecimento de comparações entre o clima de duas ou mais áreas distintas.
Tipos de climograma
O climograma é um tipo de gráfico padronizado, utilizado em todo o mundo para a análise climática. Ainda que a unidade para expressar a temperatura varie de acordo com o território (Celsius ou Fahrenheit) ou que a posição dos eixos representando a precipitação e a temperatura esteja invertida (eixo Y primário ou secundário), a base da construção do climograma é a mesma. O que varia de fato são os dados inseridos no gráfico. Assim sendo, os diferentes tipos de climograma são fruto dos diferentes tipos de clima que existem ao redor do nosso planeta.
Vejamos como isso funciona na prática. Observe os dois climogramas abaixo:
Temos dois tipos diferentes de climograma acima, uma vez que eles representam duas ocorrências climáticas não somente distintas, mas opostas. Algumas observações a respeito desses gráficos:
-
O primeiro climograma é de uma localidade na Groenlândia (América do Norte). Observe como as temperaturas caem para baixo de 0º C, o que é indicado no eixo Y primário (da esquerda). Segundo ele, a temperatura mínima observada é de -10º C. Além disso, a curva de temperatura mostra que a amplitude térmica desse clima é bastante acentuada, sendo essa variação de quase 20º C anuais. Chove muito nessa área, o que nos é indicado pelas barras azuis. Os valores ultrapassam 60 mm todos os meses, chegando ao máximo de 150 mm no mês de setembro.
-
O segundo climograma é de uma localidade no Egito (África). As temperaturas ficam acima de 14º C durante o ano, e as máximas superam 25º C. A amplitude térmica anual também é alta, já que as máximas ficam acima de 25º C. Diferente do primeiro climograma, nota-se a escassez de chuvas. No período que vai de junho a setembro, a precipitação é praticamente inexistente. O máximo de chuvas que acontece é em janeiro, quando se registra 50 mm.
Como é feito um climograma?
Um climograma é feito a partir da análise contínua, durante um ano, de dois tipos de informações:
-
o volume de chuvas;
-
as temperaturas mensais.
Ao observarmos a área de um climograma, notamos a presença de um conjunto de barras e de linhas. Por ser um elemento descontínuo, as chuvas são representadas por meio de barras. As temperaturas são um aspecto do clima que tem constância e, por essa razão, são representadas por meio de linhas. O esquema de cores de um climograma são comumente o azul para a precipitação e o vermelho para as temperaturas. No entanto, podem haver variações. Obrigatoriamente, as barras e as linhas devem ter cores distintas para facilitar a leitura do gráfico.
Como sendo um gráfico, ele é dotado de eixo X e de eixo Y. No eixo X, estão dispostos os meses do ano, motivo pelo qual ele é dividido em doze partes. Já o eixo Y, na verdade, divide-se em dois: um primário e um secundário. Eles são compostos da seguinte maneira:
-
O eixo Y primário, à esquerda, representa, comumente, a precipitação, mas isso não é uma regra. Ele é expresso em milímetros e graduado de 100 em 100 milímetros ou de 50 em 50 milímetros, a depender do clima que está sendo representado. No caso do sistema de medidas norte-americano, em vez de milímetros, a unidade usada é a polegada (inches).
-
O eixo Y secundário representa a temperatura. Entretanto, não existe uma regra que determina que ele fique sempre à direita. Ele está graduado de 5 em 5 graus ou em intervalos menores e pode representar valores inferiores a 0. As temperaturas podem vir expressas em duas unidades distintas: graus Celsius (ºC) ou graus Fahrenheit (ºF).
Climograma do Brasil
A diversidade climática é um dos principais aspectos da geografia do Brasil. Por essa razão, existem diferentes climogramas que expressam como os elementos do clima comportam-se no país. Apresentamos, a seguir, gráficos de cada um dos climas brasileiros.
→ Climograma do clima equatorial
O clima equatorial ocorre na região Norte do Brasil. Suas principais características é a ocorrência frequente de chuvas, sem uma estação seca, e as altas temperaturas durante o ano. Todos esses aspectos estão indicados no climograma abaixo. Note que a linha de temperatura sobre pouca oscilação, e que a pluviosidade é regular e acontece todos os meses do ano.
→ Climograma do clima tropical
O clima tropical é predominante na região Centro-Oeste do Brasil, mas também ocorre em áreas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Uma de suas principais características é a distinção entre duas estações do ano: um verão quente e úmido e um inverno ameno e seco. Esses aspectos são perceptíveis no climograma abaixo.
Observe os meses de inverno (junho, julho, agosto e setembro), que têm precipitação inferior a 40 mm e temperatura de 20º C em média. No verão, as chuvas chegam a 250 mm no mês de dezembro, e as temperaturas se aproximam de 25º C.
→ Climograma do clima tropical atlântico
O clima tropical atlântico está presente no litoral leste do Brasil, abrangendo cidades das regiões Nordeste e Sudeste. Como podemos notar pelo climograma da imagem, esse clima tem elevado índice pluviométrico anual, com verões quentes e chuvas escassas comparativamente aos invernos amenos e chuvosos. Por causa da maritimidade, a amplitude térmica anual é baixa, o que é indicado na linha de temperatura com baixa oscilação. Pela leitura do gráfico, notamos que as temperaturas variam entre 24 e 26º C durante o intervalo de um ano.
→ Climograma do clima semiárido
O clima semiárido está presente no interior da região Norte e no extremo-norte do estado de Minas Gerais, no Sudeste. Ele é marcado pelos longos períodos de escassez de chuvas e um volume pluviométrico anual baixo, indicado no climograma abaixo. As chuvas concentram-se em poucos meses, como se nota no gráfico. As temperaturas desse clima superam 25º C na maior parte do ano. Observe essas informações no climograma abaixo:
→ Climograma do clima tropical de altitude
O clima tropical de altitude é uma variação do clima tropical que ocorre em áreas de altitude superior a 800 metros na região Sudeste do Brasil. Ele tem temperaturas amenas e pluviosidade elevada, concentrada nos meses de verão e menos intensa nos meses de inverno. Na estação fria as temperaturas ficam abaixo de 15º C, e as máximas não ultrapassam 20º C, como podemos observar no climograma a seguir:
→ Climograma do clima subtropical
O clima subtropical é predominante na região Sul do Brasil. Ele tem precipitação bem distribuída durante o ano e temperaturas que variam entre altas no verão e baixas no inverno, o que permite a boa distinção entre as quatro estações no ano. O climograma da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, retrata com precisão o comportamento tanto da temperatura quanto da pluviosidade do clima subtropical, como podemos analisar abaixo:
Acesse também: Quais são os fatores climáticos?
Importância do climograma
A importância do climograma reside no tipo de informação que esse gráfico nos fornece e nas suas mais diversas aplicações. Por meio do climograma é possível identificar padrões e anomalias no clima de uma dada cidade ou região, ao mesmo tempo que ele retrata as variações locais que um mesmo tipo de clima pode apresentar por influência de fatores como a vegetação, o relevo e a maritimidade. Um exemplo disso são as diferenças existentes no clima tropical observado no território brasileiro.
Os climogramas permitem estabelecer um comparativo entre o clima de cidades, de estados ou de regiões e são uma ferramenta de apoio para os órgãos responsáveis pela gestão do território, especialmente em se tratando daqueles que lidam com os recursos naturais e os fenômenos meteorológicos, sendo esse o caso da Defesa Civil. Ainda em se tratando da possibilidade de comparações, por meio de uma análise do climograma de uma mesma área em anos distintos, é possível elaborar estudos a respeito da variação do clima naquela região, observando de que forma fatores ambientais de maior escala, como o aquecimento global, por exemplo, afetaram tais transformações.
Exercícios resolvidos sobre climograma
Questão 1
(Unicamp)

O climograma acima refere-se a uma região
A) subtropical, onde as temperaturas mais altas estão concentradas no verão e as precipitações estão concentradas no outono.
B) polar, onde as temperaturas mais baixas estão concentradas no inverno e as precipitações estão bem distribuídas ao longo do ano.
C) tropical, onde as altas temperaturas estão bem distribuídas ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no verão.
D) temperada, onde as temperaturas médias mantêm-se ao longo de todo o ano e as precipitações estão concentradas no inverno.
Resolução:
Alternativa C.
O climograma mostra um clima tropical típico, marcado por altas temperaturas, por verão chuvoso e por inverno seco.
Questão 2
(UEMG) Analise o climograma a seguir apresentado.

Sobre o clima representado nesse climograma, é CORRETO afirmar que trata-se de
A) clima polar das altas latitudes com baixas temperaturas.
B) clima temperado das latitudes médias com temperaturas amenas.
C) clima tropical das latitudes médias com temperaturas elevadas.
D) clima equatorial das baixas latitudes com temperaturas elevadas.
Resolução:
Alternativa A.
O climograma mostra um clima de baixíssima umidade, com pluviosidade inferior a 100 mm ao mês, e temperaturas extremas que podem chegar até -20º C. Essas são características do clima polar.
Fontes
Climate Data. Disponível em: https://en.climate-data.org/.
COSTA, Felipe A.P.L. Plano de aula: Clima, estações meteorológicas e climograma, 01 jun. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326522323_Clima_estacoes_meteorologicas_e_climograma.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.