Clima
O clima é o conjunto dos tipos de tempos de uma localidade. A caracterização do clima de uma região é dada pela observação atmosférica no decorrer de um longo período. O clima de uma região é influenciado pelos diversos elementos e fatores climáticos que atuam na atmosfera terrestre. Além disso, há diversos fenômenos climáticos que também influenciam o clima de uma localidade.
Leia também: Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Resumo sobre clima
-
Clima é o conceito que se remete à sucessão dos tipos de tempo observados em uma região ao longo dos anos.
-
Seus principais tipos são: equatorial, tropical, temperado, frio, polar, mediterrâneo e desértico.
-
No Brasil, predominam as varições do tropical — como tropical de altitude, semiárido e subtropical —, além do equatorial.
-
Os quatro elementos que interferem nas condições climáticas são: temperatura, umidade, radiação e pressão atmosférica.
-
Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade.
-
Diferentemente do clima, o tempo remete ao estado momentâneo da atmosfera, ou seja, corresponde às condições climáticas em um curto período.
-
São exemplos de fenômenos atmosféricos os ciclones e os tornados, além dos processos naturais de inversão térmica e efeito estufa.
O que é clima?
O clima é o conjunto de aspectos e variáveis climáticos que atuam em determinada localidade ao longo do tempo. Ele reúne, por meio da definição de elementos e fatores atmosféricos diversos, a caracterização climática de uma região. Portanto, o clima é definido por meio da observação do tempo ao longo de um extenso período, sendo assim também definido como o conjunto da sucessão dos diferentes tipos de tempo.
Quais são os tipos de clima?
Há diversos tipos de clima, agrupados, mediante as caracterizações produzidas por meteorologistas e climatologias, com base na observação do tempo ao longo de muitos anos. A seguir, os principais tipos climáticos.
→ Clima equatorial
O clima equatorial ocorre na porção central do planeta Terra, em zonas tropicais, nas proximidades da Linha do Equador. É caracterizado pela ocorrência de elevadas temperaturas e grandes volumes de chuvas. Nesse tipo climático, predominam a acentuada umidade e a pequena amplitude térmica.
→ Clima tropical
O clima tropical ocorre nas faixas intermediárias do planeta, ou seja, nas porções situadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. É marcado pela ocorrência de duas estações bem definidas: uma quente e úmida e outra mais fria e seca. O clima tropical possui diversos subclimas, como tropical de altitude, tropical semiárido e subtropical.
→ Clima temperado
O clima temperado ocorre em médias latitudes, logo abaixo dos trópicos de Câncer e Capricórnio. É caracterizado pela divisão clara entre as quatro estações do ano. As temperaturas e as umidades nesse tipo são amplamente influenciadas pelos fatores climáticos. Há dois subtipos dele: continental e oceânico.
→ Clima frio
O clima frio ocorre em zonas de elevada latitude próximas dos círculos Polar Ártico e Antártico. É marcado pela ocorrência de baixas temperaturas ao longo de todo o ano. A presença de neve também é muito comum. O clima frio apresenta a variação frio de montanha, que ocorre em zonas de elevada altitude.
→ Clima polar
O clima polar ocorre em áreas de grande latitude, acima dos círculos Polar Ártico e Antártico. É caracterizado por registro de temperaturas muito baixas e recorrente presença de neve ao longo de todo o ano. Nesse tipo, há baixa presença de umidade e de luminosidade em razão da sua localização latitudinal.
→ Clima mediterrâneo
O clima mediterrâneo ocorre de forma pontual ao longo do mar Mediterrâneo, em uma faixa intermediária de latitude do planeta Terra. Esse clima, muito próximo do tropical, é caracterizado pela ocorrência de um verão muito quente e seco e, ainda, de um inverno chuvoso e mais ameno.
→ Clima desértico
O clima desértico ocorre em zonas pontuais do planeta (tropicais ou temperadas) caracterizadas pela escassez de precipitações. Possui acentuada amplitude térmica e, no geral, baixa umidade ao longo de todo o ano. Nessas zonas, o volume de chuvas é muito baixo.
Climas do Brasil
O Brasil, em razão da sua dimensão territorial e da sua localização geográfica, possui uma grande diversidade de tipos de clima. Desse modo, no Norte do país, predomina o clima equatorial, especialmente na região amazônica, com ocorrência de elevadas temperaturas e grandes volumes de chuva.
Na porção central do país, ocorrem as variações do clima tropical, considerando que a maior parte do território brasileiro está na faixa intertropical do planeta. Tais variações, no geral, são caracterizadas pela divisão clássica entre duas estações, uma mais quente e úmida e outra mais fria e seca. O clima tropical semiárido ocorre especialmente no sertão nordestino, enquanto o clima tropical de altitude é registrado nas regiões serranas sudestinas.
O clima tropical úmido é predominante no litoral brasileiro, enquanto o tropical seco ocorre predominantemente no interior do país. Já no Sul do Brasil, destaca-se a ocorrência do clima subtropical, marcado pelo registro de temperaturas mais amenas e pela distribuição igualitária de chuvas ao longo do ano.
Quais são os elementos climáticos?
Os elementos climáticos são aqueles que têm atuação direta na dinâmica atmosférica, influenciado de maneira decisiva no tempo e no clima de uma região, conforme suas características físicas. Os quatro elementos que atuam no clima de determinada localidade são os seguintes.
→ Temperatura
A temperatura corresponde a uma medida da quantidade de calor presente na atmosfera. Essa medida, geralmente, é feita em graus Celsius. No geral, regiões mais quentes possuem baixa latitude e altitude, enquanto zonas mais frias têm maior latitude e altitude.
→ Umidade
A umidade é a quantidade de água em forma de vapor presente na atmosfera terrestre. Tradicionalmente, zonas mais quentes possuem maiores índices de umidade, e, em oposição, áreas mais frias têm umidade menor.
→ Radiação
A radiação é o calor recebido na superfície terrestre, especialmente por meio do Sol. As zonas de baixa latitude, como as tropicais, recebem maior quantidade de radiação, enquanto as áreas de alta latitude, como as polares, possuem menor índice de radiação.
→ Pressão atmosférica
A pressão atmosférica é uma medida que aponta o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. Desse modo, em zonas de menores altitudes, a pressão atmosférica é maior, já em áreas com maiores altitudes, a pressão atmosférica é bem mais baixa.
Quais são os fatores climáticos?
Os fatores climáticos são aspectos físicos da atmosfera que, quando estudados em conjunto e observados ao longo do tempo, contribuem para a definição do clima de determinada região. A seguir, os principais fatores climáticos que atuam em uma localidade espacial.
→ Latitude
A latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador. Tradicionalmente, quanto menor a latitude uma região, maiores são as temperaturas; já quanto maior a latitude de um local, menores as temperaturas encontradas.
→ Altitude
A altitude é a distância vertical de um ponto da superfície terrestre até o nível do mar. No geral, as zonas mais elevadas em termos de altitude são mais frias; já as áreas de baixa altitude apresentam maiores temperaturas.
→ Massas de ar
As massas de ar são corpos de ar que interferem nas dinâmicas climáticas locais. Elas são caracterizadas, conforme a sua origem, em quente ou fria e, ainda, seca ou úmida. Deslocam-se de zonas de alta pressão atmosférica para áreas de baixa pressão.
→ Correntes marítimas
As correntes marítimas são grandes massas de água que se deslocam nos oceanos. As suas características climáticas são dadas em razão da zona geográfica de origem. As correntes marítimas podem ser quentes ou frias.
→ Continentalidade
A continentalidade é um fator que indica a influência de grandes porções de terra no clima local. Em zonas continentais, longe de grandes corpos de água, predominam climas mais secos e com elevada amplitude térmica.
→ Maritimidade
A maritimidade é um indicador que aponta a influência de grandes corpos de água no clima local. Exemplos de grandes corpos de água são os mares e oceanos. As zonas mais próximas de corpos de água são mais úmidas, enquanto as mais distantes apresentam menor umidade relativa do ar.
Diferenças entre clima e tempo
-
Clima: é definido como a sucessão dos tipos de tempo. Ele reúne os aspectos e variáveis climáticos de uma localidade ao longo do tempo, logo, remete à caracterização climática de uma região encontrada por meio da observação do tempo ao longo de muitos anos. Os fatores e elementos climáticos interferem no clima de uma região.
-
Tempo: é o estado momentâneo da atmosfera. Portanto, em uma previsão climática diária, define-se o tempo daquela localidade, ou seja, qual o estado da atmosfera local para aquele dia. O tempo varia bastante, especialmente por meio da atuação de elementos e fatores climáticos, com destaque para a pressão atmosférica e as massas de ar.
Para saber mais sobre o assunto, leia: Qual é a diferença entre tempo e clima?
Fenômenos climáticos
Os fenômenos climáticos são os eventos que ocorrem na atmosfera e que têm potencial de interferir no tempo e no clima de uma localidade. São fruto de particularidades geográficas e climáticas e, muitas vezes, apresentam importantes condicionantes humanos. Eles também são diretamente influenciados pelos elementos e fatores climáticos. A seguir, os principais fenômenos climáticos registrados na atmosfera terrestre.
→ El Niño e La Niña
El Niño e La Niña são eventos caracterizados, respectivamente, pelo aquecimento e pelo resfriamento, especialmente, das águas do oceano Pacífico. Eles interferem no clima em escala global e de forma cíclica, alterando os regimes de secas e chuvas por meio da alteração de fatores climáticos importantes, como as massas de ar.
→ Ciclones e tornados
Os ciclones e os tornados são caracterizados pela formação de tubos de ventos que se deslocam de forma circular na superfície terrestre. Os ciclones possuem uma dimensão maior que a dos tornados. Esses eventos têm o potencial de gerar graves prejuízos às estruturas antrópicas bem como a perda de vidas humanas.
→ Inversão térmica
A inversão térmica, que, apesar de natural, tem fortes condicionantes antrópicos, é caracterizada pelo aprisionamento do ar frio próximo da superfície, sobreposto por uma camada de ar quente. Esse evento é comum durante o inverno e gera a acentuação da concentração de poluentes próximos à superfície.
→ Efeito estufa
O efeito estufa, de caráter natural, mas acentuado pela ação humana, corresponde à ocorrência de uma camada atmosférica que contribui para a manutenção do calor do planeta Terra. Porém, por causa do aumento da poluição e de outras ações humanas, esse fenômeno tem gerado um aumento da temperatura terrestre, impactando no meio ambiente global.
Saiba mais: Ilhas de calor — outro fenômeno causado pela intensa modificação do meio natural pela ação antrópica
Exercícios resolvidos sobre clima
Questão 1
(Uece) Sabendo que o clima tem uma inequívoca ação dinâmica, manifesta no sistema oceano-continente-atmosfera, pode-se afirmar corretamente que alguns dos seus principais elementos formadores são:
A) relevo, vegetação e temperatura
B) umidade, solos e hidrografia
C) temperatura, umidade e pressão
D) pressão, geologia e massas de ar
Resolução:
Alternativa C
A temperatura, a umidade e a pressão são elementos climáticos importantes que atuam de forma significativa nas dinâmicas atmosféricas, influenciando diretamente na definição do clima de uma região.
Questão 2
(UFRN) O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta. A respeito das massas de ar, pode-se afirmar:
A) os seus deslocamentos ocorrem de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão.
B) os valores originais de pressão, temperatura e umidade são mantidos no decorrer de seu deslocamento.
C) aumentam sua umidade, ao passarem sobre as correntes marítimas frias, e provocam chuvas intensas no continente.
D) ao se formarem próximo às altas latitudes, são quentes, e, em áreas de baixas latitudes, são frias.
Resolução:
Alternativa A
As massas de ar são um fator climático que impacta diretamente no clima de uma região, gerando mudanças acentuadas no tempo local. Elas se deslocam sempre de uma zona de alta pressão para uma zona de baixa pressão.
Crédito de imagem
[1] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (reprodução)