Whatsapp icon Whatsapp

Crise econômica da Grécia

A crise na Grécia colocou o país à venda, com uma série de medidas de austeridade, como as privatizações
A crise na Grécia colocou o país à venda, com uma série de medidas de austeridade, como as privatizações

A crise econômica da Grécia teve seu início a partir do final do ano de 2009 e início de 2010, quando várias agências de classificação de risco de crise deflagraram problemas na Grécia sobre o crescimento do déficit público – o que significa que a Grécia aumentava suas dívidas e diminuía sua arrecadação – e alertaram sobre o não pagamento de sua dívida externa. O risco de uma moratória (o não pagamento da dívida) poderia afetar toda a União Europeia.

Com isso, a partir do ano de 2010, o governo grego anunciou a execução de um plano de austeridade, que consiste em tomar medidas para controle de gastos públicos e aumento da arrecadação. Isso implica na redução de benefícios (como a aposentadoria), de salários, no aumento de impostos e em demissões em massa em órgãos públicos. Diante disso, a população grega entrou em choque.

O aumento do déficit público, entretanto, continuou aumentando. Assim, o governo da Grécia solicitou um empréstimo em abril de 2010 de 45 bilhões de euros para a União Europeia. No mês seguinte, o FMI (Fundo Monetário Internacional), a União Europeia e o BCE (Banco Central Europeu) anunciaram um empréstimo de 110 bilhões de reais, dividido em várias parcelas que seriam depositadas à medida que a Grécia cumprisse as exigências impostas por esses órgãos, como a implantação de novas medidas de austeridade.

Essas medidas, então, revoltaram a população grega que foi às ruas em protesto contra a redução de salários, aumento de impostos, aumento da inflação e planos de privatizações. Muitas das manifestações acabaram em conflito com a polícia e geraram algumas mortes, o que ampliou a repercussão internacional sobre a crise.

População vai às ruas em protesto. Fotografia tirada em 28 de julho de 2011 na cidade de Thessaloniki *
População vai às ruas em protesto. Fotografia tirada em 28 de julho de 2011 na cidade de Thessaloniki *

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como a Grécia prosseguiu com a política exigida pelo trio FMI, União Europeia e BCE, foi concedido um novo empréstimo (109 bilhões de euros), sob a exigência de novos planos de austeridade e redução do déficit. Com isso, o Primeiro Ministro George Papandreou decidiu levar essa decisão para um referendo popular que, entretanto, não foi realizado em razão das pressões externas, o que culminou em sua renúncia no dia 09 de novembro de 2011. Em fevereiro de 2012, o empréstimo foi finalmente executado, agora no valor de 130 bilhões de euros.

A Grécia chegou a anunciar, em abril de 2012, o perdão de cerca de 106 bilhões de reais em dívidas junto ao setor privado, mas viu o seu déficit ainda muito alto e sua dívida total crescer graças aos empréstimos adquiridos.

Em junho de 2012, Antonis Samaras foi eleito como o novo primeiro ministro, em uma eleição marcada pelo enfraquecimento dos partidos populares e o fortalecimento de setores da extrema esquerda e de partidos da extrema direita, como o partido neonazista Chryssi Avgui (Aurora Dourada, em grego).

A crise da Grécia segue ainda em um cenário obscuro, sem a previsão de uma completa recuperação. Entretanto, duas questões são bastante levantadas pelos analistas: a primeira é a de que a crise grega é fruto de questões históricas de erros econômicos (como a adoção do euro sem um prévio estudo) e de que a crise não é propriamente grega, mas do capitalismo como um todo.

* Portokalis e Shutterstock

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Tipos de Indústrias Conforme o Nível Tecnológico
O desenvolvimento tecnológico no setor industrial.
Zona do Euro
Conheça os países da União Europeia que adotam o Euro como moeda única.
video icon
Escrito"O que você precisa saber sobre o ProUni 2024" sobre a ilustração colorida de uma página de um website.
Enem
O que você precisa saber sobre o ProUni 2024
O ProUni, Programa Universidade para Todos, oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superiores particulares de todo o Brasil. As inscrições são abertas duas vezes, no início de cada semestre. Assista ao vídeo e fique por dentro de como utilizar o programa!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.