Whatsapp icon Whatsapp

Paisagem natural

A paisagem natural é formada por porções do espaço geográfico caracterizadas por possuírem pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Elas são típicas de regiões despovoadas.
As paisagens naturais são formadas por elementos físicos do espaço geográfico.
As paisagens naturais são formadas por elementos físicos do espaço geográfico.

 Paisagem natural é uma porção visível do espaço formada prioritariamente por elementos típicos da natureza. Esse tipo de paisagem é caracterizado por possuir pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Logo, a paisagem natural é o contrário da paisagem cultural, tipo paisagístico formado por objetos transformados pelo homem, como as cidades.

As paisagens naturais e culturais podem ser estáticas ou dinâmicas. O Brasil, apesar de seu extenso cenário natural, possui poucas regiões compostas totalmente por paisagens naturais. São exemplos de porções do espaço geográfico brasileiro formadas por paisagens naturais as áreas de preservação permanente e as reservas indígenas.

Saiba mais: Demarcação de terras indígenas — a importância dessa proteção e os conflitos relacionados a ela

Resumo sobre paisagem natural

  • A paisagem natural é formada basicamente por elementos físicos que sofreram pouca ou nenhuma intervenção antrópica.

  • A definição de paisagem natural é cada vez mais complexa mediante a ampliação da ocupação humana no espaço natural.

  • As áreas que sofreram intervenções humanas em diferentes níveis são formadas pelas chamadas paisagens naturais.

  • A paisagem estática é um conceito atrelado à fragmentação do espaço e indica a análise de uma pequena porção geográfica.

  • A paisagem dinâmica considera maior amplitude da análise geográfica referente à ação de variáveis físicas e humanas.

  • São exemplos de paisagem natural partes das regiões oceânicas do globo e zonas pontuais dos desertos.

  • O Brasil possui um espaço geográfico amplamente modificado. Logo, as paisagens naturais no país apresentam grande restrição espacial.

O que é paisagem natural?

A paisagem natural é formada por um conjunto de elementos com pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Portanto, esse tipo de paisagem, formada pelos componentes naturais do espaço, é contrária à chamada paisagem cultural. A paisagem natural é composta prioritariamente por áreas que possuem baixíssima intervenção antrópica no meio, como florestas bem conservadas e regiões desérticas não povoadas. As paisagens naturais mantêm, no geral, aspectos físicos bem preservados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as diferenças entre paisagem natural e paisagem cultural?

A diferença primária entre as paisagens natural e cultural é o grau de intervenção antrópica no meio. A paisagem natural apresenta baixo nível de modificação no ambiente natural, ou seja, conserva os aspectos físicos do meio. Já a paisagem cultural é caracterizada pela transformação do espaço mediante a ação humana, em especial a partir do desenvolvimento das atividades produtivas. A paisagem cultural, em razão da modificação empreendida pelo homem no espaço, também recebe o nome de paisagem humanizada ou modificada.

Atualmente, por causa do avanço da ocupação humana e do desenvolvimento das atividades econômicas, a paisagem cultural é predominante no planeta. Por sua vez, a paisagem natural tornou-se restrita a pequenas porções da superfície terrestre, geralmente regiões isoladas, que são predominantemente despovoadas e com condições naturais inóspitas.

Grandes edifícios com luzes acesas em Manhattan.
As cidades são um exemplo clássico de paisagem cultural.

Paisagem estática e paisagem dinâmica

Os conceitos de paisagem estática e dinâmica são complexos e envolvem diversas concepções de espaço e paisagem nos estudos geográficos. Nesse sentido, pode-se afirmar que a paisagem estática está atrelada a uma visão mais fragmentada da Geografia, voltada para a análise unidimensional de determinado elemento paisagístico, seja ele natural ou cultural. Portanto, uma paisagem composta por formação rochosa e uma paisagem formada por um conjunto de prédios são consideradas estáticas. Porém, torna-se necessário destacar que, ao longo do tempo, esses ambientes também são modificados, tanto pelos elementos naturais quanto pela ação humana.

Já a paisagem dinâmica está relacionada aos estudos mais modernos da Geografia e tem como premissa a interação entre os aspectos naturais e culturais paisagísticos. Desse modo, a paisagem dinâmica é um conceito geográfico mais amplo, que envolve diferentes percepções do espaço. São consideradas, nesse tipo de paisagem, a movimentação e a transformação do ambiente no tempo e no espaço. A ocorrência de enchentes e suas consequências e a derrubada de estruturas urbanísticas são exemplos de paisagens dinâmicas.

Exemplos de paisagem natural

A paisagem natural envolve prioritariamente aspectos do meio físico. Portanto, é um tipo paisagístico formado por pouca ou nenhuma intervenção antrópica. Nesse contexto, há o predomínio de paisagens naturais em localidades com condições geográficas adversas, como os pontos extremos do planeta. O continente Antártica é um exemplo desse cenário, uma vez que suas condições climáticas impedem a fixação da população, assim como o desenvolvimento de diversas atividades econômicas.

Também destacam-se como exemplos de paisagem natural grandes áreas oceânicas, regiões desérticas desabitadas, florestas tropicais e temperadas preservadas, entre outros. Logo, são porções do espaço geograficamente isoladas, que não estão integradas à lógica econômica mundial e por consequência, às redes de fluxo planetárias. Quanto a uma pequena escala, torna-se difícil enumerar exemplos de paisagens naturais, uma vez que a proximidade com o espaço humanizado implica na transformação destas, mesmo que em menor nível, por meio da atuação de fatores que vão desde a influência da poluição até a construção de cidades.

 Pinguins andando no gelo.
Em regiões inóspitas e despovoadas, como a Antártica, há o predomínio de paisagens naturais.

A paisagem natural brasileira

O espaço geográfico brasileiro é caracterizado pelo elevado grau de transformação antrópica, principalmente na porção Centro-sul do Brasil. Sendo assim, há um número cada vez menor de paisagens naturais no território brasileiro. O avanço da ocupação humana, desde o período da colonização até o presente, marcado pela expansão das atividades produtivas, marcou a transformação do espaço natural brasileiro em paisagens culturais.

Atualmente, mesmo regiões naturais parcialmente preservadas, como a Amazônia e o Pantanal, sofrem com o fenômeno da expansão da fronteira agrícola e da especulação imobiliária. A ocorrência de queimadas e desmatamento, por exemplo, contribuem ativamente para a transformação desses espaços naturais em culturais. Portanto, há forte pressão sobre as paisagens naturais brasileiras, que marca um contexto histórico de formação do país, desde tempos passados.

O quadro natural brasileiro é constituído por um gama de paisagens, marcadas pela elevada biodiversidade e ampla oferta de recursos ambientais. Os domínios morfoclimáticos brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mares de Morros, Mata de Araucária e Pradarias), além das zonas de transição paisagística, marcam a diversidade do espaço geográfico nacional. Porém, conforme dito acima, grande parte desse espaço já foi transformado pelas atividades produtivas a partir da intervenção humana, sendo formadas assim paisagens culturais.

Entretanto, ainda há poucas mas significativas áreas de vegetação natural no Brasil, particularmente nas regiões mais isoladas do país, como o extremo norte da Floresta Amazônica e partes do sertão da Caatinga. Os parques nacionais, áreas de preservação permanente e reservas indígenas também são exemplos de porções do espaço brasileiro que ainda conservam elementos da paisagem natural.

Leia também: Vegetação do Brasil — o conjunto diverso de espécies de plantas que compõem a paisagem natural do país

Exercícios resolvidos sobre paisagem natural

Questão 1

(UFT 2012) As antigas comunidades tinham uma escala local e proeminentemente natural de organização. Cada cultivo, cada habitação e cada roupa do vestuário expressava essas características, ao tempo que as reforçava. Daí vinham os traços da cultura e os elementos formadores de suas representações. Da casa de madeira das áreas de florestas, vinha o sentido do efêmero, e da casa de pedra das áreas de clima árido o de perenidade, traduzindo-se o material de construção numa noção de tempo e numa metafísica. Paisagem e comunidade assim se confundem.

MOREIRA, Ruy. O PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO: as matrizes de renovação. São Paulo: Contexto: 2009. p. 126. (Adaptado).

A complexidade existente entre espaço e cultura revela que

A) as representações culturais das antigas comunidades se caracterizavam pela influência recebida de processos endógenos e exógenos.

B) as técnicas de cultivo das antigas comunidades se estruturavam pelos diferentes níveis de territorialidades impostas pelo espaço natural local.

C) a organização da vida social nas antigas comunidades se dava pela relação estabelecida entre a comunidade e a paisagem local.

D) as condições oferecidas pelas instituições políticas e econômicas determinavam a ordenação da vida social, cultural e comunitária nas antigas comunidades.

E) os hábitos e os vestuários presentes em cada comunidade antiga eram determinados pelas noções de gêneros.

Resolução:

Alternativa C

O papel da paisagem é primordial na concepção das atividades humanas, uma vez que os elementos naturais fornecidos pelo meio conferem contribuição importante ao desenvolvimento das atividades produtivas. Esse cenário é ainda mais forte em comunidades antigas e tradicionais, que mantêm proximidade com a paisagem natural.

Questão 2

(UEFS 2011) O meio, ou paisagem, natural de uma área é formado de elementos da natureza que interagem naquele lugar, ou seja, que são interdependentes. Os seres humanos, ao ocupar esse espaço, se relacionam com esses elementos: clima, estrutura geológica e relevo, solo, vegetação e fauna originais e hidrografia.

VESENTINI, 2004. p. 302.

A partir da informação e dos conhecimentos das inter-relações dos fatores bióticos e abióticos da paisagem, é correto afirmar:

A) As variações do tempo, em qualquer lugar do globo, podem ser rápidas e inesperadas, e o homem procura adaptar-se a essas alterações.

B) O relevo de uma região é formado, essencialmente, pelo clima e pelos solos desse lugar.

C) A presença de vegetação exclusivamente natural (sem interferência humana) é muito comum e pode ser encontrada em qualquer parte da superfície terrestre, principalmente nas áreas de grande adensamento populacional.

D) As atividades agrícolas anuais e o aumento das safras dependem, basicamente, da sucessão dos climas.

E) A capacidade nutricional de um solo depende fundamentalmente de suas propriedades físicas e químicas, não sendo influenciada pela presença de matéria orgânica.

Resolução:

Alternativa A

A paisagem modifica-se ao longo do tempo, seja por meio da ação de elementos naturais, como a chuva e o vento, seja pela intervenção antrópica, por meio da modificação do espaço. Essas variações são constantes, de diferentes ritmos, e marcam a adaptação do homem ao espaço geográfico. 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

O saber geográfico articula-se a partir de conceitos e categorias básicos sobre o espaço geográfico
Categorias ou conceitos da Geografia
Entenda os conceitos e categorias da Geografia e aprofunde seus conhecimentos sobre lugar, paisagem, região e território.
O jogo de Xadrez pode ser visto como uma metáfora da disputa pelo território
Conceito de Território
O conceito de território, suas abordagens e tipologias.
A paisagem carrega consigo os elementos perceptíveis do espaço
Conceito de paisagem
Entenda o conceito de paisagem e as suas aplicações, características e principais componentes.
Vista de cima de um cruzamento urbano com carros passando
Espaço geográfico
Entenda o conceito de espaço geográfico e aprenda seus exemplos. Leia mais sobre os aspectos dos diferentes espaços nos níveis mundial e brasileiro.
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida
O cálculo do número médio que um indivíduo poderá viver.
Neoliberalismo
Clique aqui para entender o que é neoliberalismo, como surgiu, quais são as suas aplicações e quais as críticas possíveis sobre essa doutrina econômica.
Uma rua, por exemplo, pode ser uma expressão do lugar no espaço geográfico
O conceito de lugar para a Geografia
Confira o conceito de lugar para a Geografia e entenda a importância desse termo para diversos estudos referentes à sociedade e aos grupos humanos.
As cidades são um exemplo de paisagem cultural.
Paisagem cultural
Saiba mais sobre o conceito de paisagem cultural. Entenda a diferença entre a paisagem cultural e a natural. Veja exemplos de elementos culturais da paisagem.
A preparação do solo para o plantio
Solo e Produção Agrícola
Solo e Produção Agrícola, tecnologias químicas das agroindústrias, uso de fertilizantes sistematicamente, empresas agropecuárias.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
Veja tudo sobre o IDH! Saiba quem criou o conceito, como ele é utilizado pela ONU e como é feito seu cálculo. Veja também os países que lideram o ranking mundial.
video icon
Enem
O que fazer e levar para o Enem 2021
Neste vídeo falamos sobre o que fazer e levar nos dias das provas do Enem 2021. Qual a cor da caneta? Pode levar celular? Que hora abrem os portões? Tire essas e outras dúvidas!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.