O mundo multipolar

O mundo multipolar é uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar.

Após a queda do regime socialista, diversos países se aproximaram do mundo capitalista com a finalidade de ingressar nesse sistema e alcançar uma integração no mercado. No entanto, isso não tem sido uma tarefa fácil, em virtude da complexidade que envolve a transição de um regime para outro. Os países que se encontram nessa fase devem submeter a vários anos de adaptação para o novo regime. Isso porque as mudanças executadas englobam fatores políticos, econômicos e sociais.

O que acontece na maioria das vezes com esses países é o surgimento de problemas que anteriormente não possuíam; dentre eles: inflação dos preços, desemprego, salários baixos, ascensão da desigualdade social, violência, criminalidade, entre diversos outros.

Com o declínio do regime socialista em âmbito global, o capitalismo despontou hegemonicamente como sistema político-econômico mundial. No período da Guerra Fria existiam duas potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética. Naquele momento o mundo era considerado bipolar.
Mas após tais acontecimentos históricos, o mundo passou a ter uma nova organização geopolítica, de forma que há distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar, isto é, um mundo multipolar.

Hoje, a principal potência militar, econômica e política é os Estados Unidos, essa nação superou em todos os aspectos os soviéticos após o seu declínio, e assim é responsável pela maioria das intervenções de caráter militar no globo.

No campo econômico, o Japão atualmente ocupa a condição de segunda potência mundial. Sua ascensão financeira ocorreu a partir do término da Segunda Guerra Mundial. A aplicação de medidas direcionadas à saúde e educação resultou em crescimento acelerado de sua economia.

A Europa é considerada também como uma potência econômica, condição que resultou do sucesso da União Européia, o principal bloco econômico do planeta, que tem como principais líderes Alemanha, França e Inglaterra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

No mundo multipolar existem vários pólos mundiais de poder
No mundo multipolar existem vários pólos mundiais de poder
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Expectativa de vida das mulheres é superior à dos homens
Expectativa de vida
O cálculo do número médio que um indivíduo poderá viver.
A atuação da ONU no mundo
A influência da ONU
A influência da ONU, O que significa a sigla ONU, Qual é a finalidade da ONU, A influência da ONU nas guerras, A influência da ONU nas catástrofe, A influência da ONU e as instituições supranacionais.
Atualmente, a Terra possui cerca de 6,9 bilhões de habitantes
População
Aspectos da população mundial.
A hierarquia do mundo capitalista.
Os problemas derivados do capitalismo
Os problemas derivados do capitalismo, O que é o capitalismo, Quando teve início o capitalismo, O capitalismo e a luta entre proletário e donos dos meios de produção, O capitalismo e a natureza, O capitalismo e as desigualdades sociais, O capitalismo e a perda de valores.
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas - COP 15
Cúpula Sobre Mudanças Climáticas
A reunião internacional que visa minimizar o aquecimento global.