Whatsapp icon Whatsapp

Fitogeografia do Brasil

O Brasil possui uma extensão territorial muito grande, o que proporciona variadas formas de relevo, vegetação e clima, dando origem a diferentes paisagens.

O estudo que relaciona vegetação, clima e relevo é chamado de Domínios Fitogeográficos ou Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos.

Floresta Amazônica:

É uma floresta tropical localizada na região Norte do país, presente principalmente nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Pará. É densa e suas árvores são de porte grande. Apresenta clima quente e úmido que favorece condições a esse tipo de vegetação mais densa.

Possui uma riqueza muito grande de espécies vegetais e animais, muitas ainda nem catalogadas. É a maior floresta existente, mas está passando por um processo de desmatamento perigoso para o solo da Amazônia, pois seu solo é frágil e sua fertilidade é mantida pelos nutrientes formados pela matéria orgânica superficial. A retirada da cobertura vegetal pode tornar o solo arenoso e pouco fértil.

Floresta Amazônica e sua vegetação característica

Mata Atlântica:

Floresta tropical de clima quente (ameno) e úmido com variadas espécies vegetais e animais. Possui vegetação densa, mas de menor porte que a amazônica.

Infelizmente, foi a fitogeografia mais desmatada no Brasil, restando muito pouco desse bioma, em virtude da intensa extração vegetal e mineral ocorrida no início da colonização brasileira e depois com a produção agrícola em seu solo fértil.

Está localizada na porção Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Mata Atlântica

Cerrado:

É conhecido como a savana brasileira. Sua vegetação é bem característica, com presença de árvores de médio porte com troncos retorcidos e secos, folhas grossas e raízes profundas, características decorrentes do clima.

As estações do ano são marcadas por um longo período de seca (cerca de seis meses) e por outro período bem úmido (de também seis meses).

Sofre atualmente um processo de desmatamento muito grande em razão da boa fertilidade do solo e do relevo mais plano, também chamado de planalto. Está localizado na região central brasileira, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerrado

Caatinga:

Região mais seca presente em todo o Nordeste do Brasil. Também é chamada de sertão nordestino. Sua vegetação é formada por pequenas árvores de troncos bem retorcidos e poucas folhas, arbustos pequenos e secos e cactáceos.

O clima semiárido da região favorece esse tipo de vegetação mais seca, pois a chuva é bastante escassa e mal distribuída durante o ano.

Paisagem mais árida com presença de cactáceos

Pantanal:

É considerada uma área de transição de vegetação, pois possui características da região amazônica e do cerrado. Está localizada na porção mais Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em uma vasta área de planície, que fica inundada durante uma parte do ano.

Possui vegetação e animais específicos (como a ave Tuiuiú, que só existe nessa planície).

Pantanal

Mata de Araucária:

Floresta com características únicas, pois possui uma árvore que predomina em toda a região, o pinheiro Araucária. Está localizada em uma região de clima mais frio, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região Sul.

Existem hoje poucas áreas preservadas com essa mata, pois seu solo fértil provocou um grande desmatamento na região para a produção agrícola.

Mata de Araucária

Campos:

Localizada na região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, essa vegetação é marcada pela presença de gramíneas, arbustos e pequenas árvores.

A região passa por desmatamento atualmente em razão da produção agrícola e do cultivo de pastos para a criação bovina.

Vegetação de Campos

Publicado por Suelen Alonso

Artigos Relacionados

Hidrelétricas no Brasil
Conheça as características das usinas hidrelétricas do Brasil.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.