Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física do Brasil
  4. Fitogeografia do Brasil

Fitogeografia do Brasil

O Brasil possui uma extensão territorial muito grande, o que proporciona variadas formas de relevo, vegetação e clima, dando origem a diferentes paisagens.

O estudo que relaciona vegetação, clima e relevo é chamado de Domínios Fitogeográficos ou Domínios Morfoclimáticos e Fitogeográficos.

Floresta Amazônica:

É uma floresta tropical localizada na região Norte do país, presente principalmente nos estados do Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia e Pará. É densa e suas árvores são de porte grande. Apresenta clima quente e úmido que favorece condições a esse tipo de vegetação mais densa.

Possui uma riqueza muito grande de espécies vegetais e animais, muitas ainda nem catalogadas. É a maior floresta existente, mas está passando por um processo de desmatamento perigoso para o solo da Amazônia, pois seu solo é frágil e sua fertilidade é mantida pelos nutrientes formados pela matéria orgânica superficial. A retirada da cobertura vegetal pode tornar o solo arenoso e pouco fértil.

Floresta Amazônica e sua vegetação característica

Mata Atlântica:

Floresta tropical de clima quente (ameno) e úmido com variadas espécies vegetais e animais. Possui vegetação densa, mas de menor porte que a amazônica.

Infelizmente, foi a fitogeografia mais desmatada no Brasil, restando muito pouco desse bioma, em virtude da intensa extração vegetal e mineral ocorrida no início da colonização brasileira e depois com a produção agrícola em seu solo fértil.

Está localizada na porção Sudeste, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Mata Atlântica

Cerrado:

É conhecido como a savana brasileira. Sua vegetação é bem característica, com presença de árvores de médio porte com troncos retorcidos e secos, folhas grossas e raízes profundas, características decorrentes do clima.

As estações do ano são marcadas por um longo período de seca (cerca de seis meses) e por outro período bem úmido (de também seis meses).

Sofre atualmente um processo de desmatamento muito grande em razão da boa fertilidade do solo e do relevo mais plano, também chamado de planalto. Está localizado na região central brasileira, principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cerrado

Caatinga:

Região mais seca presente em todo o Nordeste do Brasil. Também é chamada de sertão nordestino. Sua vegetação é formada por pequenas árvores de troncos bem retorcidos e poucas folhas, arbustos pequenos e secos e cactáceos.

O clima semiárido da região favorece esse tipo de vegetação mais seca, pois a chuva é bastante escassa e mal distribuída durante o ano.

Paisagem mais árida com presença de cactáceos

Pantanal:

É considerada uma área de transição de vegetação, pois possui características da região amazônica e do cerrado. Está localizada na porção mais Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em uma vasta área de planície, que fica inundada durante uma parte do ano.

Possui vegetação e animais específicos (como a ave Tuiuiú, que só existe nessa planície).

Pantanal

Mata de Araucária:

Floresta com características únicas, pois possui uma árvore que predomina em toda a região, o pinheiro Araucária. Está localizada em uma região de clima mais frio, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na região Sul.

Existem hoje poucas áreas preservadas com essa mata, pois seu solo fértil provocou um grande desmatamento na região para a produção agrícola.

Mata de Araucária

Campos:

Localizada na região Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, essa vegetação é marcada pela presença de gramíneas, arbustos e pequenas árvores.

A região passa por desmatamento atualmente em razão da produção agrícola e do cultivo de pastos para a criação bovina.

Vegetação de Campos

Publicado por: Suelen Alonso
Assuntos relacionados
Jazida de carvão.
Carvão mineral no Brasil
A produção dessa matéria-prima em solo brasileiro.
Usina de Itaipu, maior usina das Américas e segunda maior do mundo
Hidrelétricas no Brasil
Conheça as características das usinas hidrelétricas do Brasil.
Céu nublado na cidade de Angra dos Reis (RJ). Efeito da ação da massa Tropical Atlântica
Massas de Ar no Brasil
Conheça as massas de ar que atuam no Brasil e descubra como elas determinam as características do verão e do inverno no país!
O Fogo no Cerrado
As distintas formas de queimadas e as consequências desse fenômeno.
Pescadores no meio do rio Amazonas.
O Rio Amazonas
Você sabia que o rio Amazonas é o maior rio do mundo? Confira aqui!
As barreiras a serem superadas para atingir o pré-sal
Os desafios do pré-sal
Os desafios a serem superados para exploração de petróleo na camada pré-sal.
Característica visual do solo tipo “terra roxa”.
Os solos brasileiros
Os principais solos do Brasil e suas características básicas.