Whatsapp icon Whatsapp

Formação dos solos

O processo de origem, formação e transformação dos solos está diretamente relacionado com o intemperismo e com a acumulação de material orgânico.
Os solos constituem-se como um importante recurso natural
Os solos constituem-se como um importante recurso natural

Os solos configuram-se como um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade. Sendo assim, uma curiosidade que permanece é: como se formam os solos?

Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa dizer que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas. Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.

Nesse sentido, a formação dos solos na natureza levou milhões de anos, apresentando, quase sempre, aspectos relacionados com o seu material de origem e as interferências naturais e antrópicas proporcionadas sobre eles. Vale lembrar que esse processo de formação dos solos é ininterrupto e ainda ocorre atualmente. Para compreender melhor o fenômeno natural da pedogênese, confira o esquema a seguir:

Esquema explicativo da sequência de formação dos solos
Esquema explicativo da sequência de formação dos solos

De acordo com a sequência acima explicitada, compreendemos que o processo de formação obedece à seguinte cronologia: a) decomposição lenta da rocha mãe pelos agentes do intemperismo (água, ventos, clima, plantas e outros); b) com o tempo, acumula-se uma maior presença de material orgânico sobre o solo recém-formado; c) o material orgânico decompõe-se e vai aos poucos enriquecendo o terreno, enquanto os horizontes do solo vão se formando; d) o solo, em estágio mais avançado, passa a contar com os diferentes horizontes, além de apresentar uma camada superficial orgânica propícia ao plantio e à existência de vegetações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os solos mais antigos apresentam essa estrutura mais consolidada, enquanto os solos mais jovens, muitas vezes, ainda se encontram em processo intermediário de formação, sem a existência de todos os seus horizontes e com baixo nível de material orgânico. Os horizontes do solo, segundo as classificações mais comuns, são:

Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.

Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.

Horizonte B – é o horizonte de acumulação, com uma grande presença de minerais e com baixo acúmulo de material orgânico.

Horizonte C – camada formada por partes fragmentadas da rocha mãe, muitas vezes com sedimentos menores nas suas partes mais altas e com saprólitos e partes de rochas em sua parte inferior.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As cores das hortênsias são determinadas pela acidez do solo em que são plantadas
Acidez do solo
Veja como a acidez do solo, medida por seu pH, influencia no crescimento e na cor de algumas flores.
Os solos possuem diferentes formas de classificação
Classificação dos solos
Conheça os principais tipos de classificação dos solos.
Existem diversas técnicas de plantio e cultivo dos solos
Cultivo e conservação do solo
Conheça as técnicas agrícolas de cultivo e saiba qual delas colabora melhor para a conservação dos solos.
Característica visual do solo tipo “terra roxa”.
Os solos brasileiros
Os principais solos do Brasil e suas características básicas.
Sedimentação causada por cursos d’água
Sedimentação do solo
Compreenda o que é e como funciona o processo de sedimentação dos solos e rochas.
Vista aproximada de uma pessoa verificando a qualidade do solo com as mãos.
Tipos de solo
Entenda o conceito de solo e a sua aplicabilidade no contexto do espaço geográfico e saiba quais são os principais tipos de solos presentes no Brasil e no mundo.
video icon
Biologia
Pirâmides ecológicas
As pirâmides ecológicas são representações gráficas quantitativas das relações entre seres vivos, algo muito estudado na ecologia. Elas representam três tipos de dados: número de indivíduos, quantidade de biomassa, e produção energética. Por isso estudaremos as pirâmides ecológicas de número, biomassa e energia.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!