Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia Física
  4. Sedimentação do solo

Sedimentação do solo

Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.

Sedimentos são pedaços de solo ou de rochas deteriorados em pequenas partes, ou até em pó ou poeira. Quando esses sedimentos se aglutinam, dão origem às rochas sedimentares.

A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos. Pela água, ela pode ocorrer pela ação das águas das chuvas, de rios e lagos ou pela água do mar. Durante as chuvas, pancadas de água ocorrem sobre os solos, podendo provocar pequenas fissuras que ajudam a dividir os solos em sedimentos, o que também ocorre com as enxurradas.

Durante o processo de lixiviação (lavagem da camada superficial do solo), existe o transporte de sedimentos, geralmente para rios ou cursos d’água em geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os rios provocam a sedimentação quando as águas constroem o seu próprio caminho através do desgaste do solo ou quebrando algumas rochas, pulverizando-as em pequenos sedimentos.

As águas do mar, graças à formação das ondas, também atuam nesse processo através do desgaste das formações rochosas litorâneas, que se transformam em sedimentos ao longo do tempo à medida que as ondas vão se chocando contra elas. Um exemplo disso é a formação das praias, que nada mais são que uma grande formação conjunta de sedimentos, em formato de areia.

Os ventos também atuam na modelagem do relevo, desgastando rochas ao longo do tempo e retirando delas inúmeros e pequenos sedimentos, que são transportados para outras regiões, também podendo provocar a formação de bancos de areia.

Transporte de sedimentos pela ação dos ventos
Transporte de sedimentos pela ação dos ventos

Sedimentação causada por cursos d’água
Sedimentação causada por cursos d’água
Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena
Assuntos relacionados
Exemplo de relevo acidentado
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
Os solos constituem-se como um importante recurso natural
Formação dos solos
Descubra aqui como ocorre a formação dos solos e como se estrutura esse importante meio de vida e recurso natural.
Depósito de sedimentos nos rios, a principal causa do assoreamento
Assoreamento
Entenda o que é o assoreamento, as suas causas e os fatores que intensificam esse problema socioambiental.
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
Período no qual se desenvolve o fenômeno La Niña.
La Niña
La Niña, O que é La Niña, Como ocorre o fenômeno La Niña, O que provoca o fenômeno La Niña, As características do fenômeno La Niña, Quais as conseqüências oriundas do fenômeno La Niña.
Movimento de translação
Aprenda mais sobre o movimento de translação terrestre. Descubra quais as principais características desse movimento e qual sua relação com as estações do ano.
O movimento de rotação terrestre é responsável pela sucessão dos dias e das noites
Movimento de rotação
Entenda como funciona a rotação terrestre e compreenda a importância e as causas desse movimento.
Formação de relevo provocada por movimentos orogênicos
Orogênese e Epirogênese
Compreenda o conceito, as causas e as consequências da Orogênese e Epirogênese.