Geodesia

Nos últimos anos houve o desenvolvimento de um conjunto de disciplinas denominadas ciências geodésicas, as quais permitem medir, representar e analisar o espaço geográfico com alta precisão. Estas ciências são a Cartografia (a mais antiga), a Topografia, a Astronomia de Posição, a Fotogrametria, o Sensoriamento Remoto e a Geodesia.

O termo geodesia foi utilizado pela primeira vez na Grécia Antiga, por Aristóteles, e significa divisões geográficas da terra, ou ato de dividir a terra.

A geodesia é a ciência que analisa a determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. As atividades geodésicas proporcionaram uma revolução na cartografia com a implantação do Sistema de Posicionamento Global (GPS).

Através da utilização desse sistema é possível obter informações mais precisas da determinação de posições, estáticas ou cinemáticas, aliando rapidez e precisão muito superiores aos métodos clássicos.

No Brasil, o órgão responsável pelas atividades referentes à geodesia é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que desenvolveu o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), formado pelo conjunto de estações, materializadas no terreno, cuja posição serve como referência precisa a diversos projetos de engenharia (construção de estradas, pontes, barragens, etc.), além de mapeamento, geofísica e pesquisas científicas.

A geodesia é considerada ao mesmo tempo um ramo da Engenharia e das Geociências, que trata do levantamento e da representação da forma e da superfície terrestre. A matemática e a física também estudam a geodesia, como forma de determinar a medição de superfícies curvas, usando métodos semelhantes aos utilizados na superfície curva da Terra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Sistema geodésico
Sistema geodésico
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
O aquecimento global, em algumas previsões, pode provocar graves problemas socioambientais
Aquecimento Global
Entenda a definição de aquecimento global, quais são as suas causas e consequências, bem como as principais críticas que esse modelo recebe.
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
Distribuição dos vulcões no mundo. A grande maioria dos vulcões concentra-se na região de encontro de placas tectônicas
Vulcões
Saiba mais sobre os vulcões, curiosas estruturas geológicas que normalmente se concentram em regiões de encontro entre placas tectônicas.
Exemplo de relevo acidentado
Agentes de formação do relevo
Confira aqui quais são os agentes de formação do relevo e veja como eles atuam.
Antártica
Antártica
Antártica, características da Antártica, Tratado da Antártica, exploração econômica do continente antártico, fauna e flora, clima, política, Antártida, pólo sul.
Imagem de um vulcão em erupção.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
Lava vulcânica solidificando-se e dando origem a rochas ígneas ou magmáticas
Rochas Ígneas
Conheça as principais características e as classificações das rochas ígneas, também chamadas de magmáticas.
Os crátons podem se estender por grandes áreas geologicamente estáveis
Crátons
Compreenda a definição, as características e as especificações dos Crátons, uma importante estrutura geológica da Terra.