Whatsapp icon Whatsapp

Golfo do México

O Golfo do México é uma região caracterizada pela larga abertura continental em relação ao mar e que está situada entre os territórios de Cuba, México e Estados Unidos.
Vista aérea de região situada no Golfo do México.
O Golfo do México está situado entre a América do Norte e a América Central.

O Golfo do México é uma grande abertura de entrada de água proveniente do oceano Atlântico e do mar do Caribe. Ele está localizado entre a América do Norte e a América Central. As águas do Golfo do México banham parte dos territórios de Cuba, México e Estados Unidos. Essa grande baía tem como características principais a presença de correntes marítimas quentes e o registro de jazidas de recursos minerais. O Golfo do México é uma região geoestratégica importante em razão do transporte marítimo e da produção de combustíveis. Essa região registrou graves desastres naturais, como o derramamento de petróleo.

Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?

Resumo sobre o Golfo do México

  • O Golfo do México é uma grande baía localizada no continente americano banhada pelas águas do oceano Atlântico e do mar do Caribe.

  • As águas do Golfo do México banham parte do território de três países independentes americanos: Estados Unidos, México e Cuba.

  • A formação do Golfo do México é fruto da movimentação de placas tectônicas e da atuação de diversos agentes geomorfológicos.

  • A importância do Golfo do México está vinculada à exploração econômica e à dinâmica ecológica dessa região geoestratégica do globo.

  • O Golfo do México registrou ao longo da história diversos desastres naturais, especialmente vinculados ao derramamento de petróleo.

O que é o Golfo do México?

O Golfo do México é uma região geográfica da América caracterizada pela larga entrada de água do oceano em relação à porção de terras emersas desse continente. Essa formação geográfica está situada entre a América do Norte e a América Central, em uma longa porção banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar do Caribe, localizada entre Estados Unidos, México e Cuba. O Golfo do México tem grande importância em termos estratégicos, pois é um grande depósito de recursos minerais e uma rota disputada de transportes marítimos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Localização do Golfo do México

O Golfo do México está situado no oceano Atlântico, mais precisamente na sua porção centro-norte, que banha partes dos subcontinentes América do Norte e América Central. Ele engloba a área territorial de três países: Estados Unidos, México (América do Norte) e Cuba (América Central). O mapa abaixo mostra a localização do Golfo do México:

Localização do Golfo do México em mapa.[1]
Localização do Golfo do México em mapa.[1]

Mapa do Golfo do México

Formação do Golfo do México

A formação do Golfo do México originou-se em tempos geológicos bastante antigos, quando o afastamento de placas tectônicas, com destaque para as placas Norte-Americana, Sul-Americana e Africana, ocasionou a criação de uma grande área de baía. Em razão da formação dessa grande baía, houve o acúmulo de um grande número de sedimentos orgânicos, que posteriormente resultou na formação de grandes depósitos minerais, com destaque para as bacias sedimentares onde estão localizadas jazidas de petróleo e gás natural. O processo de formação do Golfo do México é bastante dinâmico e influenciado por diversas forças, como os agentes internos do relevo e a dinâmica climática regional.

Características do Golfo do México

O Golfo do México tem como característica principal a formação de uma grande baía, por meio de uma larga entrada de água do oceano, que banha as terras emersas situadas ao redor dessa formação geomorfológica. A conexão do Golfo do México com o oceano Atlântico dá-se por meio do Estreito da Flórida; já a conexão do Golfo do México até o mar do Caribe ocorre a partir do Estreito de Yucatán. As águas do Golfo do México são fortemente influenciadas pela chamada Corrente do Golfo, uma corrente marítima quente que propicia a ocorrência de tempestades e furacões na região.

Importância do Golfo do México

A importância do Golfo do México está atrelada ao papel desempenhado por essa região geográfica em termos ambientais e econômicos. As águas do Golfo do México abrigam uma grande biodiversidade de espécies. Por sua vez, essa região é um depósito importante de recursos naturais, como sal, petróleo e gás natural. O Golfo do México também é uma das principais rotas comerciais do planeta e possui muitos estabelecimentos voltados para seu aproveitamento turístico.

Desastres no Golfo do México

O Golfo do México é uma região de vasta exploração de petróleo e outros combustíveis fósseis. Portanto, ao longo da história, foi objeto de diversos desastres naturais em razão do derramamento de petróleo, durante a exploração e/ou transporte desse combustível, como o ocorrido no ano de 2010.

Além disso, o Golfo do México também é uma região marítima que já vivenciou desastres em termos de afundamento de barcos e quedas de aviões. Essa zona registra muitas tempestades naturais e furacões, que ocasionam grandes prejuízos econômicos e vítimas fatais.

Leia também: Impactos causados por vazamento de petróleo nos oceanos

Curiosidades sobre o Golfo do México

  • O Golfo do México é conhecido como “Mediterrâneo das Américas” em razão da sua vasta oferta de água e do seu aproveitamento turístico.

  • As medições da área do Golfo do México são bastante imprecisas, mas, mesmo assim, ele é apontado como a maior formação de golfo do mundo.

  • O rio Mississippi, um dos principais rios em termos ambientais e econômicos dos Estados Unidos, tem sua foz localizada no Golfo do México.

  • O Golfo do México é uma conhecida rota de furacões que cortam a América Central e a América do Norte, como ocorreu com o Katrina em 2005.

Créditos da imagem

[1] Tentotwo / Wikimedia Commons (Acréscimo dos nomes dos países banhados pelo Golfo do México)

Fontes

AFP. Dez anos após o derramamento de petróleo no Golfo do México, o perigo persiste. Estado de Minas. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/04/17/interna_internacional,1139642/dez-anos-apos-o-derramamento-de-petroleo-no-golfo-do-mexico-o-perigo.shtml.

BBC. A preocupante expansão da 'Zona Morta' do Golfo do México, onde a vida marinha é impossível. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-58101567.

CORREA, A. Meio ambiente: o que aconteceu com os responsáveis por um dos maiores desastres dos EUA. BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47121631.

INFOPÉDIA. Golfo do México. Infopédia. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$golfo-do-mexico.

STANLEY, A. Não é para alarmar ninguém, mas o Golfo do México está pegando fogo. GIZMODO. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/nao-e-para-alarmar-ninguem-mas-o-golfo-do-mexico-esta-pegando-fogo/.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Triângulo das Bermudas
Clique aqui, saiba quais são as principais características do Triângulo das Bermudas e conheça as lendas e os mistérios que envolvem essa região do globo.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.