Whatsapp icon Whatsapp

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma vasta região geográfica localizada no oceano Atlântico. Essa zona é conhecida mundialmente pelo registro de acidentes com barcos e aviões.
Imagem de satélite da região do Triângulo das Bermudas.
O Triângulo das Bermudas é conhecido pelo elevado número de acidentes.

O Triângulo das Bermudas é uma zona geográfica, situada no oceano Atlântico, que é marcada por um grande volume de acidentes com barcos e aviões. Essa região possui adversidades climáticas e naturais que atuam dificultando a travessia dos pilotos. A ocorrência de furacões, tempestades e correntes marítimas ajudam a explicar o grande volume de acidentes com meios de transporte nessa zona. Os constantes acidentes no Triângulo das Bermudas suscitaram inúmeras lendas que ganharam ainda mais fama com a exploração midiática da região.

Leia também: Canal de Suez — uma das mais importantes rotas marítimas do mundo

Resumo sobre o Triângulo das Bermudas

  • O Triângulo das Bermudas é uma zona geográfica situada no oceano Atlântico, entre a costa dos Estados Unidos, de Bermudas e de Porto Rico.

  • A fama internacional do Triângulo das Bermudas é resultado do grande número de acidentes registrados nessa região geográfica do globo.

  • Essa zona é marcada pela atuação de diferentes massas de ar e correntes marítimas que geram forte instabilidade climática no oceano.

  • A ocorrência de furacões, tempestades, nevoeiros e outros obstáculos naturais para os pilotos é bastante comum no Triângulo das Bermudas.

  • Um acidente ocorrido com bombardeios militares estadunidenses em 1945 é um dos casos misteriosos mais famosos do Triângulo das Bermudas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde fica o Triângulo das Bermudas?

O Triângulo das Bermudas é uma região geográfica localizada no oceano Atlântico. Essa zona está situada entre a ilha de Porto Rico, o arquipélago de Bermudas e o estado da Flórida (Estados Unidos).

Mapa indicando a localização do Triângulo das Bermudas.
O mapa acima mostra a localização do Triângulo das Bermudas.

Características do Triângulo das Bermudas

As características geográficas do Triângulo das Bermudas indicam que é uma localidade de elevada instabilidade em termos atmosféricos e marítimos. Essa zona, em uma porção central do oceano Atlântico, indica a atuação de massas de ar bastante instáveis, que contribuem inclusive para a passagem recorrente de furacões e de tempestades na região. Ademais, nessa área também está situada a chamada corrente do Golfo, uma corrente marítima que está associada à ocorrência de tempestades tropicais e nevoeiros consistentes.

Para além dos aspectos geográficos, o Triângulo das Bermudas é um importante local de trânsito de navios e aviões que circulam entre a América do Norte, a América Central e o Caribe.

Por que o Triângulo das Bermudas é considerado perigoso?

Destroços de uma embarcação que naufragou no Triângulo das Bermudas.
O Triângulo das Bermudas é conhecido pelo elevado número de acidentes.

O Triângulo das Bermudas é considerado perigoso por ser uma região de alta instabilidade atmosférica e marítima, de modo que são recorrentes os acidentes envolvendo quedas de aviões e naufrágios nessa região. A recorrência desses acidentes fez com que a região do Triângulo das Bermudas ganhasse fama internacional. Esses registros culminaram na construção de diferentes teorias sobre os perigos da travessia do Triângulo das Bermudas. Os mistérios desse local foram alimentados por documentários, reportagens e séries de televisão sobre os acidentes lá ocorridos.

Explicação para o “mistério” do Triângulo das Bermudas

As explicações para os perigos que envolvem o Triângulo das Bermudas estão intimamente ligadas aos aspectos físicos e geográficos dessa região do globo. Nesse contexto, verifica-se que no Triângulo das Bermudas ocorrem com frequência tempestades e furacões.

Alguns aspectos que ajudam a explicar o grande número de acidentes nessa região são o índice de pluviosidade, a velocidade dos ventos e a presença de fortes correntes marítimas. A ocorrência de intensos nevoeiros e de trombas de água, que são fenômenos climáticos de previsão meteorológica difícil, também é um argumento plausível para explicar os perigos que envolvem o trânsito de meios de transporte nessa região.

Ressalta-se ainda a presença de fendas oceânicas, bancos de areia, recifes de corais e outros obstáculos naturais. Portanto, as condições naturais e climáticas do Triângulo das Bermudas, junto ao elevado tráfego de meios de transporte, o isolamento geográfico da região e a dificuldade de comunicação, são pontos que auxiliam no entendimento dos riscos envolvidos na travessia dessa zona.

Veja também: Estreito de Bering — um local de difícil navegação em função do rigor climático

Lendas sobre o Triângulo das Bermudas

Há um conjunto de lendas sobrenaturais e teorias da conspiração que tentam explicar o grande número de acidentes no Triângulo das Bermudas. Nesse contexto, constata-se que não há um número exato de acidentes envolvendo aviões e barcos na região, mas sim levantamentos divergentes sobre as quedas e naufrágios que ocorreram localmente.

Porém, sabe-se que por ser tratar de um número relativamente elevado, inúmeros veículos de comunicação exploraram a fama do Triângulo das Bermudas. Inclusive, os primeiros relatos datam do período das Grandes Navegações e indicavam que as bússolas utilizadas pelos navios não funcionavam na região.

Destroços de um avião no fundo do oceano Atlântico, na região do Triângulo das Bermudas.
Houve diversos registros de acidentes aéreos e navais no Triângulo das Bermudas.

O acidente que deu a maior fama ao Triângulo das Bermudas ocorreu em 1945. Nesse ano, cinco aviões militares que sobrevoavam o Triângulo das Bermudas desapareceram, assim como o avião de resgate que foi logo em seguida em busca deles. Esse incidente, que não foi resolvido até os dias atuais, deixou 27 pessoas desaparecidas. Os rastros dos referidos aviões nunca foram encontrados, e as investigações da aeronáutica estadunidense não foram conclusivas. Esse acidente foi retratado em livros e filmes, aumentando o interesse da mídia internacional sobre o Triângulo das Bermudas.

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas

  • A expressão “Triângulo das Bermudas” surgiu em 1964, com uma publicação feita por Vincent Gaddis em uma revista relatando os perigos dessa região.

  • O lançamento do livro The Bermuda Triangle, em 1974, pelo autor Charles Berlitz foi um dos principais marcos midiáticos sobre o Triângulo das Bermudas.

  • A atuação de ovnis, a existência de monstros marinhos e até a presença de buracos negros são algumas das teorias da conspiração sobre o Triângulo das Bermudas.

  • O Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, situado no litoral do Maranhão, é conhecido como o Triângulo das Bermudas brasileiro.

Fontes

ALVES, I. O que é o Triângulo das Bermudas. Folha de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/webstories/cultura/2021/12/o-que-e-o-triangulo-das-bermudas/.

INFOPÉDIA. Triângulo das Bermudas. Infopédia, c2023. Disponível em: https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$triangulo-das-bermudas.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Mitos e verdades do Triângulo das Bermudas. National Geographic, 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/10/mitos-e-verdades-do-triangulo-das-bermudas.

NATIONAL GEOGRAPHIC. O que é o Triângulo das Bermudas e onde está localizado. National Geographic, 2022. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2022/12/o-que-e-o-triangulo-das-bermudas-e-onde-esta-localizado.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

América Anglo-Saxônica
Clique aqui e conheça as principais características históricas, geográficas, econômicas e culturais da América Anglo-Saxônica.
América Central
América Central, características da América Central, problemas enfrentados pelos países da América Central, economia, clima, Estados Unidos da América Central.
América Latina
Veja quais são as principais características geográficas da América Latina. Leia detalhes sobre a história e a cultura dessa porção do continente americano.
América do Norte
Clique aqui e conheça as características geográficas da América do Norte, bem como os aspectos históricos e culturais dessa importante porção americana.
América do Sul
Saiba quais são as principais características geográficas da América do Sul. Veja dados sobre a demografia, a economia e a infraestrutura dos países sul-americanos.
Continentes
Conheça um pouco mais sobre os continentes do planeta Terra entendendo suas características e conferindo as principais informações sobre eles.
Hidrografia da América do Norte
As particularidades dos rios e lagos dos países anglo-saxônicos.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Os mistérios do planeta Terra
Os mistérios do planeta Terra, A localização da Terra no sistema solar, A presença de água no planeta Terra, Como são obtidas as informações acerca do interior do planeta Terra.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.