Oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior da Terra, está situado entre três continentes — América, África e Europa. Ele tem ligação com todos os oceanos, contata o Glacial Ártico ao norte, o Glacial Antártico ao sul, ao leste, o Índico, e ao oeste, o Pacífico.

Além da sua importância ambiental como habitat de diversos animais e plantas, o Atlântico exerce influência no clima mundial, com suas correntes marinhas, que são capazes de levar ventos, umidade e chuva para diversos territórios do mundo. Ele também exerce influência econômica, por ser rota comercial entre continentes, por exemplo: Europa e América, e fonte de extração de recursos naturais, como a pesca e a extração petrolífera.

Leia também: Qual a diferença entre mar e oceano?

Características do oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior do mundo, ele está localizado entre os continentes americano, africano e europeu. Seu tamanho é de, aproximadamente, 107 milhões de km², e sua profundidade máxima é de, aproximadamente, 8000 mil metros.

O oceano Atlântico está situado entre a América, a África e a Europa.
O oceano Atlântico está situado entre a América, a África e a Europa.

O Atlântico possui os seguintes elementos:

  • Plataforma continental: é uma área que corresponde ao relevo próximo da costa, no mar, tendo sua morfologia inclinada em até 200 m de profundidade.
  • Talude continental: configura-se como um declive acentuado, após o fim da plataforma continental, que se estende por zonas de profundidade de até 4000 mil metros.
  • Planícies abissais: conhecidas como zonas planas do fundo do oceano, têm profundidade de 5000 mil metros em média e representam quase todo o fundo do oceano.
  • Fossas oceânicas: são resultados da ação das placas tectônicas em seu movimento divergente, formado fissuras (buracos) oceânicos; são os locais onde estão as maiores profundidades.
  • Dorsais médio-oceânicas: são relevos fundos, formados por alinhamento das cadeias de montanhas no fundo do oceano, com elevações acima de 3000 mil metros e bastante extensas, podendo ter mais que 1 km de largura.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia do oceano Atlântico

O oceano Atlântico encontra-se, em quase sua totalidade, no Hemisfério Ocidental, entre os continentes da América, África e Europa, situando-se no sentido Norte–Sul dessa região.

O Atlântico é o único oceano que se comunica com todos os outros do planeta Terra, como indicado no mapa. Ao norte, ele se encontra com o Glacial Ártico; ao sul, com o Glacial Antártico; ao oeste, com o Índico, e, ao leste, com o Pacífico. Portanto, esse oceano consegue interligar-se com os demais, sendo um elo de comunicação entre eles e corredor de ligação da biodiversidade.

Veja também: Qual é a influência dos oceanos sobre o clima?

Importância do oceano Atlântico

O oceano Atlântico é importante por diversos fatores, como econômico, social e ambiental. É um dos oceanos mais movimentados em razão da sua localização, ou seja, está entre as principais potências da Europa e dos Estados Unidos e Canadá. Por tal motivo, recebe fluxo comercial e de transporte de pessoas, tornando-se rota de navegação, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento econômico das potências mencionadas.

O transporte de cargas pesadas por outros meios de transporte acaba sendo bastante caro e, por isso, inviável. O transporte comercial entre América, África e Europa é mais vantajoso economicamente se realizado pelo mar. Dessa forma, além de ser importante rota comercial até os dias atuais, realiza-se também no Atlântico o turismo, com a presença de diversas praias e paraísos naturais, como o Caribe, diversas ilhas da América Central, o litoral brasileiro, entre outros, com a presença de cruzeiros e transatlânticos.

Há também a exploração de riquezas naturais bem como de reservas de petróleo, encontradas no mar e em oceanos próximos do Brasil (pré-sal), dos EUA e México e da Venezuela. Outros recursos, como o gás natural nos EUA e México, também são explorados. Outro fator de destaque fica por conta da riquíssima biodiversidade que o oceano guarda.

Problemas ambientais

Os problemas ambientais relacionados aos oceanos costumam ser bastante complicados, considerando-se que os oceanos são sistemas ambientais complexos e bastante amplos, possuindo uma rica biodiversidade de animais e plantas. Os impactos ambientais neles, de modo geral, costumam ser grandes, por tratar-se de áreas geográficas consideráveis.

Observa-se, nos últimos anos, o aumento da pesca como impacto de maior relevância,  sendo realizada preferencialmente nos mares e podendo também ocorrer em alto-mar. Essas atividades, quando intensificadas, colocam em risco as espécies, podendo levá-las à extinção. Nesse caso, pode-se haver a perda de espécies da fauna e flora marinhas com a intensa retirada.

Outro impacto fica por conta do tráfego de navios e da exploração de recursos minerais e energéticos. Os navios podem eliminar lixo e petróleo na água, afetando diretamente diversas espécies.

É comum vermos acidentes relacionados a explosões e derramamento petrolífero nas plataformas em alto-mar. Esses acidentes ambientais podem afetar e matar pequenas e grandes espécies de animais marinhos; podem afetar populações de algas, o que impacta a produção de oxigênio, e de peixes, causando desequilíbrio na fauna marinha e cadeia alimentar.

A poluição no oceano prejudica diversas espécies marinhas.
A poluição no oceano prejudica diversas espécies marinhas.

O lixo que é jogado no mar acaba afetando a vida de tartarugas, peixes, baleias, golfinhos e outras espécies. Essa prática tem sido recorrente, tanto com navios carregados de lixo, descartado no oceano como destino final, quanto com navios de turismo ou transporte de pessoas, com um quantitativo menor de lixo, porém, com descarte no oceano.

Territórios banhados pelo oceano Atlântico

O Atlântico, apesar de ser o segundo maior oceano do mundo, banha a maior quantidade de países com seus mares. Na América temos países banhados por ele na América do Norte, Central e do Sul. Além disso, ele alcança todo o litoral oeste da África, a África do Norte, com o mar Mediterrâneo, o Sul e Oeste da Europa, e o Oriente Médio (Ásia). A seguir, alguns países e ilhas banhados pelo Atlântico:

Curiosidades sobre o oceano Atlântico

  • Formou-se a cerca de 130 milhões de anos.
  • Cobre cerca de 20% da superfície terrestre, e é o segundo maior oceano do mundo.
  • Seu ponto mais profundo é a fossa de Porto Rico, com 8380 mil metros de profundidade.
  • Abriga a mais nova ilha do planeta, Surtsey, na Islândia, uma ilha vulcânica considerada Patrimônio Natural da Unesco.
  • Seus principais mares são: mar Mediterrâneo, mar do Norte, mar do Caribe, e mar da Irlanda.
  • Suas principais ilhas são: ilhas Malvinas, Antilhas, Bermudas, Groenlândia, ilhas Canárias, Fernando de Noronha, Terra do Fogo, ilha de Santa Catarina, ilhas Faroés, e ilhas Britânicas.
  • Sua principal corrente marinha é a corrente do Golfo.

Acesse também: Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos 

A ilha de Surtsey é a ilha mais nova do planeta.
A ilha de Surtsey é a ilha mais nova do planeta.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Udesc) Os oceanos estão em constante movimento, e as correntes marinhas causam grande impacto no clima do planeta, pois transportam águas quentes e frias por todas as partes do globo.

Sobre mares e oceanos, é correto afirmar:

A) O oceano Índico é o segundo maior oceano e o mais frio devido à sua localização.

B) Mares e oceanos são sinônimos, pois ambos têm a mesma profundidade.

C) A posição geográfica dos oceanos não influencia na temperatura das suas águas.

D) O oceano Pacífico é o maior do globo, cobre mais de um terço da superfície do planeta Terra.

E) A quantidade de água existente nos oceanos equivale à água encontrada nos rios e lagos do mundo, por isso há um razoável suprimento de água doce no mundo.

Resolução

Alternativa D. O oceano Pacífico é o maior do globo, com uma área de 165 milhões de km², cobre um terço da superfície terrestre.

Questão 2 – (UFMT) Sabendo-se que os oceanos são uma vasta extensão de águas salgadas que correspondem a 71% da cobertura terrestre, marque a alternativa correta:

A) Os oceanos recebem grande parte da carga oriunda da intemperização e de processos erosivos do continente.

B) Os oceanos regulam todos os processos climáticos que ocorrem nas terras emersas equatoriais.

C) Os oceanos são fonte secundária da água que chega aos continentes sob a forma de precipitação.

D) Os oceanos estão divididos em grandes bacias que não têm ligação devido à disposição dos continentes.

Resolução

Alternativa A. Grande parte dos rios tem seu destino final nos mares e oceanos, dessa forma, grande parte dos dejetos oriundos do intemperismo é levada aos mares.

Publicado por: Gustavo Henrique Mendonça
Assuntos relacionados
Clima: variações sucessivas do tempo atmosférico
Clima
O que você sabe sobre o clima? Clique aqui e confira esse importante conceito, bem como as suas características e a forma de representá-lo.
Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos
Você conhece os riscos da poluição por petróleo? Clique aqui e conheça os principais danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos.
Apesar de serem grandes extensões de água salgada, mar e oceano não são sinônimos.
Diferença entre mar e oceano
Descubra quais são as principais diferenças entre mar e oceano, quais são as definições de cada um e os principais exemplos de mares e oceanos no mundo.
Os oceanos possuem uma importante carga climática
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
Após uma guerra nuclear, a temperatura do planeta chegaria a -40ºC
Inverno Nuclear
Inverno Nuclear, o que é inverno nuclear, o que causaria um inverno nuclear, a inibição da luz solar.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Imagem de satélite da área do Triângulo das Bermudas
Triângulo das Bermudas
Conheça o Triângulo das Bermudas e veja a explicação para os “mistérios” que envolvem essa região.
Distribuição dos vulcões no mundo. A grande maioria dos vulcões concentra-se na região de encontro de placas tectônicas
Vulcões
Saiba mais sobre os vulcões, curiosas estruturas geológicas que normalmente se concentram em regiões de encontro entre placas tectônicas.