Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Iraque e uma possivel fragmentação

Iraque e uma possivel fragmentação

O Oriente Médio é uma região que sempre viveu em conflito, isso vem ocorrendo há várias décadas. O Iraque, mais precisamente, sempre se destaca nos meios de comunicação por causa de suas hostilidades. Esse já se envolveu em conflitos com o Irã, Estados Unidos entre outros.

Saddam, que esteve no poder por muitos anos, foi retirado e condenado à forca pelos crimes que cometeu enquanto líder, como o massacre de 148 Xiitas na cidade Dujail em 1982. Foi executado em 2006, sua morte intensificou o cenário iraquiano devido às declarações feitas por ele antes de morrer, o ex-líder iraquiano disse que os Sunitas, Xiitas e Curdos tinham a obrigação de permanecerem juntos e conservar a unidade do estado iraquiano.

O major reformado do exército estadunidense Ralph Peters, tem em sua ideologia a criação de novos estados, realizando assim uma fragmentação do território, que, segundo ele, facilitaria a administração e dominação.

Com base no pensamento de Peters, se o território do Iraque fosse dividido ou fragmentado teria três partes para abrigar respectivos povos distintos e independentes, surgiria o Curdistão, nome derivado de curdos, esses ocupariam a região do norte, as populações Sunitas que se localizam no centro do país formariam o Iraque Sunita e os Xiitas que se localizam ao sul, nas proximidades do Golfo Pérsico, formariam o Iraque Xiita. Essa fragmentação tentaria colocar cada linha de pensamento, religiões e todas as questões culturais em que cada território, esses teriam seus costumes inseridos sem a intervenção de um governo majoritário.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Guerra do Iraque: acusações infundadas e interesses econômicos por de trás de um penoso conflito.
Guerra do Iraque
Guerra do Iraque, ONU, George W. Bush, Saddam Hussein, armas químicas, Conselho de Segurança, Eixo do Mal, invasão do Iraque, deposição de Saddam Hussein, Autoridade Provisória de Coalizão, eleições iraquianas, atentados terroristas, guerra civil, sunitas x xiitas.
Armas nucleares
Países que possuem Armas Nucleares
As nações que realizam o enriquecimento de urânio para fins bélicos.
Soldados dos Estados Unidos no Iraque
Retirada das Tropas Estadunidenses do Iraque
Após sete anos de ocupação, o exército dos Estados Unidos se retira do Iraque.
Bandeira do Iraque
Iraque
Uma nação afetada por diversos conflitos armados.