Whatsapp icon Whatsapp

Países que possuem Armas Nucleares

Armas nucleares
Armas nucleares

Com o intuito de demonstrar para o mundo o seu poderio bélico, os Estados Unidos, em agosto de 1945, bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, momento esse em que se iniciou a era das armas atômicas.

Conforme o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 têm o direito de possuírem esse tipo de armamento. Representados por: Estados Unidos, Rússia (sucessor da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), China, Reino Unido e França. Os outros que participam da TNP podem realizar o enriquecimento de urânio somente para fins pacíficos (geração de energia), sendo inspecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Alguns países que não fazem parte do Tratado de Não Proliferação Nuclear possuem armas nucleares: Índia, Paquistão e Coreia do Norte. Outras duas nações, apesar de não confirmarem, também desenvolvem esse tipo de armamento – Ucrânia e Israel. Há grandes suspeitas de os Estados Unidos e outros países ocidentais com relação ao programa nuclear do Irã, pois essas potências acusam o país de utilizar a tecnologia de enriquecimento de urânio com a intenção de fabricar armas atômicas. Já que o Irã faz parte do TNP e não realizou nenhuma experiência com armamento nuclear antes de 1967, ele é proibido, conforme o tratado, de possuir armas nucleares.

O TNP passou a vigorar em 1970, beneficiando as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) que são os membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, sendo os únicos com poder de veto sobre as decisões do organismo.

Conforme o regulamento do Tratado de Não Proliferação Nuclear, os cinco países podem manter suas armas atômicas, porém, jamais poderão repassar tecnologia de fabricação para outras nações. Esse tratado estabeleceu regras rígidas sobre o enriquecimento de urânio na Alemanha, Itália e Japão (países derrotados na Segunda Guerra Mundial).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Economia da Rússia
Qual é o estágio recente da economia da Rússia após o fim da União Soviética? Leia e entenda!
video icon
Escrito"Fração molar" sobre imagem de frascos com substâncias químicas, em um laboratório, ao lado do professor de química.
Química
Fração molar
A fração molar é um tipo de concentração de soluções e é dada pelo número de mol dos componentes de uma solução. Pode ser calculada a fração molar em relação ao solvente ou ao soluto, sendo que, obrigatoriamente, o valor da soma entre a fração molar do soluto e a do solvente deve sempre ser 1.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.