Whatsapp icon Whatsapp

Países que possuem Armas Nucleares

Armas nucleares
Armas nucleares

Com o intuito de demonstrar para o mundo o seu poderio bélico, os Estados Unidos, em agosto de 1945, bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, momento esse em que se iniciou a era das armas atômicas.

Conforme o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), os países que explodiram a bomba atômica antes de 1° de janeiro de 1967 têm o direito de possuírem esse tipo de armamento. Representados por: Estados Unidos, Rússia (sucessor da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), China, Reino Unido e França. Os outros que participam da TNP podem realizar o enriquecimento de urânio somente para fins pacíficos (geração de energia), sendo inspecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Alguns países que não fazem parte do Tratado de Não Proliferação Nuclear possuem armas nucleares: Índia, Paquistão e Coreia do Norte. Outras duas nações, apesar de não confirmarem, também desenvolvem esse tipo de armamento – Ucrânia e Israel. Há grandes suspeitas de os Estados Unidos e outros países ocidentais com relação ao programa nuclear do Irã, pois essas potências acusam o país de utilizar a tecnologia de enriquecimento de urânio com a intenção de fabricar armas atômicas. Já que o Irã faz parte do TNP e não realizou nenhuma experiência com armamento nuclear antes de 1967, ele é proibido, conforme o tratado, de possuir armas nucleares.

O TNP passou a vigorar em 1970, beneficiando as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) que são os membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, sendo os únicos com poder de veto sobre as decisões do organismo.

Conforme o regulamento do Tratado de Não Proliferação Nuclear, os cinco países podem manter suas armas atômicas, porém, jamais poderão repassar tecnologia de fabricação para outras nações. Esse tratado estabeleceu regras rígidas sobre o enriquecimento de urânio na Alemanha, Itália e Japão (países derrotados na Segunda Guerra Mundial).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

Em destaque o Rublo, moeda russa
Economia da Rússia
Qual é o estágio recente da economia da Rússia após o fim da União Soviética? Leia e entenda!
Saddam Hussein, o ditador iraquiano
Iraque e uma possivel fragmentação
Iraque e uma possível fragmentação, Quais são as características da reorganização do território iraquiano, O Iraque após Saddam, Quais são os líderes do território iraquiano.
Port Louis, capital de Maurício.
Maurício
Aspectos gerais de um pequeno país localizado na costa oeste de Madagascar.
Imagem do menor país do mundo, o Vaticano
Os micropaíses
Os micropaíses, O que são os micropaíses, Quantos são os micropaíses existentes no mundo, Onde estão localizados os micropaíses no mundo, A população dos micropaíses do mundo, O território dos micropaíses do mundo.
video icon
Química
Por que o gás hélio deixa a voz fina?
Você já deve ter brincado alguma vez com balões cheios de gás hélio em uma festa de aniversário ou feira livre que venda essas bexigas, por exemplo. A brincadeira consiste em inalar o gás, que, por sua vez, age nas pregas vocais, afinando a voz, mas por que isso acontece? Descubra neste vídeo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!