Whatsapp icon Whatsapp

Lixiviação

A lixiviação é um processo de carreamento de nutrientes do solo. Ela ocorre de forma muito intensa em solos descobertos, onde há grande velocidade de escoamento da água.
Mão segurando um punhado de terra.
A lixiviação é um processo que atinge os solos.

A lixiviação é um processo de retirada de nutrientes do solo de forma natural por meio da entrada da água no subsolo. Ela acontece em todos os tipos de solo, mas de forma mais intensa em solos destampados, dos quais foi retirada a vegetação nativa.

O tipo de lixiviação que atinge os solos é químico, uma vez que ela carrega elementos químicos responsáveis, dentre outras funções, pela fertilidade do terreno. As consequências da lixiviação envolvem o empobrecimento do solo, além da perda da sua potencialidade agrícola. São formas de minimizar o processo de lixiviação a manutenção da vegetação nativa e o manejo adequado do terreno utilizado nas práticas agropecuárias.

Leia também: Laterização dos solos — outro fenômeno que atinge os solos e pode tornar-se um grave problema

Resumo sobre lixiviação

  • A lixiviação é um processo que resulta na retirada de elementos químicos do solo em função especialmente da água.

  • Ocorre de forma natural, mas é potencializada pela ação humana, por meio da intervenção antrópica no meio.

  • É uma causa da lixiviação a elevada velocidade de escoamento da água no subsolo, que inclusive é intensificada por meio das ações humanas.

  • A retirada de nutrientes do solo incorre em um tipo de lixiviação chamada de química, já que esses nutrientes são em sua maioria elementos químicos.

  • As principais consequências da lixiviação são o empobrecimento do solo e a perda do seu potencial agrícola.

  • A lixiviação pode ser evitada com o manejo adequado do solo junto da manutenção da vegetação nativa.

O que é lixiviação?

A lixiviação é um processo de retirada de nutrientes do solo por diversos agentes naturais, especialmente a água. O carreamento desses nutrientes ocorre por meio da entrada da água no subsolo, que percola de forma vertical, retirando assim parte dos nutrientes que estão disponíveis no meio. Assim, a lixiviação possui condicionantes importantes, como a tipologia do solo, a característica climática da região e os elementos químicos presentes no meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas da lixiviação

O processo natural de lixiviação consiste no carreamento de diversos nutrientes do solo, por meio especialmente da água da chuva. Porém, esse processo é potencializado com a ação humana, principalmente em razão da retirada de vegetação nativa, que facilita a entrada da água no solo e amplifica a sua velocidade de escoamento no meio. Portanto, as causas da lixiviação envolvem fatores naturais, mas também antrópicos, que são responsáveis, em especial, pelo empobrecimento do solo, com a retirada de nutrientes importantes na sua composição.

Solo sem nenhum tipo de vegetação
A retirada da vegetação nativa do solo intensifica a ocorrência do processo de lixiviação.

Consequências da lixiviação

A principal consequência da lixiviação é o empobrecimento do solo. Por meio desse processo, uma parte importante dos nutrientes pedológicos são carreados pela água, resultando na perda de componentes importantes do subsolo. Portanto, tal cenário resulta na perda de qualidade do solo, na necessidade de manejar seus elementos e, até mesmo, na sua inutilização para determinadas atividades agropecuárias.

O processo de lixiviação implica ainda a modificação da estrutura física do solo, facilitando a erosão. O solo que passa por isso, mediante a atuação da água no meio, fica mais suscetível aos eventos de erosão. São registrados ainda, durante a lixiviação, um desgaste importante do solo e subsolo, assim como a perda de suas características naturais em termos pedológicos.

Leia também: Salinização do solo — o acúmulo de sais minerais no solo que gera graves impactos ambientais

Como evitar a lixiviação

A lixiviação pode ser evitada com a adoção de medidas simples, principalmente atreladas a práticas de conservação do solo, que permitem conservar em certa medida suas características naturais. Sendo assim, a preservação da vegetação nativa e o manejo adequado do solo são ações básicas que podem ser tomadas para evitar o processo de lixiviação do solo em meio natural. Tais medidas são importantes especialmente em um contexto de desenvolvimento de atividades agropecuárias, visto que elas dependem dos nutrientes dispostos no solo para a sua plena realização.

Cultivo orgânico de cebolinha
O manejo agrícola adequado do solo é importante para atenuar o processo de lixiviação.

Exercícios resolvidos sobre lixiviação

Questão 1

(Enem 2017) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).

A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:

a) Elevação da acidez.

b) Ampliação da salinidade.

c) Formação de voçorocas.

d) Remoção da camada superior.

e) Intensificação do escoamento superficial.

Resolução:

Alternativa A

A lixiviação provoca a elevação da acidez no solo, visto que ela altera a composição química local, resultando inclusive na perda de nutrientes importantes para o desenvolvimento das atividades agrícolas.

Questão 2

A lixiviação é um processo com fortes consequências econômicas e ambientais, uma vez que ela tem como consequência a perda de nutrientes importantes do solo. Uma medida para combater a lixiviação é a

a) eliminação de ervas daninhas.

b) compactação do solo agrícola.

c) impermeabilização do subsolo.

d) remoção da vegetação nativa.

e) aplicação de calcário no solo.

Resolução:

Alternativa E

O processo de calagem é um dos mais indicados para o combate à lixiviação, já que por meio dele são recompostos os minerais presentes no meio, com destaque para o calcário.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As cores das hortênsias são determinadas pela acidez do solo em que são plantadas
Acidez do solo
Veja como a acidez do solo, medida por seu pH, influencia no crescimento e na cor de algumas flores.
A erosão danifica os solos e prejudica as atividades nele realizadas
Erosão
O conceito de erosão e os seus principais tipos e características.
Transformações do solo decorrentes do intemperismo
Intemperismo
O conceito, as características e os principais tipos de intemperismo.
Exemplo de solo laterizado com alto teor de alumínio
Laterização dos solos
Entenda o que é a laterização dos solos e as características e utilidades dos solos lateríticos.
Exemplo de localidade em estágio avançado de salinização do solo
Processo de salinização do solo
Entenda o que é a salinização dos solos, como e onde ela ocorre e quais são as suas principais causas naturais e antrópicas.
Sedimentação causada por cursos d’água
Sedimentação do solo
Compreenda o que é e como funciona o processo de sedimentação dos solos e rochas.
Solo
Clique e veja detalhes do processo de formação e composição dos solos. Entenda a composição dos solos, como evoluem e quais os tipos mais comuns no Brasil.
Vista aproximada de uma pessoa verificando a qualidade do solo com as mãos.
Tipos de solo
Entenda o conceito de solo e a sua aplicabilidade no contexto do espaço geográfico e saiba quais são os principais tipos de solos presentes no Brasil e no mundo.
A melhoria do solo serve não somente para aumentar a produtividade, mas também para a conservação ambiental
Técnicas para melhorar o solo
Conheça algumas das principais técnicas para melhorar o solo, tanto para ampliar a produtividade agrícola quanto para a manutenção desse recurso natural.
video icon
Geografia
América do Sul
Assista à nossa aula e descubra a América do Sul. Conheça os países que formam essa região do continente americano. Entenda as características naturais, populacionais e econômicas da América do Sul.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.