Whatsapp icon Whatsapp

Bacias hidrográficas do Brasil

As bacias hidrográficas são áreas formadas pela rede de drenagem composta por um rio principal e seus afluentes. Essa unidade espacial é delimitada por formas de relevo.
Vista aérea do rio Amazonas, o principal rio da bacia hidrográfica Amazônica.
A bacia do rio Amazonas é a maior bacia hidrográfica do mundo.

As bacias hidrográficas do Brasil são unidades espaciais delimitadas pelo relevo e que formam uma rede hidrográfica. A hidrografia das bacias é formada pelo rio principal e seus afluentes. O Brasil possui um total de 12 grandes bacias hidrográficas. São elas:

  • bacia hidrográfica Amazônica;

  • bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia;

  • bacia hidrográfica do São Francisco;

  • bacia hidrográfica do Paraná;

  • bacia hidrográfica do Paraguai;

  • bacia hidrográfica do Uruguai;

  • bacia hidrográfica do Parnaíba;

  • bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental;

  • bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Ocidental;

  • bacia hidrográfica Atlântico Leste;

  • bacia hidrográfica Atlântico Sudeste;

  • bacia hidrográfica Atlântico Sul.

Leia também: Quais são os biomas brasileiros?

Resumo sobre as bacias hidrográficas do Brasil

  • As bacias hidrográficas são áreas delimitadas pelas formas de relevo e formadas por um rio principal e seus afluentes.

  • O Brasil tem como bacias hidrográficas principais as formadas pelos rios Amazonas, Paraguai, Uruguai, Paraná e São Francisco.

  • A importância da bacia hidrográfica está ligada aos seus sistemas ambientais complexos e seu aproveitamento em termos econômicos.

  • O conceito de bacia hidrográfica também é aplicado para o gerenciamento de recursos hídricos de uma região hidrográfica.

O que é bacia hidrográfica?

A bacia hidrográfica é uma unidade espacial delimitada por formas de relevo que comporta uma rede hidrográfica, formada pelo rio principal e seus afluentes. Essa área recebe a água da chuva por meio das diferentes formas de relevo e de cursos de água menores, direcionando-a para um curso principal, formando uma rede hidrográfica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as bacias hidrográficas do Brasil?

O Brasil possui um vasto território, com grande diversidade em termos hidrográficos e geográficos, dividido em 12 grandes regiões formadas por bacias hidrográficas. Os pontos abaixo detalham os aspectos principais das bacias hidrográficas brasileiras:

  • Bacia hidrográfica Amazônica: tem como rio principal o Amazonas e está localizada na porção centro-norte do território brasileiro, englobando os estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Ela banha, além do Brasil, os seguintes países da América do Sul: Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e o território da Guiana Francesa. Essa é a maior bacia hidrográfica do mundo em termos de volume e extensão. Ela possui grande importância em termos ambientais; ainda, oferta grande disponibilidade de água para as atividades econômicas locais.

Vista do rio Amazonas, com vegetação ao fundo e barco na água.
O rio Amazonas oferta diversos recursos ambientais para a população local.
  • Bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia: cobre a porção central do território brasileiro, em zonas de vegetação amazônica e de Cerrado, em parte significativa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão, além do Distrito Federal. Essa bacia disponibiliza grande parte da água utilizada em grandes plantações de grãos e criações de animais em tradicionais zonas de atividade agropecuária do Brasil.

  • Bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental: engloba parte do território dos estados do Pará e do Maranhão. Ela está localizada em uma região de transição vegetacional, entre climas equatorial, tropical e semiárido. A água ofertada por essa bacia é utilizada principalmente para o abastecimento urbano.

  • Bacia do Parnaíba: está situada no estado do Piauí, além de partes do Maranhão e Ceará. Seu rio principal é o Parnaíba. As suas águas são utilizadas para o consumo humano e para a irrigação de plantações. Atualmente, também há um uso recorrente delas para o desenvolvimento do turismo.

  • Bacia Atlântico Nordeste Oriental: está localizada nos estados de Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Ela possui especificidades importantes, como baixa disponibilidade hídrica e grande número de rios intermitentes. Engloba principalmente regiões geográficas que possuem um clima tropical semiárido.

  • Bacia hidrográfica do Rio São Francisco: tem como rio principal o São Francisco e engloba partes dos territórios dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais. As águas dessa bacia são amplamente utilizadas para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e industriais, com destaque para a irrigação de plantações de grãos e frutas.

  • Bacia do Atlântico Leste: banha partes dos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. A água proveniente dela é utilizada principalmente para o abastecimento urbano e para a atividade industrial.

  • Bacia do Atlântico Sudeste: está situada em uma zona geográfica muito urbanizada e industrializada que engloba regiões dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. As suas águas são amplamente utilizadas por atividades produtivas e para o consumo humano.

  • Bacia Atlântico Sul: está situada na porção mais ao sul do território brasileiro. Ela engloba os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As suas águas são muito utilizadas para consumo humano, atividades industriais e práticas agropecuárias.

  • Bacia do rio Paraguai: está localizada nos estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios dos países sul-americanos Argentina, Bolívia e Paraguai. Situa-se em uma zona de transição vegetacional composta especialmente pelo bioma Pantanal. As suas águas são utilizadas principalmente para o desenvolvimento de atividades agropecuárias e para práticas de pesca e turismo.

  • Bacia do rio Uruguai: engloba os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, localizando-se em uma zona de fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai. Ela é muito utilizada para atividades como transporte, abastecimento humano e prática agropecuária.

  • Bacia do rio Paraná: engloba parte importante do centro-sul brasileiro, pois inclui territórios de parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Possui grande aproveitamento em termos de geração de energia, transporte fluvial, produção agropecuária e atividade industrial.

Vista da Usina hidrelétrica de Itaipu, localizada na bacia do rio Paraná.
A Usina de Itaipu está localizada na bacia do rio Paraná.

Mapa das bacias hidrográficas do Brasil

Mapa das bacias hidrográficas brasileiras.
Fonte: Adaptado de IBGE.|1|

Qual a importância das bacias hidrográficas para o Brasil?

As bacias hidrográficas são importantes recortes do espaço geográfico que apresentam um sistema ambiental bastante complexo. Elas compreendem uma vasta rede hidrográfica, formada por um rio principal e seus afluentes, que compõe um cenário de grande diversidade ambiental. Elas são importantes para a conservação dos recursos hídricos, a conservação da qualidade do solo, a preservação da vegetação nativa; ainda, desempenham papéis importantes, especialmente ligados à presença da água na superfície terrestre.

As bacias hidrográficas também possuem uma grande importância em termos de planejamento, pois são áreas dedicadas à preservação dos recursos hídricos e que devem ser objeto de políticas públicas a fim de se garantir a qualidade e disponibilidade de suas águas.

Leia também: Nomes e características das partes de um rio

Diferenças entre regiões hidrográficas e bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas são unidades de área formadas por um rio principal e seus afluentes e delimitadas pelas formas de relevo local, que influenciam na dinâmica das suas águas. Por sua vez, o conceito de região hidrográfica é mais amplo é refere-se a uma forma de regionalização. As regiões hidrográficas são formadas por um ou mais bacias hidrográficas que possuem aspectos próximos em termos geográficos. Essa regionalização é importante para promover o planejamento dos recursos hídricos no território.

Exercícios resolvidos sobre bacias hidrográficas do Brasil

Questão 1

(Uesb) Região hidrográfica é uma área que abrange uma ou mais bacias hidrográficas contíguas e pelas águas subterrâneas e costeiras que lhes estão associadas. A região hidrográfica é, assim, uma divisão administrativa, constituindo-se como a unidade principal de planejamento e gestão das águas, tendo por base a bacia hidrográfica. (GUERINO. 2013. p. 26-27).

Considerando-se o texto e os conhecimentos sobre as bacias hidrográficas brasileiras, suas potencialidades e seu aproveitamento, o meio ambiente, sua exploração, seus problemas e desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:

a) Os rios brasileiros atingem dimensões extraordinárias, principalmente os rios de planícies, muito utilizados na navegação e no transporte.

b) O Sistema Itaparica, situado no médio São Francisco, envolve um conjunto de ações destinadas à geração de energia elétrica e à agricultura irrigada, compreendendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia (as microrregiões de Barra, Juazeiro e Paulo Afonso).

c) As hidrovias brasileiras demonstram a existência de uma desenvolvida rede fluvial, com reduzida capacidade de aproveitamento como aquavia, devido à presença de numerosas corredeiras ou de quedas d’àgua de grande importância, porém mal localizadas em relação às regiões mais populosas do país.

d) O aproveitamento dos rios brasileiros, marcado no passado pelo rio São Francisco, conhecido como “rio da Unidade Nacional”, registra, nos dias atuais, a recuperação de inúmeras hidrovias que, interligadas aos nossos equipados portos costeiros, proporcionam o barateamento e o escoamento das imensas safras agrícolas para o mercado externo.

e) O desenvolvimento sustentável em prática na exploração econômica da Amazônia é fundamentado em princípios ecológicos, que proporcionam uma segura qualidade de vida à sua população.

Resolução: Alternativa C

As hidrovias brasileiras estão localizadas em áreas pouco povoadas e industrializadas, logo, não são tão utilizadas pelas atividades econômicas do país, sendo assim pouco aproveitadas no contexto regional.

Questão 2

(Udesc) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa correta em relação a essas bacias.

a) As bacias do Paraná e do Uruguai formam a Bacia Platina. Esta última drena somente 5% do território nacional e seu potencial hidrelétrico instalado é pequeno e inexpressivo.

b) A Bacia do Rio São Francisco é a segunda maior bacia brasileira e seu rio principal é totalmente navegável.

c) A maior bacia é a do rio Amazonas, que recebe afluentes dos dois lados e possui o maior volume de água do planeta.

d) A Bacia do Rio Tocantins recebe seus dois principais afluentes: o Araguaia e o Tietê. Possui a segunda maior usina do país, mas seu potencial hidrelétrico é o menor de todas as bacias hidrográficas brasileiras.

e) A Bacia do Atlântico Norte/Nordeste é a terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, seus rios principais são o Madeira e o Juruá.

Resolução: Alternativa C

A bacia do rio Amazonas é a maior do Brasil e do mundo em termos de volume de água. Ela é muito importante para a preservação ambiental e para o desenvolvimento econômico para o país.

Nota

|1|Adaptado de Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/images/educa/jovens/territorio/2018_05_30_territorio_mapa-rios.jpg.

Fontes

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO (ANA). As regiões hidrográficas. ANA. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/gestao-das-aguas/panorama-das-aguas/regioes-hidrograficas.

BARREIROS, V. O que são bacias hidrográficas e principais exemplos. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/o-que-sao-bacias-hidrograficas-e-principais-exemplos/.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Conheça o Brasil – Território. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/20591-introducao.html.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Rios de Brasil. IBGE Educa Jovens. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18305-rios-do-brasil.html.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Por Bacia Hidrográfica. Conexão Água. Disponível em: https://conexaoagua.mpf.mp.br/atuacao-estrategica/por-bacia-hidrografica.

OECO. O que é uma Bacia Hidrográfica. Dicionário Ambiental OECO. Disponível em: https://oeco.org.br/dicionario-ambiental/29097-o-que-e-uma-bacia-hidrografica/.

SUMMITAGRO. O que é bacia hidrográfica?. Estadão. Disponível em: https://summitagro.estadao.com.br/noticias-do-campo/o-que-e-bacia-hidrografica/.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bacia Hidrográfica
Clique e veja o que são bacias hidrográficas. Entenda também quais são os tipos e os elementos das bacias, além de conhecer as principais bacias hidrográficas do Brasil.
Hidrografia do Brasil
Hidrografia do Brasil, quais são as principais hidrografias do Brasil, Bacia Amazônia, Bacia do Tocantins, Bacia do São Francisco, Bacia Platina, quais são as influências das bacias hidrográficas.
Rio Amazonas
Saiba quais são as principais características geográficas do Rio Amazonas. Veja detalhes sobre a nascente e a foz desse importante curso de água que corta o Brasil.
Rio São Francisco
Conheça um pouco mais sobre o Rio São Francisco. Saiba quais são seus principais afluentes, as polêmicas em torno da sua transposição e algumas curiosidades.
Vegetação do Brasil
Saiba quais são os principais tipos de vegetação do Brasil. Leia sobre as características de cada uma das vegetações presentes no território brasileiro.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.